Buscar

PB prova 1 variaçoes de normalidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GRÂNULOS DE FORDYCE 
Grânulos de Fordyce são glândulas sebáceas que ocorrem na mucosa oral. Como as glândulas sebáceas são consideradas tipicamente estruturas anexas da pele, aquelas encontradas na cavidade oral têm sido, muitas vezes, consideradas "ectópicas". Contudo, pelo fato de os grânulos de Fordyce terem sido relatados em mais de 80% da população, a sua presença deve ser considerada uma variação anatômica normal.
 Características Clínicas: Os grânulos de Fordyce apresentam-se como múltiplas lesões papulares amareladas ou brancoamareladas, mais comumente localizadas na mucosa jugal e vermelhão do lábio superior. Ocasionalmente, estas glândulas podem, também, aparecer na área retromolar e pilar amigdaliano anterior. São mais comuns em adultos do que em crianças, provavelmente como resultado de fatores hormonais; a puberdade parece estimular o seu desenvolvimento. Classicamente, as lesões são assintomáticas, embora os pacientes sintam uma leve rugosidade da mucosa. Podem ter variações clínicas consideráveis; alguns pacientes podem ter somente umas poucas lesões, enquanto outros, apresentar centenas destes "grânulos". 
Características Histopatológicas: Exceto pela ausência dos folículos pilosos associados, os grânulos de Fordyce são similares às glândulas sebáceas normais encontradas na pele. Lóbulos acinares podem ser vistos logo abaixo da superfície epitelial, muitas vezes se comunicando com a superfície através de um ducto central. As células sebáceas nestes lóbulos são de forma poligonal, contendo núcleo localizado centralmente e abundante citoplasma espumoso. 
Tratamento e Prognóstico: Como os grânulos de Fordyce representam uma variação anatômica normal e são assintomáticos, não é indicado nenhum tratamento. Usualmente, o aspecto clínico é característico, não sendo a biópsia necessária para o diagnóstico. Ocasionalmente, os grânulos de Fordyce podem se hiperplasiar ou formar pseudocistos preenchidos por queratina. Os tumores que se originam destas glândulas são extremamente raros.
Pigmentação Melânica Racial ou Pigmentação Melânica Fisiológica ou Melanoplaquia
A pigmentação racial melânica é uma alteração de cor encontrada com maior prevalência em indivíduos da raça negra, mas pode acometer outras raças com a amarela (orientais) e indivíduos turcos e espanhóis.
É caracterizada clinicamente como uma mancha enegrecida na mucosa bucal, sendo geralmente simétrica e com limites bem definidos. A região anatômica com maior prevalência é a gengiva inserida, contudo, essa alteração pode ocorrer em qualquer região de mucosa da cavidade bucal como lábio, língua, palato, etc..
O diagnóstico é clínico e não há necessidade de tratamento, em alguns pacientes, por razões estéticas pode ser realizada sua remoção.
LEUCOEDEMA 
O leucoedema é uma condição comum da mucosa jugal de causa desconhecida. Ocorre muito mais comumente em negros do que em brancos, sustentando a probabilidade de uma predisposição étnica para o seu desenvolvimento. Tem sido relatado em 90% de adultos negros e em 50% de crianças negras. A prevalência em brancos é consideravelmente menor, ainda que relatos publicados tenham variado de menos de 10% a mais de 90%. Esta variação pode refletir diferentes grupos populacionais, condições de exame e rigor do critério utilizado para fazer o diagnóstico. De qualquer forma, o leucoedema apresenta-se mais moderado nos brancos sendo, muitas vezes, dificilmente identificado. A diferença na predileção racial pode ser parcialmente explicada pela presença de pigmentação na mucosa em negros, que torna as alterações edematosas mais evidentes. Pelo fato de o leucoedema ser tão comum, pode ser razoavelmente argumentado que ele representa mais uma variação do normal do que uma doença. Tal argumento pode ser sustentado também por achado similar de mucosa edemaciada na vagina e laringe. Ainda que o leucoedema pareça ser uma alteração de desenvolvimento, alguns estudos têm indicado ser mais comum e mais acentuado em fumantes, tornando-se menos pronunciado, quando é suprimido o fumo.
Características Clínicas: O leucoedema caracteriza-se por uma aparência opalescente branco-acinzentada difusa da mucosa. A superfície freqüentemente aparece pregueada, resultando em estrias esbranquiçadas ou rugosas. As lesões não são removidas por raspagem. Caracteristicamente, o leucoedema ocorre bilateralmente na mucosa jugal e pode-se estender até a mucosa labial. Em raras ocasiões, pode, também, envolver o assoalho da boca e região palatofaringiana. O leucoedema pode ser diagnosticado clinicamente com facilidade, porque o aspecto esbranquiçado diminui acentuadamente ou desaparece, quando a bochecha é evertida e esticada. 
Características Histopatológicas: A biópsia dos casos de leucoedema demonstra aumento na espessura do epitélio, com notável edema intracelular da camada espinhosa. Estas células vacuolizadas aparecem aumentadas e tem núcleo picnótico. A superfície epitelial freqüentemente é paraqueratinizada e as projeções epiteliais são largas e alongadas.
Tratamento e Prognóstico: O leucoedema é uma condição benigna, não sendo necessário nenhum tratamento. O desaparecimento da lesão opalescente esbranquiçada da mucosa da bochecha quando esticada, permite diferenciá-la de outras lesões brancas comuns, como a leucoplasia, candidose e o líquen plano. A mucosa afetada deverá sempre ser esticada durante o exame clínico, para excluir qualquer lesão subjacente que possa ser encoberta pela alteração edematosa.
Língua Fissurada
É a anomalia congênita mais prevalente na cavidade bucal estando presente em quase 6,0% da população. Acomete a porção dorsal da língua e caracteriza-se clinicamente por fissuras ou sulcos. Os sulcos são geralmente simétricos e originados de uma fissura maior na porção mediana da língua. Pelo caráter hereditário, é muito comum outro membro da família apresentar um quadro semelhante. Logo, a anamnese constitui um dos principais métodos para a condução do diagnóstico final.
Devido à descontinuidade tecidual, as áreas acometidas apresentam-se mais vulneráveis, logo, o contato com substâncias ácidas pode desencadear sensação dolorosa, assim, a melhor conduta é aconselhar o portador a diminuir o consumo de tais substâncias. Não existe tratamento especifico para a língua fissurada, mas deve se orientar o paciente a promover higienização através de escovação e bochechos.
Língua Geográfica ou Glossite Migratória Benigna ou Eritema Benigno
É uma alteração de etiologia desconhecida, embora acredita-se que possa estar relacionada ao stress ou distúrbios psicogênicos. Possui predileção por crianças e adultos jovens, sendo ligeiramente mais frequente nas mulheres que nos homens. Clinicamente apresentam-se como múltiplas áreas planas avermelhadas com despapilação das papilas filiformes, formando figuras circunvalares. São delimitadas por uma linha branca ou branca-amarelada de bordas bem definidas. Caracteristicamente ocorre uma repapilação das áreas despapiladas e uma despapilação de áreas anteriormente normais. Esse fenômeno de despapilação-repapilação dá um aspecto de "mapa" sendo por isso denominada de língua geográfica.
Em alguns casos, os pacientes podem relatar irritação ou sensibilidade relacionadas ao consumo de alimentos cítricos ou condimentados e bebidas alcoólicas.
Devido a condição benigna não é necessário tratamento. Nos casos onde haja excessiva sintomatologia dolorosa, a administração de anti-inflamatórios esteróides de uso tópico pode levar a uma melhoria do quadro.
Varicosidades Linguais ou Variculosidades Linguais
Constituem uma condição comum em indivíduos com mais de 60 anos de idade. Clinicamente, observam-se vasos de pequeno e médio calibre, de coloração azul violácea, múltiplos, sendo que a presença de vasos isolados é uma condição rara, podendo estar distribuídos pela mucosa bucal, mas muito mais frequentes em assoalho bucal e ventre lingual. Não apresentam qualquer sintoma e geralmente são achados ocasionais em exames de rotina.
O diagnóstico é clínico, devendo ser consideradosidade do paciente, manifestações sistêmicas e varicosidades em outras regiões do corpo como, por exemplo, a presença de varizes nos membros inferiores. Não há necessidade de tratamento.

Outros materiais