Buscar

Conceitos de Qualidade Qualidade é um conceito subjetivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceitos de Qualidade Qualidade é um conceito subjetivo, é o modo de ser, é a propriedade de qualificar os mais diversos serviços, objetos, indivíduos etc. Está relacionado às percepções de cada indivíduo e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado. Necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição. Qualidade pode ser qualidade de vida das pessoas de um país, qualidade da água q se bebe ou do ar q se respira, qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa, ou ainda qualidade de um produto no geral. Como o termo tem diversas utilizações, o seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva. Qualidade em relação a produtos e/ou serviços, há várias definições para qualidade, como o produto estar em conformidade com as exigências dos clientes, ter valor agregado, algo que produtos similares não possuem, relação custo/benefício etc.
Evolução da Qualidade o movimento da qualidade tem contribuído de forma até os dias atuais na obtenção das vantagens competitivas junto às empresas. 
1a etapa (1900) Controle da Qualidade pelo Operador - Um trabalhador ou um grupo pequeno era responsável pela fabricação do produto por inteiro, permitindo que cada um controlasse a qualidade de seu serviço. 
2a etapa (1918) Controle da Qualidade pelo Supervisor - Um supervisor assumia a responsabilidade da qualidade referente ao trabalho da equipe, dirigindo as ações e executando as tarefas onde fosse necessário e conveniente em cada caso. 
3a etapa (1937) Controle da Qualidade por Inspeção - surgiu com a finalidade de verificar se os materiais, peças, componentes, ferramentas etc, estão de acordo com os padrões estabelecidos. Objetivo é detectar problemas nas organizações. 
4a etapa (1960) Controle Estático da Qualidade - ocorreu através do reconhecimento da variabilidade na indústria. Numa produção sempre ocorre uma variação de matéria-prima, operários, equipamentos etc. A questão não era distinguir a variação e sim como separar as variações aceitáveis daquelas que indicassem problemas. Deste modo surgiu o Controle Estatístico da Qualidade, no sentido de prevenir e atacar os problemas. Surgiram também as sete ferramentas básicas da qualidade na utilização da produção: Fluxograma, Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Histograma, Diagrama de Dispersão e Carta de Controle. Esta etapa permaneceu restrita às áreas de produção e a nível de chão de fábrica, se desenvolveu de forma lenta e é aplicada nas organizações até os dias de hoje. 
5a etapa (1980) Controle da Qualidade - A qualidade passou de um método restrito para um mais amplo, o gerenciamento. Continuou com seu objetivo principal de prevenir e atacar os problemas, apesar de os instrumentos se expandirem além da estatística, tais como: quantificação dos custos da qualidade, controle da qualidade, engenharia da confiabilidade e zero defeitos. A qualidade passa para outra etapa, a Visão Estratégica Global, com o objetivo da sobrevivência da empresa e competitividade em termos mundiais para atender as grandes transformações que vêm ocorrendo no mercado.
Ferramentas da Qualidade são utilizadas para definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas identificados que interferem no desempenho dos processos organizacionais. Ajudam a estabelecer melhorias de qualidade. As sete ferramentas da qualidade ajudam a organização a elevar seu nível de qualidade, através da identificação dos problemas e consequentemente, a diminuição desses. 07 Ferramentas da Qualidade:
1-Fluxograma:auxilia na identificação do melhor caminho q produto ou serviço irá percor- rer no processo, mostra etapas sequenciais do processo, utiliza símbolos q represen- tam os diferentes tipos de operações, com objetivo de identificar o desvio, caso ocorra.
2- Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe): tem como objetivo identificar as possíveis causas de um problema e seus efeitos, através da relação entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito.
3- Folhas de Verificação: é uma lista de itens pré-estabelecidos q serão marcados a partir do momento q forem realizados ou avaliados. É usada para a certificação de q os passos ou itens pré-estabelecidos foram cumpridos ou para avaliar em q nível eles estão.
4- Diagrama de Pareto: é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas.
5- Histograma: tem como objetivo mostrar a distribuição de frequências de dados obtidos por medições, através de um gráfico de barras indicando número de unidades em cada categoria. O Histograma é uma ferramenta q permite a visualização gráfica da distribuição de frequências ou probabilidades dos resultados da execução (no caso de frequência) de um processo. O histograma ou distribuição de frequências, é a representação gráfica em colunas ou em barras (retângulos) de um conjunto de dados previamente tabulado e dividido em classes uniformes ou não uniformes. A base de cada retângulo representa uma classe. A altura de cada retângulo representa a quantidade ou a frequência absoluta com que o valor da classe ocorre no conjunto de dados para classes uniformes ou a densidade de frequência para classes não uniformes.
6-Diagrama de Dispersão: mostra o q acontece com 1 variável qdo a outra muda. São re- presentações de 2 ou mais variáveis q são organizadas em gráfico, 1 em função da outra.
7- Controle Estatístico de Processo (CEP): usado para mostrar as tendências dos pontos de observação em um período de tempo. É um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento do processo, determinando a faixa de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle) e uma linha média do processo (limite central), que foram estatisticamente determinadas.
Os 14 princípios de Deming
Os 14 princípios constituem o fundamento dos ensinamentos ministrados aos altos executivos no Japão, em 1950 e nos anos subseqüentes. Esses princípios constituem a essência de sua filosofia e aplicam-se tanto a organizações pequenas como grandes, tanto na indústria de transformação como na de serviços. Do mesmo modo, aplicam-se a qualquer unidade ou divisão de uma empresa.São os seguintes:
1º princípio: melhoria contínua de produtos e serviços com base na elaboração de um plano para tornar o negócio mais competitivo. 
2º princípio: adoção de uma filosofia de trabalho moderna, não aceitando a convivência com atrasos, erros, materiais defeituosos e mão de obra inadequada.
3º princípio: eliminação da dependência da inspeção em massa, o foco deve ser na garantia da qualidade do processo. 
4ºprincip: consideração da qualidade ao selecionar fornecedores de produtos e serviços.
5º princípio: antecipação às consequências da falta da qualidade, através da identificação de problemas e de suas causas.
6º princípio: estabelecimento de métodos atualizados de treinamento no trabalho.
7º princípio: introdução de métodos de supervisão e criação de condições para realização adequada do trabalho.
8º princípio: criação de um clima de confiança e respeito mútuo, afastando o medo. 
9º princípio: eliminação das barreiras entre departamentos e conhecimento das necessidades dos clientes.
10º princ: eliminação de metas numéricas, cartazes e rótulos q apenas pedem maiores níveis d produtividade p/os trabalhadores, sem indicar métodos ou ideias para atingi-los. O estabelecimento das metas deve ter clara indicação de como elas podem ser atingidas.
11º princípio: padrões de trabalho inconsistentes não devem ser impostos. Padrões numéricos devem ser utilizados como instrumentos para que todos tenham consciência de sua situação e do resultado de seus esforços. 
12º princípio: estabelecimento de um programa de educação e treinamento para todos, a fim de afastar o medo e as barreiras que impedem que as pessoas se sintam responsáveis pelo seu trabalho. 
13º princípio: manter a equipe atualizada em relação as mudanças de modelo, estilo,materiais, métodos e novas máquinas. 
14º princípio: organizar a empresa de tal forma que os princípios operacionais anteriormente apresentados passem a orientar as decisões no dia a dia.
Contribuições de Deming outra contribuição de Deming foi a busca pelo controle efetivo dos processos, onde ele destacou a necessidade de se estabilizar o processo por meio da eliminação dos fatores que afetam negativamente as características de qualidade desejadas e da identificação das causas comuns e especiais na variação destes processos. Causas Comuns representam 85% dos problemas existentes num processo, porem a remoção delas depende de uma ação da gerencia sobre o sistema. Exemplo: se uma maquina esta desgastada e apresenta inúmeras folgas, somente uma decisão da alta gerencia poderá troca-la ou conserta-la. 
Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act / planejar, executar, verificar, atuar) Deming foi o criador do ciclo PDCA que é uma ferramenta da qualidade voltada ao planejamento e gestão estratégica utilizada para direcionar e priorizar os esforços de melhoria do desempenho em cada nível hierárquico de forma que a empresa alcance seus objetivos estratégicos de longo e médio prazo. O Ciclo PDCA apresenta 04 etapas: 
Planejar: identificar os problemas-chave a partir de critérios analíticos e quantitativos, determinando como eles podem ser corrigidos. 
Executar: Implementar o plano. 
Verificar: Confirmar quantitativa e analiticamente se houve melhoria no desempenho.
Atuar: Atuar corretivamente caso o desempenho esteja fora do padrão determinado. Modificar, documentar e utilizar o processo adequadamente.

Outros materiais

Perguntas Recentes