Buscar

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃ1

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO
As áreas da Administração
Marketing
O Marketing procura a lucratividade da empresa através da criação e entrega acertada de bens e serviços. A meta do marketing é “conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só”. Em outras palavras o marketing é o grupo de ferramentas que uma empresa utiliza para desenvolver a oferta de seus bens e serviços objetivando o retorno necessário para o crescimento sustentado da organização. 				No âmbito social Kotler (2000, p. 30) define o marketing como “um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”								No âmbito gerencial a American Marketing Association (apud KOTLER, 2000, p. 30) define a administração de marketing como “o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço (pricing), a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais”.								O Marketing se desenvolve dentro das empresas conforme seu porte financeiro e seu tamanho. Grandes empresas podem ter uma grande verba reservada para o marketing, orçamentos extensos significam maior investimento em marketing, mas apenas o investimento não garante o retorno esperado, é necessário associar um bom investimento com uma boa equipe de marketing e ferramentas mais eficazes. Pequenas empresas não possuem recursos financeiros suficientes para investir pesado em marketing, mas isso não significa que elas não usam as ferramentas do marketing, ao contrário, as pequenas empresas podem desenvolver meios menos onerosos que podem lhe trazer ótimos resultados. Nesses casos é fundamental o uso de criatividade, inovação e foco para que não haja desperdícios.										
Estágios do Markenting
Kotler (2000) divide em três estágios pelos quais a atividade de marketing pode passar.
Marketing empreendedor que é aplicado nas pequenas empresas e nas organizações que estão começando a desenvolver seus negócios. 
Marketing profissionalizado mais presente nas médias e grandes empresas, caracterizado por um alto investimento em pesquisas e ações de marketing.
Marketing burocrático ocorre quando grandes empresas abusam do marketing profissionalizado gerando um nível de informações demasiado complexo e pesado. Esse fluxo de informações pode causar confusão e poucos resultados.
Profissional de Marketing
Qualquer pessoa que decida se envolver na área de Marketing deve estar preparado para desenvolver sensibilidade aos mercados e setores identificando necessidades e desejos nos consumidores e sabendo envolver e relacionar seus produtos e serviços ao mercado.									O profissional de marketing deve estar sempre atento a três conceitos fundamentais: Necessidade, desejos e demanda. 					
Mix de marketing										
Após os profissionais de marketing entenderem o escopo e definirem a orientação para o mercado, eles passam operacionalizar o marketing nas empresas. Para obter os resultados desejados, são utilizadas várias ferramentas de marketing, essas ferramentas constituem o mix de marketing.				McCarthy (apud KOTLER, 2000, p. 37) classificou essas ferramentas em quatro grupos amplos, mais conhecidos como 4Ps do marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. 											Os 4Ps fazem parte da visão da empres, existe também a visão dos clientes do mix de marketing, Lauterborn (apud KOTLER, 2000, p. 38) a define como os 4Cs: Cliente (solução para o), Custo (para o cliente), Conveniência e Comunicação.										É importante estar sempre atento às necessidades e desejos dos clientes, são eles que sustentam a empresa enquanto negócio, por isso para possuir um negócio que pretende crescer, é imprescindível estar sempre atuando com o marketing criativo.									Podemos definir que Marketing é Identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente de forma lucrativa.
Operação 
A área de operações é responsável pela transformação dos insumos ou matérias primas em produtos ou serviços acabados, assim como a entrega dos produtos aos seus consumidores. Administrando de maneira competente esse processo, as organizações podem ser mais produtivas, mais eficientes e aptas a colocar no mercado produtos e serviços que verdadeiramente atendam as necessidades dos consumidores. Assim, a operação contribui de modo determinante para a realização dos objetivos estratégicos empresariais e para o estabelecimento e manutenção de sua vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.											Ao longo do processo da operação, os gestores precisam assumir várias decisões complexas, que vão desde o projeto do produto, passando pela especificação da capacidade de produção e pela localização das instalações. Decidem também quanto à escolha dos processos de produção e dos arranjos físicos. 		A área de operações é o centro de qualquer organização, seu ponto mais sensível. Afinal, a área de operações é responsável por concretizar, através da gestão do processo de transformação de insumos e recursos em produtos e serviços acabados, a realização das necessidades e dos desejos dos seus consumidores. A fim de que isso seja uma realidade é preciso existir um constante alinhamento da área de operações com os objetivos estratégicos da empresa como um todo.		O processo produtivo consiste na transformação de entradas (Input) (de materiais e serviços) em saídas(output) (de outros materiais e serviços).	Transformação é o uso de recursos para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas. A maioria das operações produz tanto produtos como serviços. Os processos de transformação podem ser de vários tipos:
De materiais - processam suas propriedades físicas (forma, composição, características), localização (empresas distribuidoras ou de frete) ou posse (empresas de varejo).
De informações - processam a forma da informação (ex. contadores), localização (ex. empresa de telecomunicações) ou posse (ex. consultoria, serviços de notícias, etc).
De consumidores – processam condições físicas (ex. médicos), de localização (acomodação: ex. hotéis), de estado psicológico (indústria do entretenimento), etc.
Objetivos operacionais estratégicos 
Qualidade = Fazer Certo
- Desempenho, conformidade, consistência, durabilidade, nível de falhas, conforto, estética, atendimento, etc.
Rapidez = Resposta rápida, tempo 
- Atendimento, entrega
Confiabilidade = Ser eficaz, em tempo
- Comprimento do combinado, segurança
Flexibilidade = Capacidade de mudança operacional
- De produto e serviço; de composto dos produtos, de volume; de entrega 
Custos = Fazer mais barato
- Mão de obra
- Materiais
- Instalações

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes