Buscar

Questões sobre Saúde da Mulher

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201409485343)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sabe-se que historicamente os programas de assistência à saúde da mulher estavam voltados apenas à saúde materno-infantil, porém em 1983 o PAISM surgiu como alternativa para as reinvindicações do movimento feminista. Com relação ao PAISM assinale a alternativa falsa.
		
	
	O PAISM tem como um de seus pilares a lei orgânica da saúde.
	
	Dois eventos foram importantes na reconstrução do PAISM: A conferência do Cairo (1994) que consagrou os direitos sexuais e reprodutivos as mulher e a Conferência de Pequim (1995) garantiu internacionalmente o plano de Cairo.
	 
	O Programa de Atenção à Saúde da Mulher deve atender a população feminina acima de 15 anos.
	
	O movimento feminista foi um dos deflagradores da criação do PAISM, e tinha como uma de suas reinvindicações o reconhecimento da mulher como ser social e requerente de mais atenção nas políticas de saúde.
	
	Nenhuma das alternativas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409442362)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A função reprodutora feminina pode ser dividida em duas fases principais: primeira, a preparação do corpo feminino para a concepção e gestação; segunda, o período da própria gestação. Constituem os órgãos reprodutores internos, localizados na pelve:
		
	 
	os ovários, trompas de Falópio(trompas uterinas) e o útero;
	
	os ovários, a vagina e o útero
	
	os ovários, trompas de Falópio(trompas uterinas) e a abertura vaginal;
	 
	as trompas de Falópio(trompas uterinas), o útero e a vagina.
	
	o útero, os ovários e a abertura uretral;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409969383)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A saúde e a doença estão intimamente relacionadas e constituem um processo cuja resultante está determinada pela atuação de fatores sociais, econômicos, culturais e históricos. Isso implica em afirmar que o perfil de saúde e doença varia no tempo e no espaço, de acordo com o grau de desenvolvimento econômico, social e humano de cada região (LAURELL, 1982). As mulheres em idade reprodutiva, ou seja, de 10 a 49 anos, são 58.404.409 e representam 65% do total da população feminina, conformando um segmento social importante para a elaboração das políticas de saúde. Segundo o Censo 2000 do IBGE, os adolescentes, indivíduos de 10 a 19 anos de idade, somam 35.287.282, em torno de 20% da população brasileira; esse mesmo censo evidenciou que a fecundidade das brasileiras de 15 a 19 anos de idade aumentou (BRASIL, 2004). Para tanto, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher deve expandir a atuação dos profissionais de saúde às adolescentes. Leia e reflita atentamente as afirmações a seguir, destacando APENAS aquela que é falsa:
		
	 
	O professional da saúde que atua junto a adolescentes deve estar ciente que processos de comunicação pobres e pouco sensíveis, aliados à falta de estímulos e suportes sociais diversos, bem como a carência e a indisponibilidade de recursos materiais, dificultam atitudes mais seguras que visem a promoção da saúde, prevensão de DSTs e gravidez indesejada na adolescência.
	 
	A presença de DST aumenta de três a cinco vezes o risco de transmissão do HIV. O professional de saúde deve considerar o potencial de atividade sexual e reprodutiva das adolescentes e que nessa etapa da vida há a dificuldade de negociar o uso do preservativo e portanto é mais fácil a prevenção tanto das DSTs, como da gravidez indesejada.
	 
	As ações de saúde junto a adolescentes deverá privilegiar os grupos de maior vulnerabilidade e deverá ser intensificada a atenção integral à saúde sexual e reprodutiva, apoiando essas famílias iniciantes com ações multisetoriais para o acesso igualitário a bens e serviços que promovam a qualidade de vida.
	 
	Durante a adolescência, são importantes as ações educativas e de redução da vulnerabilidade das adolescentes aos agravos à saúde sexual e reprodutiva. Assim, cabe aos serviços de saúde a prestação de uma assistência adequada e o desenvolvimento de ações educativas que abordem a sexualidade com informações claras e científicas, introduzindo gênero, classe social e as diferenças culturais de iniciação da vida sexual e reprodutiva.
	 
	É necessário que as estratégias de atenção à gravidez na adolescência contemplem, dentre outros, a heterogeneidade de adolescentes nos nichos culturais, sociais e familiares.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409960507)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Responda V para a alternativa verdadeira ou F para a falsa, corrigindo todas as alternativas falsas.
		
	
	A fase de esvaziamento miccional é caracterizada por maior pressão uretral em relação a pressão vesical.
	
	Durante a fase de enchimento miccional ocorre o predomínio do sistema nervoso parassimpático.
	
	O córtex cerebral é responsável por inibir as contrações do músculo detrusor durante a fase de esvaziamento da micção.
	 
	O reflexo inibidor períneo detrusor é ativado através da contração da musculatura perineal.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409971050)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a fisiologia da micção marque a alternativa correta.
		
	
	O nervo pélvico é responsável pela estimulação da musculatura pélvica, mantendo a continência urinária durante a fase de enchimento.
	
	Durante a fase de esvaziamento os nervos hipogástrico e pudendo estão inibidos, permitindo, assim, a ação do nervo pélvico sobre a musculatura do assoalho pélvico, favorecendo a micção.
	 
	O nervo pélvico é responsável pela estimulação da musculatura detrusora, causando contração da mesma e favorecendo a micção durante a fase de esvaziamento.
	
	A micção é divida em duas fases: enchimento e esvaziamento. Na primeira temos a ação do nervo pudendo estimulando o relaxamento da musculatura detrusora.

Outros materiais