Buscar

Sistema de Gestao Ambienta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A economia de energia e a sustentabilidade são dois grandes motivadores para o uso eficiente da iluminação.
A iluminação e responsável por boa parte do consumo de energia elértrica nas grandes empresas, os gastos com iluminação podem chegar a 80% do consumo gerado.
Contudo, reduzir o consumo não significa necessáriamente reduzir a iluminação. Entre as duas há uma diferença muito grande. Mas pensando dessa forma...como se pode reduzir consumo sem diminuir a iluminaçãoce seus benefícios? E é justamente pensando nisso que mostraremos a seguir, como utilizar a energia de forma racional e sustentável, utilizando meios modernos e práticos para tentarmos reduzir os gastos com iluminação na faculdade UNIDERP anhanguera “Matriz”.
Um dos passos mais importantes seria a elaboração de um bom projeto de iluminação, com o intuito de propiciar um conforto visual e estimular a eficiência.
 Iluminar bem não significa iluminar demais:
Em quase todos os locais iluminados pode-se diminuir a quantidade de lâmpadas sem que o espaço perca a iluminação adequada, só com esse ato já se reduz significativamente o consumo de energia létrica.
Uma outra alternativa seria a instalação dos famosos sensores de presença para acendimento das lâmpadas. Um lugar que seria viável a instalação desses sesores seria nos banheiros da universidade, pois os mesmos são mais utilizados nos inícios das aulas,nos intervalos bem como nos finais de turnos, sendo no período de aula,dentro das salas os banheiros são pouco utilizados, e mesmo assim as lâmpadas ficam acesas consumindo energia de forma direta.
O que são sensores de presença?
 São equipamentos que acionam a iluminação ao detectar a presença de alguém ou de alguma coisa em movimento. No mercado existem três tipos de tecnologias disponíveis:
Infravermelho: sensível a fontes de calor (corpo humano); 
Ultra-som: emite ondas de ultra-som que são rebatidas de volta ao receptor do sensor acionando a iluminação; 
Dual: combina as duas tecnologias em um só equipamento.
Veremos abaixo uma ilustração de como fuinciona os sensores de presença:
Figura 1 – Potencial de economia de energia com sensor de presença e luminosidade. Fonte: Osram.
http://www.osetoreletrico.com.br/web/colunistas/juliana-iwashita/749-por-que-controlar.html
Os sensores de presença represantam uma economia de até 80% do consumo de energia elétrica nas iluminações, com ele não se faz necessário o acionamento dos interruptores para ligar e desligar as lãmpas, pois isso ocorre de forma automática, vale lembrar também que o número de acendimentos e desligamentos esta diretamente ligado ao tempo de vida útil das lâmpadas.

Outros materiais