Buscar

Marketing Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Marketing Organizacional
O marketing em si se trata de um processo de organização da informação, sendo assim, o marketing organizacional é o local que o marketing ocupa em determinada empresa, seu espaço dentro da organização.
A partir de um processo de análise institucional é possível verificar qual é o papel que o setor de marketing desempenha em determinada empresa e qual é o nível hierárquico que se coloca para saber por onde passa o processo de decisão e como elas são tomadas.
TIPOS DE MARKETING ORGANIZACIONAL
Existem dois tipos de marketing organizacional que podem ser utilizados, a organização de produto e a organização do mercado.
Quando baseada no mercado, ela está relacionada à uma atuação em mercados particulares, sendo que cada mercado tem uma grande diferenciação.
Uma empresa possivelmente terá atuação em mercados particulares diferenciados, sendo que para isso terá que ter um plano de marketing específico para cada mercado, oferecendo serviços diferenciados.
Já o marketing organizacional direcionado aos produtos se responsabiliza pelos diversos produtos da empresa. Seu objetivo é compreender qual a necessidade que o cliente tem em relação a cada produto.
ESTRUTURA EMPRESARIAL
A estrutura de uma empresa poder ser divida em função de diferentes tipos de critério: funcional, divisional, geográfico ou temático.
O funcional divide-se entre as diferentes funções dentro de uma empresa sendo cada setor responsável por uma tarefa diferenciada, a divisional entre as divisões empresariais, ou seja, existe uma divisão específica que é responsável pelo desenvolvimento do produto e todo o processo de marketing englobado, o geográfico é separado por regiões geográficas dos consumidores (e não da empresa em si) e na temática por temas determinados dentro da empresa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes