Buscar

Produção e Custos Aula 06

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Produção e Custos
Aula 06 – p. 56 a 58
OBJETIVOS
Compreender os conceitos relacionados a Teoria da Produção
Analisar os Custos de Produção importantes para uma gestão empresarial
Estudar como alcançar a maximização dos lucros
Teoria da Produção
Fatores de produção variáveis:
Os fatores de produção variáveis são aqueles em que as quantidades empregadas variam quando aumenta a produção. Uma fábrica vai requisitar um aumento no quantitativo de pessoal envolvido com a produção caso resolva produzir mais em sua unidade fabril.
Teoria da Produção
Fatores de Produção fixos:
Os fatores de produção fixos são aqueles em que as quantidades empregadas não se alteram quando existe um aumento da produção. A companhia não necessitará ampliar sua instalação administrativa no caso de aumento da produção.
Teoria da Produção
Análise de curto prazo e longo prazo (economias de escala):
No curto prazo, a quantidade produzida estará associada a quantidade empregada do fator variável. Com isso, podemos aplicar a Lei dos Rendimentos Decrescentes em que aumentando a quantidade do fator variável, inicialmente a produção irá aumentar a taxas crescentes, entretanto, em determinado momento da produção, essa taxa deverá crescer em ritmo decrescente.
Teoria da Produção
No longo prazo, parte da premissa que todos os fatores de produção variam, dando origem ao conceito de economia de escala. Esse conceito pressupõe que em determinado ponto do processo produtivo e do tamanho da empresa, a variação na quantidade do produto total é mais que proporcional à variação da quantidade utilizada dos fatores de produção (rendimentos crescentes de escala).
Custos de Produção
Custo Total -total de despesas realizadas pela empresa.
Custo variável - parcela dos custos totais que varia de acordo com a produção.
Custos Fixos - parcela dos custos totais que não variam de acordo com a produção.
Custo Médio - é obtido pela divisão entre o custo total e a quantidade
produzida.
Maximização dos Lucros
O pressuposto básico da microeconomia é de que as empresas buscam a maximização dos lucros. Entende-se como lucro a diferença entre a receita total e o custo total.
Por sua vez, o ponto de equilíbrio é exatamente o ponto em que a receita total se iguala ao custo total, com lucro igual a zero. A empresa deve conhecer essa informação para tomar decisão sobre o nível de produção desejado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais