Buscar

GUERRA FRI1

Prévia do material em texto

GUERRA FRIA . BIPOLANIZAÇÃO MUNDIAL
MUNDO POS-GUERRA
Não há dúvidas que a Segunda Guerra Mundial, além das milhões de mortos, promoveu uma transformação para o mundo, em diversos aspectos. Quais são as principais consequências desta Guerra?
A divisão do mundo em dois blocos: socialista e democrático; a decadência dos regimes totalitários; a emancipação das colônias africanas; o emprego de armas atômicas, deixando o mundo em permanente ameaça de guerra nuclear, ao longo da Guerra Fria.
A CRISE DOS MISSEIS	
Qual foi o estopim para o desenvolvimento da crise dos Mísseis, também conhecida como crise de outubro?
A Crise dos Mísseis ocorreu em função da descoberta pelo serviço de inteligência dos EUA do projeto soviético de instalação de uma base de lançamento de mísseis com ogivas nucleares na ilha de Cuba, durante o período da Guerra Fria.
GUERRA FRIA
Guerra Fria tem este nome porque durante ela não houve conflitos armados?
A Houve MUITOS conflitos armados! Para alguns historiadores, conflitos dos mais violentos de nossa História. Como por exemplo a Guerra do Vietnã, ou Guerra da Coreia. O nome Guerra Fria se deu porque era uma "guerra indireta" de influencia política, econômica, militar entre EUA (que defendia o Liberalismo/Capitalismo) e URSS (que defendia o Socialismo/Comunismo). Porque se houvesse uma "guerra direta" a mesma tenderia a ser um conflito nuclear; o que poderia levar à destruição (parcial ou plena) do próprio planeta. Vale destacar que, embora soldados estadnidenses e soviéticos estivessem em constante luta, nunca houve conflito no território de seus países; mas em países que despertavam algum interesse naquele Mundo Bipolar. 
DESOBEDIENCIA CIVIL
que significa desobediência civil?
O A desobediência civil representa a desobediência dos cidadãos, em sua sociedade, às leis que os ofendem ou os agridem. Os seguidores da desobediência civil repudiam a violência e a injustiça, isto é, diante de uma lei injusta, considerada um ato de agressão, eles agem de forma não violenta, desobedecendo às leis que os humilham, que são injustas, que discriminam raça, religião, cultura, sexo, dentre os outros elementos. A prática da desobediência civil foi iniciada em 1920 por Mahatma Gandhi e foi fundamental para a independência da Índia. 
PLANOS ECONÔMICOS E ALIANÇAS MILITARES
PLANOS ECONÔMICOS
A Guerra Fria efetivou-se através da bipolaridade entre EUA e URSS em diversos aspectos.Um deles foi o econômico. Neste contexto, qual o mais claro sinal deste confronto, imediatamente após o fim da Segunda Guerra Mundial?
O plano Marshall, criado pelos EUA para socorrer os países europeus (ocidentais), que saíram destruídos da II Guerra. E o COMECON, entendido como uma resposta da URSS ao plano Marshall, socorrendo economicamente o chamado Leste Europeu.
RECONSTRUÇÃO DA EUROPA
Como foi feita a reconstrução da Europa no pós Segunda Guerra?
Em 1947, os Estados Unidos contribuíram para o processo de reconstrução econômica da Europa, oferecendo ajuda financeira inclusive aos países sob regime soviético, no chamado Plano Marshall. A União Soviética, por sua vez, preocupada em manter sua zona de influência na Europa Ocidental criou o COMECON, um novo bloco econômico de apoio apenas aos países socialistas.
PLANOS ECONÔMICOS - PLANO MARSHALL
Qual foi a finalidade do Plano Marshall?
O Plano Marshall foi um prosseguimento da Doutrina Truman de Recuperação da Europa, idealizado pelo Secretário de Estado norte-americano George Marshall. A URSS foi convidada a participar mas Stalin recusou por achar que se tratava de uma estratégia de dominação econômica dos EUA e não permitiu que nenhum país sobre a sua influência participasse. Além de ajudar a recuperação econômica da Europa ocidental, o Plano Marshall tinha por objetivo conter o avanço do socialismo naquela região pois somente países com economia forte poderiam deter tal avanço. Com os recursos do Plano Marshall foram adquiridos uma série de produtos como fertilizantes, matérias-primas, produtos semi-industrializados, o que favoreceu a economia norte-americana pois cerca de setenta por cento desses protudos foram adquiridos nos EUA.
PLANOS ECONÔMICOS - COMECON
Qual a finalidade do COMECON?
O Council for Mutual Economic Assistence foi uma resposta ao Plano Marshall de reconstrução da Europa ocidental. Embora a URSS tenha sido convidada a participar do Plano Marshall, Joseph Stalin preferiu criar o seu próprio plano de reconstrução dos países da Europa oriental que estavam sob o controle soviético.
ALIANÇAS MILITARES - OTAN
Qual o significado e qual a importância da OTAN?
OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), também conhecida como Aliança Atlântica, é uma aliança militar congregando vários países, com a finalidade de garantir a defesa mútua contra a agressão a qualquer um de seus países membros. Apesar dessa organização ter sua sede em Bruxelas e a maior parte de seus membros serem países europeus, a OTAN foi criada dentro da lógica da Guerra Fria e da bipolarização mundial tendo como oponente o Pacto de Varsóvia
ALIANÇAS MILITARES
O Pacto de Varsóvia surgiu para fazer frente à OTAN?
Sim. O Pacto de Varsóvia, ou Tratado de Varsóvia, foi criado em maio de 1955 e se constituiu num acordo de cooperação militar mútuo para proteger seus países membros na possibilidade de um ataque da OTAN. É preciso entender que tanto o Pacto de Varsóvia quanto a OTAN são criações do tempo da Guerra Fria, da disputa hegemônica entre EUA e URSS.
GUERRA FRIA 
O que foi o Plano Marshall?
O Programa de Recuperação Europeia, foi o principal plano do Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. 
ALIANÇAS MILITARES
"Em resposta a criação da OTAN, em 1955, a União Soviética lança uma união dos países da Europa Oriental, com exceção da Iugoslávia, para evitar que os países se afastassem da influência soviética e para defender militarmente os países socialistas que pudessem ser atacados." - Por que a Iugoslávia não estava inclusa na COMECON?
A Iugoslávia, embora pertencendo à Europa Socialista (ou Leste Europeu), nunca adotou o socialismo soviético. Seu único governante durante a Guerra Fria - Marechal Tito - não aceitava a intervenção (ideológica, política e econômica) que a URSS exercia sobre seus aliados. Consequentemente, ficou fora do COMECON, por opção e determinação soviética. E desenvolveu um socialismo próprio, considerado por muitos (não por todos) como mais ameno. Por outro lado, após o fim do socialismo real na Europa, a Iugoslávia sofreu com os conflitos étnicos internos, comum dos mais sangrentos conflitos: a Guerra da Bósnia.
A CRIAÇÃO DO TERCEIRO MUNDO E O MOVIMENTO DOS NÃO ALINHADOS
TERCEIRO MUNDO
O que é Terceiro Mundo? Porque este conceito não tem mais sentido hoje?
Durante a Guerra Fria, era comum estender o planeta divido em "três mundos": PRIMEIRO MUNDO, liderado pelos EUA, e composto pelos países que adotavam seu modelo econômico, mas que eram "desenvolvidos"; como a Europa, por exemplo. SEGUNDO MUNDO, liderado pela URSS e composto por seus países alinhados (a maioria, sem desenvolvimento). TERCEIRO MUNDO, identificado como países que, embora tivessem (explícita ou implicitamente) adotado o modelo econômico dos EUA, eram "sub-desenvolvidos"; como a maior parta da América Latina, incluíndo Brasil. Após o fim da Guerra Fria, (início dos anos 90), tal divisão perdeu sentido.
TERCEIRO MUNDO
O que significa ¿terceiro mundo¿?
Quem utilizou esse termo pela primeira vez foi o demógrafo (estudioso dos fenômenos populacionais) francês Alfred Sauvy. Fazendo uma comparação com o ¿terceiro estado¿, estamento social que iniciara a Revolução Francesa, para ele, os países membros do chamado Terceiro Mundo deveriam unir-se e revolucionar o mundo como os membros do ¿terceiro estado¿ revolucionaram a França. A denominação de ¿primeiro¿ e ¿segundo¿ mundos teria surgido de uma interpretação apressada da ideia de Sauvy, onde o ¿primeiro mundo¿ seria formado pelos países capitalistasdesenvolvidos, o ¿segundo mundo¿ seria formado pelos países socialistas industrializados. Já o ¿terceiro mundo¿ seria formado pelos países capitalistas subdesenvolvidos e pelos países não alinhados ao capitalismo ou ao socialismo. Já a expressão ¿terceiro mundismo¿ se origina a partir da Conferência de Bandung, em 1955, realizada na cidade de Bandung, na Indonésia, da qual participaram países africanos e asiáticos que haviam se tornado independentes e com sérios problemas econômicos e sociais. A ideia da utilização dessa expressão era chamar a atenção do mundo todo. Mas as divergências entre os países que tomaram parte dessa assembleia impediam a tomada de posições mais nítidas para o mundo. A partir daí, começou a ser articulado o ¿Movimento dos Não Alinhados, isto é, dos países que não queriam se alinhar ao bloco capitalista, liderado pelos EUA, nem ao bloco socialista, liderado pela URSS. O Movimento dos Não Alinhados foi fundado na Conferência de Belgrado, de 1960, mas muitos dos países participantes acabaram cooptados pelos EUA ou pela URSS. A aproximação da China dos EUA, em 1972, as crises econômicas que abalaram países da América Latina e da Ásia, nas décadas de 1980 e 1990 contribuíram para o enfraquecimento das políticas de desenvolvimento autônomo e desse movimento.
O período que conhecemos como Guerra Fria também pode ser definido como um momento de reordenamento na geopolítica mundial. Dois países disputavam por áreas de interesse defendendo modelos políticos opostos, o Socialismo (URSS) e o Capitalismo (EUA). Identifique as afirmativas corretas: 
I - Mesmo antes do fim da guerra, as grandes potências iniciaram negociações políticas sobre o encerramento da mesma, em tratados como Potsdam e Yalta. 
II - A descolonização da África e Ásia, pelas fragmentações territoriais e os novos agrupamentos de países conforme interesses políticos e econômicos também foram acontecimentos deste período. 
III - O conflito leste-oeste, proveniente do surgimento de duas superpotências econômicas e bélicas que disputariam a hegemonia política e ideológica sobre o planeta, tornaram o quadro político internacional extremamente tenso até a década de 1980. 
1.É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal do mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de Paz." (Plano Marshall). O Plano Marshall se constituiu:
*num dos meios de penetração dos capitais norte-americanos nas economias europeias.
Segundo José Sombra Saraiva: "O curso das duas décadas que vinculam o ano de 1947 ao de 1968, no âmbito das relações internacionais, foi ditado pela supremacia de dois gigantes sobre o mundo. Os estados Unidos e a União Soviética assenhoraram-se dos espaços e criaram um condomínio de poder que só foi abalado no final da década de 1960 e início da de 1970."( SARAIVA, 2008. p. 197). Qual período da História Contemporânea o autor está analisando?
Guerra Fria
Consequências imediatas da Segunda Guerra Mundial,:
R. emancipação das colônias africanas.
Divisão do mundo em dois blocos= socialista e democrático
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Ao final das contas, nenhum tiro foi diretamente disparado entre os dois lados do "conflito", o que justifica o nome. O que se pode dizer é que esse conflito foi marcado pelas disputas indiretas entre as duas potências rivais em busca de maior poderio político e, principalmente, militar sobre as diferentes partes do mundo. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/. O caso acima se refere à/ao: 
.guerra fria
	
	
		
"... foi um período em que a guerra era improvável, mas a paz era impossível. A paz era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses de capitalistas e comunistas. Um sistema só poderia sobreviver à custa da destruição total do outro. E a guerra era improvável porque os dois blocos tinham acumulado tamanho poder de destruição, que se acontecesse um conflito generalizado seria, com certeza, o último." (ARON, Raymond.)
-A ausência de um confronto direto entre norte-americanos e soviéticos, pois ambos temiam uma guerra nuclear
A política internacional do pós II Guerra esteve marcada:
-Pela desagregação definitiva dos impérios coloniais (descolonização afro-asiática) e pela bipolarização do poder planetário (EUA e URSS).
"O fato básico e crucial, que nunca é demais repetir, é que o sistema da Guerra Fria é altamente funcional para as superpotências, e é por isso que ele persiste, apesar da probabilidade de mútua aniquilação no caso de uma falha ocidental". 
(CHOMSKY, Noam. Armas Estratégicas, Guerra Fria e Terceiro Mundo.In: THOMPSON, E, et.Al. EXTERMINISMO E GUERRA FRIA. SP: Brasiliense,1985.p.190). 
A Guerra Fria ficou marcada pelas alianças militares. Os europeus ocidentais solicitaram ao governo norte-americano a organização de um tratado de defesa militar mútua. Os soviéticos, em reação à organização também organizaram um sistema de defesa entre os países socialistas. As organizações militares são: 
--A OTAN (1949) e o Pacto de Varsóvia (1955)
Aula 3: A ALTERNATIVA SOCIALISTA
Objetivo dessa aula
Ao final desta aula, você será capaz de:
1. Demonstrar a aceitação da alternativa socialista em diferentes partes do mundo, destacando três exemplos: China, Cuba e Vietnã.
Introdução
Durante a Guerra Fria, a URSS tentou expandir o modelo socialista pelo mundo, conseguindo, inclusive, criar uma área de influência direta nas Américas, fazendo os Estados Unidos perceberem a real importância desse regime. Porém, o socialismo se apresentou de formas diferentes para as nações que o adotaram.
 Podemos perceber o caso cubano, chinês e vietnamita em que cada um aderiu ao socialismo por inspirações diferentes e, mesmo com a supervisão soviética, administrou seu regime de forma diferente.
O caso chinês é um ótimo exemplo, pois chegou a romper com a União Soviética em defesa de seus próprios parâmetros.
Revolução chinesa – instauração do comunismo
1911= Os revolucionários liderados por Sun Yat-sen proclamaram a república na China. O mesmo líder fundou o partido Kuomintang (KMT) que tinha a proposta de transformar a China em um país moderno e industrializado
1921= A China funda seu Partido Comunista (PCC) que inicialmente seria parceiro do KMT contra o imperialismo. Pretendia transformar a China de camponês em um país industrializado.
1927= Massacre de Xangai
Com a morte de Sun Yat-sem o KMT começa uma perseguição aos comunistas.
O auge dessa perseguição foi quando Kai-Chek ordena o massacre de centenas de comunistas.Os partidos estavam entraram em guerra.
-Revolução chinesa – instauração do comunismo
Quando os Japoneses foram expulsos, em 1945, a guerra civil teve continuidade, mas a maior parte da população pertencia ao PCC.
Em 1949, Mao Tse-Tung e os combatentes comunistas chegam a Pequim vitoriosos e o socialismo era  instaurado na China.
A invasão Japonesa ao território Chinês fez com que a disputa entre os partidos tivesse uma trégua e estes se uniram para expulsar as forçar invasoras.
Neste período, o Partido Comunista conquistou popularidade, seus combatentes se destacavam em relação aos do KMT e isso fazia com que grande parte da população aderisse ao partido, mesmo sem saber corretamente o que significava o modelo ideológico proposto.
Dica= Enquanto isso, na URSS, não se acreditava que o comunismo funcionaria na China. Era defendido que o PCC deveria se aliar ao KMT e promover uma revolução democrático-burguesa para, aos poucos, chegar ao ideal comunista. Mao Tse-Tung, porém, liderou a revolução socialista e, mesmo não seguindo os planos de Stálin, a China recebeu bastante apoio soviético tanto político quanto econômico.
-Revolução chinesa
Em 1949, depois de 28 anos de luta armada, os comunistas liderados por Mao Tsé-tung tomaram o poder. 
No regime de Mao Tsé-tung, o confucionismo continuou sendo condenado como empecilho para o pregresso. No entanto, a influência do confucionismo persistiue permanece até os dias de hoje.
Para mais informações, leia agora o texto
CONFUCIONISMO 
O princípio básico do confucionismo é conhecido pelos chineses como junchaio (ensinamentos dos sábios) e define a busca de um caminho superior (tao) como forma de viver bem e em equilíbrio entre as vontades da terra e as do céu. Confúcio é mais um filósofo do que um pregador religioso. Suas ideias sobre como as pessoas devem comportar-se e conduzir sua espiritualidade se fundem aos cultos religiosos mais antigos da China, que incluem centenas de imortais, considerados deuses, criando um sincretismo religioso. O Confucionismo foi a doutrina oficial na China durante quase 2 mil anos, do século II até o início do século XX.
 A fonte do poder do partido provém do Exército de Libertação Popular.
Como dizia o presidente Mao Tsé-Tung: “o poder político nasce do cano de fuzis, mas o partido deve estar sempre a comandar essas armas.” 
Da mesma maneira, o Partido Comunista também se considerava depositário da autoridade moral; se julgava “grandioso, glorioso e  correto.”
Inicialmente, a China adotou o modelo soviético de desenvolvimento no qual o Estado, controlava a produção industrial do país. 
No entanto, a receita stalinista de crescimento não alcançou rápida eficiência, sendo motivo de críticas mesmo dentro do partido Comunista Chinês (PCCh).
Houve tentativas de impulsionar o crescimento econômico chinês para que o país se tornasse uma grande potência, porém a industria cresceu muito pouco. E, com isso, a China acabou por perder o apoio soviético.
- Revolução chinesa
Com as ligações diplomáticas interrompidas, a China teve espaço para seguir um caminho livre para o socialismo. Para eles, os países socialistas deveriam estimular as revoltas por todo mundo e enfrentar a guerra fria, enquanto a União Soviética era favorável a uma postura mais moderada de coexistência.
Ambos se acusavam de traidores do socialismo, pois defendiam formas diferentes de alcançar a revolução e de administrar o novo modelo político.
A URSS cortou todo o tipo de apoio à China e se recusou a compartilhar a tecnologia nuclear, iniciando um período de grande hostilidade. Nessa época, a China chega a apoiar governos contrários ao soviético, como a ditadura no Chile, além de tentar uma aproximação, com os Estados Unidos.
- Revolução Cubana
Ocorrida em 1959, a revolução marcou a MUDANÇA POLÍTICA que levaria Cuba a tornar-se o único PAÍS SOCIALISTA da América Latina
O apoio dos EUA a independência de Cuba colocou-a sob domínio norte-americano nos âmbitos econômicos, e políticos. Os EUA nomeavam e depunham governantes apoiados pela elite cubana e legalizados na emenda Platt.
Nos anos 30 essa política se tornou impopular e os Estados Unidos acabaram por nomear um novo governante, Fulgêncio Batista, para exercer a política da boa-vizinhança.
- Revolução Cubana
1953= Fidel Castro, jovem advogado, lidera o ataque ao quartel de Moncada, movimento contra a ditadura instalada em Cuba. As forças de Batista reprimem o ataque com violência. Diante da enorme pressão popular, Fidel é libertado, mas é exilado no México em 1954.
1954= No México, Fidel e seu irmão Raul fundam o Movimento Revolucionário ou MR-26. Raul apresenta a Fidel seu amigo argentino, Che Guevara, um jovem médico socialista, interessado na luta pela igualdade social na América Latina.
O movimento ganha apoio e é estimulado pelos EUA que não viam mais em Fulgêncio uma figura de conciliação, mas um problema a ser resolvido. Em pouco tempo, o movimento de Castro e Guevarra já contava com mais de dez mil homens. Os guerrilheiros tomam várias cidades do país. Em 1 de janeiro de 1959, Fulgêncio Baptista foge de Cuba, marcando a vitória da revolução.
Inicialmente, a revolução visava a mudanças nacionais radicais e não ao socialismo, o povo ficava dividido entre as elites que apoiavam a intervenção norte-americana e a classe média que temia uma “ditadura comunista”.
A economia cubana estava diretamente ligada aos Estados Unidos que, nesse momento, interrompe o comércio com Cuba. Esse fator fará com que ela decida pelo alinhamento à URSS.
Temendo dificultar as relações com os Estados Unidos, outros países ocidentais também irão interromper o comércio com Cuba.
Os únicos países a ajudarem-na foram a União Soviética e a China, que passaram a comprar o açúcar cubano por preços elevados.
Dica= O governo norte-americano não aceitou facilmente a libertação cubana. Em 1961, o presidente Kennedy enviou tropas para invadir o país, porém não obteve sucesso e, no mesmo ano, Cuba oficialmente se tornou um país socialista.
- Guerra do Vietnã
A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em 1975. As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja. Essa guerra pode ser enquadrada no contexto histórico da Guerra Fria.
Após a Segunda Guerra Mundial, os vietnamitas, que já haviam lutado por sua independência, são invadidos pelos franceses, que buscavam a recolonização da área. 
O exército vietnamita obteve êxito diante a tentativa francesa e ficou decidido que seriam dois territórios independentes: Laos e Kampuchea. O primeiro seria um governo capitalista e o segundo, socialista. Porém, o acordo previa uma reunificação em 1956 a partir de eleições gerais.
Ao perceberem que, se houvesse uma eleição geral, o presidente do lado socialista, Ho Chi Minh, seria eleito, os Estados Unidos decidiram intervir pois temiam que se o governo socialista fosse instaurado, poderia influenciar  países vizinhos.
Mesmo com todo o investimento e esforço norte-americano, não conseguiram sair vitoriosos. Os combatentes vietnamitas conheciam melhor o território e estavam motivados pela busca da liberdade, enquanto os soldados norte-americanos eram enviados por obrigação e não conheciam o território.
Em 1973, o presidente Nixon ordena a retirada das tropas.
Os Estados Unidos saíram da Guerra levando consigo mais de 50.000 mortos e 300.000 mil feridos. O Vietnã foi reunificado em 2 de julho de 1976 sob o regime comunista, aliado da União Soviética.
Nessa aula, você:
Tratou dos três países que adotaram o Socialismo no mundo durante o século XX, quais sejam: China, Cuba e Vietnã.
Deu-se conta de que em nenhum desses países a chegada ao poder foi pacífica, muito pelo contrário, foi recheada de conflitos.
Na próxima aula, será analisada qual foi a política externa dos EUA para a América Latina e como a Guerra Fria influenciou as políticas estadunidenses para o resto do continente
HISTÓRIA DA CULTURA E DA SOC. NO MUNDO CONTEMP. (Código: 26005
A alternativa socialista
SOCIALISMO E MARXISMO
O Socialismo é o mesmo que Marxismo?
*Socialismo, como corrente ideológica, ou proposta de um sistema político-econômico, nasceu no início séc. XIX. Tendo como fundadores Furrier e Saint-Simon (entre outros), tinha por objetivo criticar o modelo econômico estabelecido, mas especificamente denunciando o modelo industrial, fruto da Primeira Revolução Industrial (fins do séc. XVIII). Porém, foi apenas com a publicação do "Manifesto do Partido Comunista" (de K. Marx e F. Engels; final do séc. XIX) que tal pensamento foi mais difundido e, posteriormente, aplicado. Também estes últimos - que denominaram seu movimento de "Socialismo Científico" - desconsideraram o movimento anterior (que chamavam de "Socialismo Utópico"). Porém, já no início do séc. XX, começam a haver outras interpretações do Socialismo, como "Stalinista" (URSS), "Maoista" (China)... Independentemente de modelo, a História tem mostrado que sua aplicação tem trazido mais prejuízo que desenvolvimento às nações.
CAPITALISMO, SOCIALISMO E COMUNISMO
Qual a diferença entre capitalismo, socialismo e comunismo?
Embora, muitas vezes, comunismo e socialismo sejam entendidos como sinônimos, há uma grande diferença teórica entre eles. Inicialmente, "socialismo" tem sido historicamente definido como o programa político das classes trabalhadoras que se foram formando durante a Revolução Industrial (NorbertoBobbio - DICIONÁRIO POLITICO) Entretanto, a teoria marxista entende o socialismo como uma fase intermediária entre a sociedade burguesa e a sociedade comunista. Neste caso, o socialismo seria uma fase intermediária na qual, no plano político, o proletariado (ou operariado) tomaria o poder (pela revolução ou não, dependendo das especificidades do momento) instalando a "ditadura do proletariado" e, no plano econômico, pela sobrevivência parcial da forma mercatória (de trocas, de mercados) dos produtos e do trabalho, com a relativa repartição da renda segundo as quantidades desiguais de trabalho. "Ditadura do proletariado", ainda de acordo com o Dicionário de Política de Norberto Bobbio, ¿é a organização do ato revolucionário do proletariado, correspondente à fase intermédia entre a destruição do Estado burguês e o surgimento da sociedade sem classes. Marx nunca especificou, e declarou que não se podia especificar, a peculiar forma política que tal Ditadura deve assumir. De um lado, a "Ditadura do proletariado" comportava o desmantelamento do Estado burguês: a abolição da burocracia, da polícia e do exército permanente, como emerge de sua obra sobre a comuna de Paris. De outra parte, a "Ditadura do proletariado" comportava o exercício da violência armada do proletariado por todo o período transitório, que deveria desembocar na completa extinção do Estado e na sociedade sem classes.¿ Numa segunda fase, como vimos acima, chegaria-se à uma sociedade sem classes e à completa extinção do Estado, das classes sociais e da forma mercatória, todo o domínio político desapareceria na sansiomoniana "administração das coisas" e a repartição do produto social se realizaria segundo as "necessidades". OBS.: "SANSIOMONISMO foi uma doutrina criada pelo filósofo e economista francês Claude Henri de Rouvroy (1760- 1825) que criticava a propriedade privada e defendia o coletivismo, que garantia a distribuição "a cada um conforme suas capacidades, a cada capacidade conforme suas obras". A extinção da propriedade privada já era defendida por Platão em sua obra "A República". Pode-se ver, por isso, que essa discussão não tem nada de recente nem é originada pela Guerra Fria entre os EUA e a URSS. Não houve, ainda, a implantação do comunismo em lugar algum do mundo e o socialismo não foi totalmente implantado uma vez que as ditaduras que se instalaram no poder nos países ditos socialistas, se diziam representantes do povo, do proletariado mas não representavam, verdadeiramente, o proletariado. Então, com relação à implantação do comunismo, nenhum país o implantou, pelo menos de acordo com os modelos teóricos marxistas. O que se entendeu por Socialismo foi implementado em vários países como Rússia, nos países seus aliados do leste europeu, em Cuba, Vietnã, Coréia do Norte, China. Mas cada um segue sua própria especificidade. Por exemplo, enquanto pouco se sabe da Coréia do Norte, pelo seu regime extremamente fechado, sabemos que a China, políticamente, é um país socialista mas que, em termos econômicos, tem práticas capitalistas, permitindo a entrada de empresas estrangeiras. 
REVOLUÇÕES SOCIALISTAS - A REVOLUÇÃO CHINESA
REVOLUÇÃO CHINESA
A Revolução Socialista na China aconteceu da mesma forma que na URSS? Elas foram aliadas neste processo?
* Exceto pela inspiração teórica, China e URSS não foram, de fato, aliadas nos seus processos de implementação do Socialismo. A URSS não acreditava no sucesso da Revolução Chinesa, e sempre defendeu que o PCC (Partido Comuniscta Chinês) estivesse unido ao KMT (Koumintag). Mas foi a atuação pessoal de Mao que deu o caráter típico desta revolução, desde a aproximação com os EUA, até a Revolução Cultural, marcada pela eficiência (e crueldade) com que afastou opositores.
Por que a China e a URSS romperam relações diplomáticas durante a Guerra Fria?
* Na verdade a princípio a revolução chinesa foi apoiada pelo governo socialista soviético. Até o ano de 1954, os soviéticos apoiavam a China com a realização de diversos acordos de cooperação econômica. A partir de 1957, entretanto, essa relação de cooperação chegou ao seu fim. Governada por Nikita Khrushchev, a União Soviética sofreu uma política de reforma de várias ações tomadas por Josef Stalin e a abertura de diálogo com as nações capitalistas, o que abriu caminho para uma grave crise entre soviéticos e chineses. O primeiro sinal desse abalo aconteceu em 1959, quando a União Soviética decidiu romper o compromisso de fornecer armas nucleares aos chineses para então viabilizar um encontro com o presidente norte- americano Dwight Eisenhower. Neste momento, os chineses buscavam a formação de sua indústria de base em uma época em que a veneração à figura de Mao Tse-Tung atingia o seu auge. O auge da crise aconteceu em 1962, quando o Partido Comunista Chinês declarou que o Partido Comunista da União Soviética praticava um socialismo de natureza revisionista. Tal acusação sugeria que os soviéticos deturpavam as doutrinas socialistas a favor de ações que não estariam de acordo com as ideias dos grandes pensadores socialistas.
REVOLUÇÃO CULTURAL CHINESA
A Revolução Cultural Chinesa faz parte da Revolução Socialista da China?
* A Revolução Cultural aconteceu entre os anos de 1966 a 1976, no contexto da Revolução Socialista Chinesa (iniciada em 1949), sob o comando de Mao Tse-Tung. Provavelmente foi a primeira vez que lideranças comunistas perceberam que, para o sucesso de seu projeto político-econômico, era necessário uma intervenção clara e direta na Cultura. Assim, seria necessário calar todos - professores, jornalistas, escritores... - que tivessem ideias contrárias ao Regime Ditatorial. Hoje, sabe-se que houve um verdadeiro massacre naquele período: a simples "denúncia" como traidor a uma pessoa poderia levá-lo, sem necessidade de provas e julgamento, a injúria e pena de morte, em praça pública.
REVOLUÇÕES SOCIALISTAS - A REVOLUÇÃO CUBANA
REVOLUÇÃO CUBANA
Antes da Revolução Cubana, o país era Capitalista?
* Desde o início do séc. XX Cuba, embora dependente economicamente dos EUA (quase 70% de sua economia era sustentada pela importação dos EUA, especialmente de Cana-de-açúcar), já sentia problemas com inflação e greves do movimento operário. Mas mantinha-se fiel ao modelo liberal-capitalista. Mas com Fulgêncio Batista, particularmente em seu segundo governo (1952 - 1959) a situação tornou-se ainda mais agravante; o que facilitou que o Movimento Revolucionário, liderado por Fidel Castro, conseguisse apoio popular. Com a vitória da Revolução Cubana, tal apoio explica a grande aceitação que o Socialismo teve naquele país.
CARACTERÍSTICAS DA REVOLUÇÃO CUBANA
Como aconteceu a Revolução Cubana?
* O descontentamento com a política do ditador Fulgêncio Bastista (1952 - 1959), apoiado pelos EUA, e a grave crise econômica que vivia o país (inflação, desemprego, pobreza...) foram os elementos que facilitaram a Fidel Castro e seu movimento revolucionário chegar ao poder. Embora o apoio popular não tenha sido tão significante para a revolução em si, foi fundamental para a implantação do Socialismo na Ilha. A URSS via naquele movimento uma grande oportunidade de estabelecer o Socialismo na América, território do Liberalismo/Capitalismo dos EUA (lembremos que vivíamos a Guerra Fria). E assim, ao chegar ao poder, Fidel Castro define uma ditadura socialista (como aconteceu em todos os países onde este modelo se estabeleceu), onde o Estado assume completamente as forças produtivas e qualquer discordância é enfrentada com "prisões políticas" ou mesmos execuções (os famosos "paredões"...). E até o fim das URSS, que sempre apoiou financeiramente a Ilha, tal modelo parecia exemplar...
CHE GUEVARA
Che Guevara pertence à Revolução Cubana
* Sim, desde que conheceu FIdel Castro e Raul Castro (atual líder do Governo Cubano), no México, passou a atuar, desde 1956, no Movimento Revolucionário que instauraria o Regime Ditatorial Socialista na Ilha. Participou de todo o processo, até assumirem o poder, em 1959. Ainda permaneceu no país, organizando o novogoverno, até 1965, quando parte para outros países, tentando ajudar em processos semelhantes. Ernesto "Che" Guevara foi um médico argentino que, com "espírito de aventureiro", quis conhecer a América Latina e sonhava em lutar pela "libertação dos povos oprimidos", tornando-se símbolo da juventude, até hoje, como Revolucionário, frente às opressões. Pelo menos esta é a visão que a maioria das pessoas ainda tem. Porém, bem cedo, através de testemunhos e documentários (como este: https://www.youtube.com/watch? v=oUJKNBH0RhI) percebeu-se que havia muito mais que apenas heroísmo em Guevara.
GUERRA DO VIETNÃ
GUERRA DO VIETNÃ E EUA
Como podemos dizer que os EUA perderam a Guerra do Vietnã, sento tão mais poderosos militarmente?
* A Guerra do Vietnã (1959 - 1975) é um exemplo clássico, embora não único, da Guerra Fria. Porque ainda que EUA e URSS não se enfrentassem diretamente (ou em seus territórios), financiavam belicamente as nações, com objetivo de implantar/manter o Liberalismo-Capitalismo e o Socialismo, respectivamente. Com a Independência do Vietnã da França, o país viu-se dividido entre o Norte (Socialista) e liderado por Ho Chi Minh; e Sul (Capitalista). A partir daí, as super- potências começam com influencia ideológica, passando por envio de armas e chegando ao envio de soldados (particularmente, norte-amercicanos). Assim, apesar deste envio, da superioridade bélica, os EUA saíram derrotados: os vitnamitas (ou "vietcongs", como eram chamados), conheciam o território e receberam apoio estratégico da URSS. Finalmente, após milhares de mortes (fala-se em pelo menos 1 milhão), e sofrendo pressão interna (lembremos dos Movimentos Sociais, a partir de 1968), os soldados americanos retornam, e o Vitnã se unifica, sob a tutela Socialista.
A GUERRA DO VIETNÃ
O que causou a Guerra do Vietnã e quais as suas consequências?
* A Guerra do Vietnã foi um conflito armado envolvendo os EUA, o Vietnã do Norte, o Vietnã do Sul, o Laos e o Camboja tendo, também, participação indireta da URSS apoiando o Vietnã do Norte. Esse conflito enquadra-se na logica da Guerra Fria. O Vietnã havia sido colônia francesa e, depois da Guerra da Indochina, que terminou em 1954, foi dividido em Vietnã do Norte, aliado da URSS, e Vietnã do Sul, aliado aos EUA. Por motivos políticos e ideológicos, a relação entre os dois países tornou-se tensa no final dos anos 1950. Em 1959, guerrilheiros do Vietnã do Norte (Vietcongs) atacaram uma base norte-americana no Vietnã do Sul, fazendo com que os EUA entrassem em guerra contra o Vietnã do Norte, inicialmente dando apoio ao Vietnã do Sul. A partir de 1964, os EUA decidem participar diretamente da guerra, com o envio de tropas e armamento. Todo o poderio norte-americano não foi suficiente para derrotar os Vietcongs e, em 1973, depois de protestos que desgastaram governos norte-americano diante da opinião pública e de mais de um milhão de mortos, os EUA aceitam o cessar fogo e, em 1975, retiram-se definitivamente do Vietnã. Em 1976 o Vietnã é unificado sob o regime comunista. As consequências desse conflito, além das mortes de civis e militares e da grande destruição do Vietnã do Norte, foi um grande desgaste político para os EUA. Esse conflito é sempre lembrado quando os EUA intervém em outros países, como tem acontecido recentemente.
1.A intervenção militar dos Estados Unidos no Vietnã em 1959, no contexto dos conflitos militares da Guerra Fria, tinha como propósito:
* Não permitir a reunificação do Vietnã sob o poder do governo socialista do Norte, pois isso representaria um avanço da URSS na região
2. A Revolução Cubana, ocorrida em 1959, implantou a partir de 1961 o regime socialista na Ilha. Sobre a presença desse tipo de regime no Continente Americano, é correto afirmar que:
* Dentro do contexto da Guerra Fria, representou uma ameaça á manutenção da hegemonia dos Estados Unidos no Continente Americano.
3. Identifique a alternativa que corresponde à proposta soviética para a China frente a possibilidade de um governo comunista no país.
* A URSS não acreditava no sucesso da Revolução Chinesa, por isso defendia que o PCC deveria se unir ao KMT e promover mudanças lentas até chegar ao comunismo.
4. Em relação ao socialismo internacional na segunda metade do Século XX é correto afirma que foi:
* uma proposta social implantada de forma diferente por diversos países ao longo do século XX, o que ficou claro nos conflitos travados entre China e URSS durante a década de 1970.
5. Analise as afirmativas abaixo sobre a Revolução Chinesa e assinale a resposta CORRETA.
I - Em 1911, o s revolucionários liderados por Sun Yat-sen proclamaram a república na China. O mesmo líder fundou o partido Kuomintang (KMT) que tinha a proposta de transformar a China em um país moderno e industrializado;
II - Em 1921, a China funda seu Partido Comunista (PCC) que inicialmente seria parceiro do KMT contra o imperialismo. Pretendia transformar a China de camponês em um país industrializado;
III - Em 1927, Com a morte de Sun Yat-sem o KMT começa uma perseguição aos comunistas. O auge dessa perseguição foi quando Kai-Chek ordena o massacre de centenas de comunistas (Massacre de Xangai).
6. Em 1937, às vésperas da deflagração da Segunda Guerra Mundial, as tropas japonesas, que já controlavam a Manchúria desde 1931, invadiram a China, chegando a ocupar 930 cidades. A partir desse momento, o foco do partido comunista mudou e dedicou-se à luta contra o Japão. A partir deste evento, iniciou-se na China:
* a guerra de resistência contra o Japão. (1937-45)
7. Sobre a Revolução Cubana, é correto afirmar que:
* O caráter socialista da revolução só foi assumido em abril de 1961, embora a vitória tenha acontecido em janeiro de 1959.
8. A Revolução Cubana de 1959 caracterizou-se pelo (a):
*movimento armado de caráter antiamericano, anticapitalista e em defesa do socialismo.
Aula 4: Política externa norte-americana e soviética
Ao final desta aula, você será capaz de:
1. Esta aula irá analisar a política externa norte-americana e soviética ressaltando sua influência na América Latina e, em especial, no Brasil.
Introdução
A luta constante pela manutenção da hegemonia capitalista e socialista fez com que Estados Unidos e União Soviética criassem formas de exportar e manter seus modelos políticos e econômicos, utilizando planos de ajuda, intervenções diretas, sabotagem, espionagem.
Os Estados Unidos intensificou sua influência sobre as Américas, principalmente depois da Revolução Cubana em 1959, que deu força para a União Soviética, pois conseguiu estabelecer um governo socialista “no quintal” do inimigo.
A grande ameaça de um confronto nuclear entre as duas potências que poderia levar à destruição mundial, favoreceu a coexistência pacífica durante a década de 1970. Esse período levou ao diálogo entre os dois principais países do globo.
Política externa norte-americana e soviética
Estados Unidos e União Soviética criaram o Plano Marshall, Comecon, a OTAN, o Pacto de Varsóvia, entre outros, como forma de conter a expansão um do outro e evitar que seus aliados se revoltassem, garantindo seus interesses econômicos.
Para mais informações, leia agora o texto
 Revolução cubana e o socialismo.
 “Toda a questão cubana traria enormes consequências para a América Latina. Embora formuladores da política externa norte-americana, como a do secretário de Estado Dean Rusk, vissem a Crise dos Mísseis como um momento de virada, no sentido de que demandava o início de conversações em direção a uma distensão das relações conflitivas da Guerra Fria (que poderiam conduzir a uma hecatombe nuclear), persistia, nos gabinetes governamentais norte-americanos, concomitantemente, uma postura de paranóica vigilância, traço marcante da nova política para a América Latina, baseada no fortalecimento dos militares da região, vistos como bastiões contra quaisquer sonhos revolucionários, e na política de ajuda econômica, sobretudo como pretexto para a construção de uma imagem mais positiva dos Estados Unidos e para a ampliaçãode sua capacidade de influir.” Carlos Fico. Dean Rusk foi nomeado para o cargo de secretário do Estado por John Kennedy e se manteve após o assassinato do presidente durante o governo de Lyndon Johnson, permanecendo na função entre 1961 e 1969. E a crise dos mísseis que era vista como um momento de virada foi um dos momentos de maior tensão da Guerra Fria, ocorrido em 1962. A crise começou quando os soviéticos, em resposta a instalação de mísseis nucleares na Turquia, instalou mísseis nucleares em Cuba. Foram treze dias de suspense mundial devido ao medo de uma possível guerra nuclear, até que Kruschev, após conseguir uma futura retirada dos mísseis estadunidenses da Turquia, concordou em remover os mísseis de Cuba.
Com a Revolução Cubana em 1959 e a instauração de um governo socialista nas Américas, as relações se tornaram turbulentas e os Estados Unidos passaram a intervir diretamente nas Américas para impedir que o sistema socialista avançasse.
1.Com o intuito de melhorar as relações durante a Guerra Fria, no final dos anos de 1960 e início de 1970, surge a détente. 
Sobre Détente assinale a frase verdadeira e confirme:
DETENTE e uma palavra francesa que significa distensão ou relaxamento. 
O termo pode ser empregado para se referir a qualquer situação internacional em que nações que tem um relacionamento hostil passam a restabelecer relações diplomáticas e culturais.
É mais utilizado para referir-se a redução da tensão entre EUA e URSS durante a guerra fria.
Política externa norte-americana e soviética
Com as crises no período de 1973 a 1979, o clima de confiança mútua ficou abalado. A União Soviética, que enfrentava uma instabilidade política mais intensa do que os Estados Unidos vai receber reclamações ligadas à liberdade política, pois a URSS interferia diretamente nos partidos comunistas das outras nações e com a sucessão de crises, perde forças para reprimir as reclamações.
A propaganda, a espionagem e o terrorismo foram extremamente utilizados na Guerra Fria. No caso norte-americano, até mesmo o cinema foi utilizado como forma de exportar seus valores para o mundo. 
As agências CIA, norte-americana, e a KGB, soviética exerciam o treinamento de agentes para sabotagem, assassinatos, chantagens e coleta de informações.
Reflexos na América Latina: OS ANOS DE CHUMBO
Os Estados Unidos, desde 1823, com a doutrina Monroe defendiam a “América para os americanos”, porém, com a Guerra Fria, tiveram que ampliar esse conceito para impedir que o sistema socialista se expandisse. Embora estivessem firmes na Europa, não mediram esforços para afastar o socialismo das Américas, principalmente após a Revolução Cubana
Voltaram suas atenções para a América, intervindo nos governos e depondo chefes de estado com tendências socialistas, como no caso da Guatemala, apoiando a instalação de uma ditadura, e até mesmo Cuba, embora não tenha derrubado o regime, criou uma série de embargos para prejudicar o país.
Ação americana na Guatelama
Em 1954, Os Estados Unidos, articularam um golpe para depor o presidente da Guatemala, Jacobo Arbenz, que fora eleito com o apoio dos comunistas. 
Obtendo êxito, foi instaurada uma ditadura que atendia aos interesses norte-americanos, já que o governo anterior fez a reforma agrária e expropriou terras de empresas norte-americanas.
Ação americana no Chile
Com a ideia de que as ditaduras militares eram necessárias à América naquele momento, os Estados Unidos vão ajudar a formar o golpe militar que depôs o presidente socialista Salvador Allende.
1970= O presidente socialista Salvador Allende, eleito por eleições diretas realizou a reforma agrária, melhorou o sistema de saúde pública e saneamento básico, além de promover a nacionalização de diversas empresas norte-americanas.
1973= Em 1973, Augusto Pinochet chega ao poder através de golpe. Ele irá devolver as empresas nacionalizadas por Allende aos Estados Unidos. Seu governo era baseado na repressão e tortura e somente em 1988 foi deposto, porém continuou no governo como chefe das Forças Armadas, impedindo, assim, o julgamento de seus próprios crimes durante a ditadura.
Ditadura na Argentina
Com a crise que ocorreu no final dos anos de 1960, o país passou por um período em que os líderes políticos ficavam pouco tempo no poder.
Em 1976, houve o golpe que ficou conhecido como “Guerra Suja”, liderado pelo general Jorge Rafael Vindela, colocando no poder do país uma junta militar, fechando o congresso e perseguindo oposicionistas.
Logo em 1982, o regime já começava a ruir, o então presidente Leopoldo Galtieri ordena a invasão das Ilhas Malvinas como forma de estimular o nacionalismo argentino, mas a investida não foi apoiada no âmbito internacional e perdeu rapidamente ao enfrentar a Grã-Bretanha.
Com isso, foi obrigado a renunciar e seu substituto, Reynaldo Bignone, deu inicio às negociações para devolver os direitos aos civis.
Atenção= Como se pode perceber, embora a bandeira levantada pelos Estados Unidos fosse a de combate ao comunismo, defendendo que este era um regime que não podia se espalhar, as motivações por trás dos golpes na América e nas demais intervenções estavam ligadas à economia e ao temor de perda de mercado e influência política para garantir esse mercado.
O Brasil no contexto internacional: GOLPE CIVIL-MILITAR
Ditadura no Brasil
A década de 1960 no Brasil representa um período de crise e instabilidade política. 
O presidente eleito em 1961, Jânio Quadros, renuncia, após sete meses de governo, buscando aumentar seus poderes políticos, porém a renúncia é aceita, gerando mais um problema: os militares de direita não queriam a posse de seu vice, João Goulart pela identificação do mesmo com o trabalhismo de Getúlio Vargas. 
As crises são controladas e ele toma posse.
Ao tomar posse, Jango se vê diante de novas crises, o país esperava pela modernização e a estética norte-americana se fazia presente. 
Ele fortalece movimentos sindicais, estudantis e camponeses, anuncia reformas de base, porém adota uma postura política que busca ser independente das potências da Guerra Fria e chega a iniciar uma aproximação com a URSS. Isso faz com que a direita e a população entrem em atrito com o governo, temendo a implantação do comunismo
O golpe aconteceu aos 31 de março de 1964. A ditadura brasileira foi marcada pela repressão, censura e tortura. As liberdades democráticas foram suspensas, a imprensa era duramente censurada.
A ideologia por trás do golpe estava ligada ao combate ao comunismo através de um governo forte e centralizado. A sociedade, de forma geral, apoiou o golpe, embora a memória oficial tenha se tornado uma memória de resistência ao regime.
Golpe militar de 1964
No momento em que os militares estabeleceram a ditadura, foi apenas a consolidação dos anseios das classes médias e das elites que temiam a “ameaça comunista”, ideia adquirida pela aproximação com os Estados Unidos.
O momento de maior repressão na ditadura brasileira se deu quando o presidente Costa e Silva assinou o Ato Constitucional Nº 5 (AI-5), que garantia o poder de cassar mandatos políticos, decretar o recesso do Congresso, impor estado de sítio e suspender as garantias individuais.
Nessa aula, você:
Deu-se conta de como as potências mundiais, EUA e URSS, exerceram sua política externa em relação aos países sobre suas esferas de interesse.
Relacionou a importância dos EUA com o Golpe militar ocorrido no Brasil em 1964.
POLÍTICA EXTERNA NORTE-AMERICANA E SOVIÉTICA
CRISE DOS MÍSSEIS
1. Por que a chamada Crise dos Mísseis é considerada um momento marcante na Guerra Fria?
* De fato, a Crise dos Mísseis (Outubro de 1962), dá um novo encaminhamento à Guerra Fria. Com a disposição dos mísseis nucleares soviéticos, no território cubano, apresentando real ameaça ao território americano, percebeu-se que o mundo podia se encaminhar para a III Guerra Mundial; mas agora, com potência nuclear, o que devastaria de forma absurda a população mundial e o próprio planeta. A partir daí, uma série de acordos (entre eles o PlanoSALT) levaram a Guerra Fria a um momento de coexistência pacífica - ou Détente - e manteve-me assim até fins dos anos `80.
ARMAMENTO NUCLEAR
1. Por que as armas nucleares não foram usadas na Guerra Fria?
* O medo trazido pela corrida armamentista fez com que surgissem iniciativas de paz diretamente contrárias às armas nucleares por todo o mundo. Durante a Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética usaram a intervenção em outros países para afirmar seu poder militar e político, mas não através de armamento nuclear. Porém, ambas as potências da Guerra Fria utilizaram da espionagem e até do terrorismo para afirmar seu poder político perante a outra. Assim, a busca de novas áreas de influência se caracterizava como crescimento nas relações econômicas dos Estados Unidos e da União Soviética. Não esqueçamos que o fato de não se usar armamento nuclear não significa que nos países onde houve ¿confronto direto pela influência¿ (como Vietnã, por exemplo), a guerra tenha sido pouco violenta.
DETENTE
1. O que foi a "Detente"?
* A palavra francesa "dètente" significa "relaxamanto" (no sentido de "diminuição da tensão"...). Mas é utilizada como um período da Guerra Fria, a partir da chamada "Crise dos Mísseis" (1965) até seu final (dissolução da URSS, 1991). De 1945 (fim da Segunda Guerra Mundial e, portanto, início da Bipolaridade EUA x URSS) até o meado dos anos 60, a Guerra Fria viveu seu período mais intenso, com risco real de um enfrentamento nuclear. Se de fato ocorresse, poderia eliminar a maioria da população do planeta, e a condição de vida no mesmo. Por este motivo, percebeu-se que deveria haver cuidados neste sentido, como a diminuição da "corrida armamentista", diminuindo o risco de tal desastre. A Dètente tem seu maior registro na assinatura do Acordo assinado por Reagan (EUA) e Gorbatchev (URSS), em 1987.
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL: GOLPE CIVIL-MILITAR
FIM DO GOVERNO DE JOÃO GOULART
1. João Goulart (Jango) levou o Brasil a ser alinhado à URSS, o que o fez ser derrubado do poder?
* João Goulart, do Partido Trabalhista (herdeiro de Vargas) foi eleito como Vice-presidente (estes cargos eram eleitos independentemente) de Jânio Quadros, da UDN (partido historicamente ligado a interesses latifundiários e empresariais) em 1961. Como o presidente ficou apenas 7 meses no poder, Jango assume a presidência, dando enfoque completamente novo o governo: fortalecendo movimentos sindicais, estudantis e camponeses; anunciando reforma de base e até aproximando-se da URSS (embora não ¿alinhando-se¿, especificamente). Isso foi o suficiente, por estarmos no momento mais intenso da Guerra Fria, para que setores conservadores, e grande parte da sociedade em geral, temendo a implantação do socialismo no país, apoiassem sua derrubada do poder.
REGIME MILITAR E DITADURA
1. A Ditadura Militar foi apoiada pelos EUA?
*O Regime Militar no Brasil (1964 - 1984) teve claras influências dos EUA. Não só aqui, mas em vários países da América Latina (como Chile, Argentina...) era fundamental para os Estados Unidos que não houvesse risco de nações aderindo ao socialismo, como acontecera com Cuba (a partir de 1959). Lembremos que estamos no período da Guerra Fria e é fundamental manter os países alinhados os Liberalismo-Capitalismo, em enfrentamento ao Socialismo da URSS. E, como em toda ditadura, seja ela Capitalista ou no Socialismo (que historicamente só existiu como ditadura, na URSS, em Cuba, na Coreia do Norte...), há controle, repressão e violência por parte do Estado. Porém, ainda que não se negue tais característica em nosso país, naquele período, hoje já não é mais unanimidade chamar de "Ditadura Militar", já que havia um Poder Legislativo eleito diretamente pelo voto, ainda que a Presidência da República o fosse indiretamente. 
 A QUEDA DE JOÃO GOULART
1. Quais os motivos que levaram a queda de João Goulart?
* Parte das Forças Armadas e da sociedade civil viam com desconfiança o governo João Goulart por considera-lo o herdeiro político de Getúlio Vargas. Também contribuía para essa desconfiança o fato de Goulart ter feito sua carreira política com o apoio dos sindicados e dos trabalhadores o que poderia significar que havia, no governo, um defensor dos trabalhadores e, portanto, um possível inimigo do capital e do capitalismo. João Goulart, como todos os presidentes depois de JK, tinha uma grande divida externa para administrar, mas não contou com o apoio dos EUA devido a sua resistência em apoiar a invasão de Cuba pelos Estados Unidos. João Goulart elaborou um programa de reformas a que chamou de Reformas de Base, entre as quais figurava a Reforma Agraria, o que contrariava bastante os proprietários de terras. Sem apoio dos partidos de centro-direita, Goulart voltou-se para os partidos de esquerda que começam a radicalizar o seu discurso pregando, inclusive, ¿reforma agraria na Lei ou na marra¿, isto e¿, ou se mudava a Constituição para permitir que terras desapropriada pudessem ser pagas com títulos do governo ou a Reforma Agraria sairia por meio de lutas. Desde que tomou posse, em 1961, teve início um movimento conspiratório envolvendo empresários de diversos setores e militares. Organizações como o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) e o Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD) foram criados para fazer propaganda contra o governo e financiar a eleição de políticos contrários a Goulart. Dentre essa propaganda, havia aquela de que estava em marcha um golpe de Estado para implantar no Brasil um regime socialista. A radicalização de esquerda também contribuía para essa propaganda, com constantes greves de diversas categorias profissionais. Esse clima levou grande parte da sociedade brasileira a considerar que a situação havia fugido de controle e alguma coisa precisava ser feita. Logo se começa a pedir a intervenção das Forcas Armadas, o que aconteceu no dia 31 de marco de 1964.
1.Como foi visto em aula, "Os Estados Unidos, desde 1823, com a doutrina Monroe defendiam a "América para os americanos", porém, com a Guerra Fria, tiveram que ampliar esse conceito". Selecione, entre as opções abaixo, aquela que explica a ampliação do confeito da doutrina Monroe:
*Os Estados Unidos ampliaram esse conceito e passam a intervir e depor governos de países americanos com tendências socialistas depois da Revolução Cubana, porque queriam afastar a disseminação do Socialismo pelas Américas.
2. A crise dos mísseis em Cuba (Outubro de 1962) representou o momento auge da Guerra Fria, sobretudo porque soviéticos e norte-americanos estiveram à ponto de deflagrem a III Guerra Mundial. Após contornada a crise iniciou-se o período conhecido por détente ou...
* coexistência pacífica.
3. Rocky Balboa (Sylvester Stalone) está frente a frente com o seu maior mortal adversário: o soviético Ivan Drago (Dolph Lundgren), um atleta desenvolvido pela cibernética soviética. Após a implacável destruição de seu treinador e amigo pessoal Apollo Creed (Carl Weathers), vencer Drago torna-se a grande obsessão de Rocky. Isto o leva até às estepes geladas da Sibéria, onde, sob condições extremas, Rocky treina intensivamente para a luta mais perigosa de sua vida (Site ADORO CINEMA, acerca do Filme ROCKY IV, 1985). A temática deste filme caracteriza bem o contexto da política externa dos EUA e da URSS: a Guerra Fria. Porém, em fins dos anos 60 e início dos 70, este confronto assume novas características: era o período da DETENTE. Sobre este período, podemos afirmar: Um período marcadamente de confrontos diplomáticos e culturais, em substituição dos bélicos. A esta relação denominamos:
* I - DETENTE é uma palavra francesa que significa distensão ou relaxamento.
II - DETENTE pode ser empregado para se referir a qualquer situação internacional em que nações que tem um relacionamento hostil passam a restabelecer relações diplomáticase culturais.
III - DETENTE é mais utilizado para referir-se a redução da tensão entre EUA e URSS durante a Guerra Fria, no final dos anos de 1960 e início de 1970.
4. A renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, deflagra uma grave crise político-institucional onde uma parte da alta oficialidade das Forças Armadas (considerados militares de direita) era contrária à posse do vice-presidente eleito João Goulart. Assinale, abaixo, a opção que melhor explica as razões para essa oposição militar à posse do vice-presidente da República, João Goulart.
* Os militares de direita não queriam a posse do vice-presidente João Goulart pela identificação do mesmo com o trabalhismo de Getúlio Vargas.
5. No final da década 1960 a Guerra Fria inicia um momento conhecido como Détente. Sobre este período podemos afirmar:
* Détente foi o período de relaxamento nas tensões entre Estados Unidos e URSS durante a Guerra Fria.
6. Em novembro de 1969, soviéticos e americanos iniciaram negociações sobre armamentos nucleares e em 1972 assinaram o SALT (Tratado de Limitação das Armas Estratégicas). Pelo SALT ficou definido que:
* Foram fixados os limites de mísseis intercontinentais americano e soviético.
7. A Guerra Fria continuou nos anos de 1960 e 1970 e os EUA nela atuaram por meio de apoio militar, financeiro e político a governos anticomunistas ou de intervenções diretas."
PURDY, Sean. Rupturas do consenso: 1960-1980. In: KARNAL, Leandro. História dos Estados Unidos. São Paulo: Contexto, 2008. 
Analise o trecho acima e identifique a alternativa correta.
* Inicialmente os Estados Unidos adotaram a "política da boa vizinhança", após a Revolução Cubana as intervenções se tornaram mais constantes e intensas.
8. A luta constante pela manutenção da hegemonia capitalista e socialista fez com que Estados Unidos e União Soviética criassem formas de exportar e manter seus modelos políticos e econômicos, utilizando planos de ajuda, quais foram eles?
* Plano Marshall e COMECON
	
	
	
	
Aula 5: Movimentos culturais (1960-1970)
Ao final desta aula, você será capaz de:
Esta unidade se dedica à abordagem dos principais movimentos culturais da década de 1960 e 1970 que influenciaram a juventude e de perceber os reflexos deles até os dias de hoje. Além disso, entender como se deu a produção cultural no contexto político da ditadura militar Brasileira.
Movimento Negro
Nos anos de 1950, nos Estados Unidos, ainda existia o apartheid.  
Os negros eram proibidos de frequentar lugares reservados para brancos, como bares e restaurantes. O fato de haver escolas somente para negros e lugares reservados para estes deixava claro a institucionalização do preconceito racial.
Um dos principais líderes dos direitos civis dos negros, em 1963, o reverendo King reuniu mais de 250 mil pessoas em Washington, onde proferiu seu mais famoso discurso, I have a Dream, no qual pregava a igualdade de direitos entre negros e brancos.
Martin Luther King foi assassinado em 1968 por um branco em Memphis, Tenessee.
MOVIMENTO HIPPIE: paz e amor
Mais do que um estilo, este é um movimento extremamente politizado em suas origens. Pregavam contra as armas nucleares, a Guerra do Vietnã e eram favoráveis à paz mundial e ao amor livre.
As palavras de ordem: “Make love not war” (faça amor e não a guerra) marcou o movimento que ficou também caracterizado pela estilização das roupas, utilização de flores e pelas cores fortes. O símbolo do movimento passou a significar “paz e amor”.
Movimento Feminista
O movimento feminista remonta ao século XIX, primeiro, com o envolvimento das mulheres na abolição da escravidão. Depois, com a luta pelo voto.
O pós-guerra, nos anos 50, marcou a grande virada das feministas. Sutiãs foram queimados, as mulheres passaram a adotar novas maneiras de vestir. A estilista Mary Quant inventou a minissaia, surgiram as primeiras pílulas anticoncepcionais, as mulheres passaram a participar do mercado de trabalho.
Maio de 1968
O ano de 1968 foi marcado por grandes manifestações em todo o mundo. Em maio de 68, na França, os jovens foram às ruas reivindicando liberdade de expressão e direitos trabalhistas.
Cena do filme "Acossado", de Godard; ao fundo se lê: "viver perigosamente...até o fim"
A Juventude nas ruas
No mundo todo, a censura gerava protestos. 
Na Europa, a proibição de exibir filmes e as manifestações conservadoras contra as demais formas de cultura, como o teatro e a literatura, acabaram gerando uma série de manifestações. 
Na América Latina, boa parte dos países vivia sob o regime militar. Estados Unidos e União Soviética viviam a Guerra Fria, o que acirrava as tensões mundiais e legitimava o controle do Estado sobre os meios de comunicação.
Liberdade de Imprensa
A censura dirigia sua atenção, sobretudo para os jornais. 
A constante vigilância provocou a proliferação dos panfletos e jornais clandestinos que, por não estarem sujeitos ao crivo do Estado, denunciavam a violência, a corrupção, os desaparecimentos e prisões, além de exigirem mudanças urgentes no regime e nas Constituições que os legitimavam.
Grandes mudanças
Os movimentos culturais deram base à diversas mudanças importantes nas sociedades contemporâneas:
- Diretos iguais, independente da etnia e do gênero;  
- Primeiras manifestações contra guerras e armas nucleares;  
- Conquistas de direitos trabalhistas.
Ditadura Militar e repressão no Brasil
No Brasil, como vimos na aula passada, o período foi marcado pelo golpe civil-militar a João Goulart e a instauração da ditadura militar que se estendeu até 1985. 
Embora iniciada em 1964, o recrudescimento da ditadura aconteceu em 1968 com O Ato Institucional Nº 5, ou simplesmente AI 5, que entrou em vigor em 13 de dezembro de 1968.
A ditadura militar brasileira ficou marcada pela censura aos meios de comunicação, além da tortura utilizada como ação do Estado sobre presos políticos.
Cultura brasileira: Cinema / Teatro / Música
As décadas de 1960 e 1970 foram um momento fértil para o surgimento de vários movimentos artísticos e culturais que transformaram as concepções estéticas vigentes. Tal fato se deu no campo cinematográfico, teatral e musical.
Nos teatros eram encenadas peças baseadas nas novas concepções do Oficina e do Arena.
O Tropicalismo era cantado ao som das guitarras elétricas.
No cinema, dois movimentos marcaram a cinematografia nacional, no primeiro caso a mundial: o Cinema Novo e o Cinema Marginal.
Dica- Observe-se que, concomitantemente ao surgimento de manifestações esteticamente notáveis, como o Cinema Novo, o desenrolar da produção cultural brasileira nos anos 1960 deu-se em um contínuo processo de massificação do consumo de divertimentos que, de algum modo, foi capaz, inclusive, de abranger aquelas expressões com estéticas mais escandalizáveis para o momento.
 Tropicalismo
No ano de 1967, o movimento Tropicalista revolucionou a MPB aoromper com o tradicionalismo reinante na musica popular brasileira.
Entre seus participantes, desstacaran-se Caetano Veloso e Gilberto Gil, alem das cantoras Gal costa e Maria bethanha e do cantor compositor Tom Zé, da banda mutantes, e do maestro Rogerio Duprat.
Os tropicalistas incorporaram as composições elementos da cultura jovem mundial como o rock, a psicodelia e a guerra elétrica e produziram a antológica obra coletiva Tropicália ou Panis et Circensis. 
MOVIMENTOS CULTURAIS (1960-1970): NEGRO/HIPPIE/FEMINISTA/MAIO DE 1968
MAIO DE 1968
1. Por que foi tão importante o chamado ¿Maio de 1968¿?
*Durante as décadas de 1960 e 1970, eclodiram movimentos em diversos países, majoritariamente guiados pela juventude, que visavam mudanças comportamentais, a expansão dos direitos humanos, a derrubada de ditaduras e mesmo a luta contra o consumismo cada vez mais crescente na sociedade ocidental. Um deles foi o chamado ¿Maio de `68¿: houve simultaneidade do movimento em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil e nos EUA. Havia um desejo revolucionário e uma ânsia de libertação pessoal e individual das estruturas dosistema. A rebelião estudantil toma a forma de uma renovação cultural e o ano de 1968 é considerado um marco da grande recusa à tudo, com uma exigência de transformação de valores.
MOVIMENTO NEGRO NOS EUA
1. Luther King e Malcolm X participaram do mesmo Movimento Social nos EUA?
*De certa forma, ambos estavam inseridos na chamada Luta pelos Direitos Civis, contextualizado nos Movimentos Sociais, que eclodiram no mundo, a partir da década de 60. Lembremos que o "racismo" nos EUA constituíram-se através de entraves legais, como a proibição de estudar na mesmas escolas, usar mesmos transportes públicos... Porém, o caminho que escolheram para alcançar tais direitos, foi diretamente oposto; e não se pode negar a influência religiosa de cada um deles neste processo. Enquanto Martin Luther King Jr., sendo Cristão Protestante, defendia uma resistência pacífica, sem utilização de armas, e a igualdade entre brancos e negros; Malcolm X, Muçulmano, defendia (pelo menos durante maior parte de sua militância política) um enfrentamento direto, com uso de armas se necessário, para se criar um "Estado Autônomo para Negros", que proibiria a entrada de brancos (e isso, dento dos EUA). Ambos foram assassinados! Mas parece que "o sonho de Luther King" teve maior repercussão...
OS MOVIMENTOS DE MAIO DE 1968
1. O que foram os movimentos de maio de 1968 e qual a sua importância?
*Os movimentos de maio de 1968 podem ser considerados como uma onda de movimentos estudantis que varreram o mundo. Foi um fenômeno de massa em vários países, cada um com sua especificidade, sua particularidade, mas como que ligados, entre si, pela razão de ser um movimento internacional contra os rumos da sociedade ocidental dos pós II Guerra Mundial. Foram reprimidos em todos os países, não conquistaram o que queriam, mas foram extremamente importantes porque conseguiram ocupar espaços na sociedade criando novas ideologias, simbologias e lutas que continuam nos dias de hoje: o feminismo, a liberdade sexual, a critica as instituições, a ecologia e, sobretudo, uma cultura própria.
CULTURA BRASILEIRA: CINEMA / TEATRO / MÚSICA
CULTURA NO BRASIL (ANOS 60)
1. Enquanto a Guerra Fria iniciava seu período de Détente, o que acontecia no Brasil?
*Durante os Anos `60, além da crise política (renúncia de Jânio Quadros em 1961; João Goular sendo derrubado em 1964), o país - como grande parte do mundo ocidental, vivia um período marcado por mudanças e contestações da ordem. No Brasil, o debate sobre a Reforma Agrária, por exemplo, ganha espaço e a atuação da UNE discutia questões de relevância nacional, no âmbito da Educação. Também nesta área, Paulo Freire ganhou destaque com a tomada da consciência da situação social vivida pelos analfabetos, buscando uma alfabetização mais democrática. Pensava-se na construção de uma cultura nacional, popular e democrática.
A MUSICA COMO RESISTÊNCIA AO REGIME MILITAR
1. Como a música ajudou a construir a resistência ao regime militar?
* A partir dos festivais de música popular, o Brasil assistiu a uma onda de criatividade artística nunca vista. Em praticamente uma década, surgiram compositores que, ainda hoje, passados quase cinquenta anos, fazem sucesso e são lembrados. Apesar da censura e da perseguição, a produção musical era tanta que muita coisa passava desapercebida dos censores, mas era percebida por uma camada da população engajada na resistência não armada, mas através das poucas coisas que o regime lhe deixava, como o voto para vereador, deputado, senador. E a música dita de protesto como que funcionava como um idioma comum, um idioma que so os que percebiam a mensagem das letras, entendiam. A música, através de seus compositores, fez nascer novos líderes, em substituição daqueles que estavam presos, mortos ou exilados. Essa a resistência que as músicas daquela época, das décadas de 1960 e 1970, ajudaram a construir.
DITADURA MILITAR E REPRESSÃO NO BRASIL 
RADICALIZACÃO E REPRESSÃO
1. O que provocou a escalada da repressão durante a ditadura civil-militar no Brasil?
*O general Castelo Branco, primeiro presidente da ditadura civil-militar instalada no Brasil em 1964, pretendia devolver o poder aos civis ao final do seu mandato, em 1967. Em 28 de marco de 1968, um protesto de estudantes contra a ditadura militar foi reprimido pela polícia. Os estudantes se refugiaram no restaurante Central dos Estudantes, no centro da cidade do Rio de Janeiro, conhecido como Calabouço por se localizar em um lugar que teria sido a cadeia pública nos tempos coloniais. Dali, revidaram o ataque da polícia com pedras. A polícia invadiu o restaurante e, no confronto que se seguiu, o estudante secundário Edson Luís de Lima Souto, nascido no Para, foi assassinado com um tiro a queima roupa desferido por um policial militar. Outras pessoas também foram vítimas de tiros da polícia nessa ocasião. Com receio de os policiais sumissem com o corpo, os estudantes levaram-no, em passeata, para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, onde foi velado. A partir daí, inaugura-se um ciclo de protestos e passeatas em todo o pais, sempre envolvendo estudantes, população e forças da Policia Militar. No dia 2 de setembro de 1968, o deputado federal Marcio Moreira Alves profere um discurso na Câmara dos Deputados criticando o governo, denunciando torturas e pregando o boicote as comemorações do 7 de setembro. Esse discurso e¿ considerado uma afronta pelo governo que pede ao Supremo Tribunal Federal que processe o deputado. Por entender que este havia agido em pleno exercício de suas funções constitucionais, o STF passou o assunto para a Câmara dos Deputados que, em sessão de 12 de dezembro do mesmo ano, negou licença para que o governo processasse o deputado. No dia seguinte, era assinado o Ato Institucional número 5 (AI-5) que fecharia o Congresso Nacional por aproximadamente um ano.
REGIME MILITAR
1. Como funcionava a CENSURA durante o Período Militar no Brasil?
* A liberdade de imprensa é reconhecidamente uma marca importante das Democracias. Assim, quanto maior liberdade, maior condição de desenvolvimento e atuação da cidadania. Por isso, quando há "censura", há enfraquecimento da Democracia. Foi o que aconteceu no Brasil, especialmente no período após a queda de João Goulart (1964) e, especialmente após 1968, com o Ato Institucional Nº05 (AI-5), que oficializou o controle quase absoluto do Regime. Nas Emissoras de Rádio e TV, nas Editoras, nos Teatros, nas Universidades... havia o controle do que se produzia, através da análise dos Sensores (responsáveis para verificar o que se falava/produzia a favor ou contra o Governo Federal). Com isso, houve prisões, exílio... E muita "resistência cultural", através da música, das peças teatrais, que tentavam "furar o bloqueio". Este processo apenas foi minimizado a partir de meados dos anos 70, quando todo o Regime começa a dar sinais de enfraquecimento. Curioso é perceber que muitos que chegaram ao poder posteriormente a este período, e que se afirmam "perseguidos e calados" durante aquele momento, também promovem leis que diminuem a liberdade de imprensa e/ou determinam que o financiamento cultural deve servir apenas a quem favorece as políticas governamentais (como aconteceu com a Lei Ruanet, especialmente de 2003 a 2015).
1. Sobre os anos 1960 no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
* tratou-se de um movimento extremamente politizado que se colocou contrário às armas nucleares e à Guerra do Vietnã.
2. Sobre o movimento Hippie é correto afirmar que:
* tratou-se de um movimento extremamente politizado que se colocou contrário às armas nucleares e à Guerra do Vietnã. 
3. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor apresenta o nome de um importante líder do movimento negro norte-americano:
* Martin Luther King
4. "Pois se divórcio, nascimentos ilegítimos e o aumento de famílias com um só dos pais (isto é, esmagadoramente de mães solteiras) indicavam uma crise na relação entre os sexos, o aumento de uma cultura juvenil específica, e extraordinariamente forte, indicava uma profundamudança na relação entre as gerações."
HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.317 
De acordo com o trecho citado identifique a alternativa correta em relação aos movimentos culturais das décadas de 1960 e 1970.
* Aconteceram por todas as partes do mundo demonstrando a insatisfação de classes e grupos sociais diversos, frente aos acontecimentos da Guerra Fria.
5. Ao longo da década de 1950, a sociedade norte-americana era marcada pela existência de um regime social de Apartheid. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor define esse regime.
* O apartheid foi caracterizado pela drástica limitação dos direitos civis dos negros, como o direito de ir e vir, como exemplo, podemos citar a proibição da população negra de frequentar alguns lugares como bares e restaurantes.
6. Durante as décadas de 1960 e 1970, eclodiram movimentos em diversos países, majoritariamente guiados pela juventude, que visavam mudanças comportamentais, a expansão dos direitos humanos, a derrubada de ditaduras e mesmo a luta contra o consumismo cada vez mais crescente na sociedade ocidental. São exemplos desses movimentos, EXCETO:
*o movimento negro. Maio de 68, o tropicalismo, o movimento feminista EXCETO o expressionismo. 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
7. Podemos citar como movimentos artísticos e culturais brasileiros das décadas de 1950 a 70, EXCETO:
*cinema novo , tropicalismo, teatro de arena , teatro oficina EXCETO a 1 fase de modernismo
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
8. A respeito da sociedade norte-americana nos anos 1950, julgue as afirmativas abaixo:
 II. A sociedade norte-americana era profundamente marcada pela desigualdade racial, presente, por exemplo, em espaços reservados para negros e brancos, separadamente. 
III. Nos EUA dos anos 1950/60, Martin Luther King se tornou símbolo da luta pela iguadade de direitos entre negros e brancos. Está(ão) correta(s):
---------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------
1.Depois da Segunda Guerra Mundial, o mundo passa por uma nova ordenação das relações internacionais. Estados Unidos da América e União Soviética se consolidam como superpotências. Sobre a nova ordem internacional, assinale a alternativa incorreta
	
	
	
	
	
	
	
	Depois da Segunda Guerra Mundial, o mundo passa por uma nova ordenação das relações internacionais. Estados Unidos da América e União Soviética se consolidam como superpotências. Sobre a nova ordem internacional, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	Depois da Segunda Guerra Mundial, o mundo passa por uma nova ordenação das relações internacionais. Estados Unidos da América e União Soviética se consolidam como superpotências. Sobre a nova ordem internacional, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	Depois da Segunda Guerra Mundial, o mundo passa por uma nova ordenação das relações internacionais. Estados Unidos da América e União Soviética se consolidam como superpotências. Sobre a nova ordem internacional, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	Depois da Segunda Guerra Mundial, o mundo passa por uma nova ordenação das relações internacionais. Estados Unidos da América e União Soviética se consolidam como superpotências. Sobre a nova ordem internacional, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	Depois da Segunda Guerra Mundial, o mundo passa por uma nova ordenação das relações internacionais. Estados Unidos da América e União Soviética se consolidam como superpotências. Sobre a nova ordem internacional, assinale a alternativa incorreta.
	
	
		2.
2.
	
	
A Conferência de Potsdam realizada em julho de 1945 que reuniu EUA, Grã-Bretanha e URSS:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	decidiu pelo fim da fabricação de armas na Alemanha.
	
	
	decidiu pelos acordos de paz entre a os países envolvidos na guerra e a Alemanha.
	
	
	a decidiu pela reconstrução dos territórios europeus afetados pela guerra.
	
	
	decidiu o futuro do território da Alemanha, após sua rendição.
	
	
	decidiu pelo bloqueio econômico dos países capitalistas à Alemanha
	
	
		3.
		É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal do mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de Paz." (Plano Marshall). O Plano Marshall se constituiu:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	num projeto de ajuda industrial aos países da América Latina.
	
	
	num dos meios de penetração dos capitais norte-americanos nas economias europeias.
	
	
	num importante instrumento de expansão do comunismo na Europa.
	
	
	na definição da política externa isolacionista dos EUA, paralela à montagem do complexo industrial militar.
	
	
	na principal meta da política externa norte-americana, que era pacificar o Extremo Oriente.
	
	
		4.
		A revista semanal alemã Der Spiegel informou na sua edição deste fim de semana que Joachim Gauck [presidente da Alemanha] já comunicou ao Kremlin que não viajar ao país em fevereiro do ano que vem. A decisão foi entendida como protesto contra as violações de direitos humanos e práticas anti-democráticas do governo do país, o que não foi confirmado oficialmente pelo escritório do presidente (Revista EXAME.com, 08/12/13). Não é novidade o confronto entre Rússia e os países do Ocidente. Embora minimizados desde o início dos anos 90, sabemos que sua origem está no fim da Segunda Guerra Mundial, e início da Guerra Fria. Naquele contexto, Alianças Militares foram estabelecidas: OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e Pacto de Varsóvia. Sobre estas alianças, podemos afirmar:
I - Ambas foram promovidas pelos EUA e tinham como objetivo impedir avanço do socialismo.
II - Ambas foram promovidas pela URSS e tinham como objetivo impedir o avanço do capitalismo.
III - Enquanto a OTAN (liderada pelos EUA) visava apoiar os países liberais/capitalistas da Europa, o Pacto de Varsóvia (liderado pela URSS) fazia o mesmo com os países socialistas.
		Quest.: 4
	
	
	
	
	II e III são verdadeiras
	
	
	Todas são falsas
	
	
	Somente I é verdadeira
	
	
	Somente II é verdadeira
	
	
	Somente III é verdadeira
	
	
		5.
		Durante a Guerra Fria, a URSS tentou expandir o modelo socialista pelo mundo, porém, o socialismo se apresentou de formas diferentes para as nações que o adotaram. Assinale, nas opções abaixo, aquela que melhor explica a razão da diferenciação de modelos de socialismo adotada por alguns dos países citados.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Guatemala e El Salvador tiveram que adaptar o socialismo às suas condições devido à forte oposição das suas populações à implantação desse regime.
	
	
	Alguns países, como o Chile, adotaram o socialismo não terem opção para adotar qualquer outro regime, mas não concordavam com a falta de liberdade individual e política que o modelo soviético exigia.
	
	
	Países como Cuba, China e Vietnam, adotaram o socialismo por inspirações diferentes e, mesmo sob a supervisão soviética, administraram seu regime de forma diferente.
	
	
	Por se negar a seguir as orientações da URSS, o socialismo cubano acabou fracassando por teimosia dos seus dirigentes e aderindo ao capitalismo sendo hoje uma das ilhas mais prósperas do Caribe.
	
	
	Em países como a Argentina e Uruguai, o socialismo teve que se mesclar de nuances capitalistas para não contrariar às classes dirigentes desses países.
	
	
		6.
		Identifique a alternativa que corresponde à proposta soviética para a China frente a possibilidade de um governo comunista no país.
		Quest.: 6
	
	
	
	
	A URSS negou apoio à China e não se comprometeu em apoiá-la no futuro.
	
	
	A

Outros materiais