Buscar

TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Daniele Batista da Silva Portela
Trabalho da disciplina Comunicação nas Organizações 
(NPG0006/2618154) 9002,
 Tutor: Prof. Celso Bruno Faria
Biblioteca da Universidade Estácio de Sá
2017
Estudo de Caso:
COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Thomas Green: Poder, Política Interna e uma Carreira em Crise
REFERÊNCIA: SASSER, W.E.; BECKAHM, H. Thomas Green: Poder, Política Interna e uma Carreira em Crise. Harvard Business School, 210-P03, 01 de maio de 2008.
O estudo de caso relata a trajetória de Thomas Green, funcionário da empresa Dynamic Displays, Thomas nasceu em 1979, na Geórgia e durante a Universidade, trabalhou em um armazém e lavava carros, enquanto estudava para obter o Bacharel em Economia. Seu primeiro trabalho integral foi de vendedor na National Business Solution em Atlanta. Em março de 2007 foi recrutado pela Dynamic Displays, como gerente de Contas na região Sudeste, para ele, a companhia oferecia uma grande oportunidade de acelerar seu crescimento para posições executivas.
Nos primeiros quatro meses como gerente de contas, Green surpreendeu a todos na empresa. Ele queria mais que um cargo de gerente de contas, queria ser notado imediatamente. Em julho de 2007, Green participou de uma semana inteira de treinamento na matriz, tendo a oportunidade de conhecer Shannon McDonald, Vice-presidente da Divisão, e Mary Jacobs, Diretora Nacional de Vendas. McDonald e Green já haviam frequentado a mesma universidade, foi uma empatia imediata. Os dois tiveram vários encontros e no final da semana Green soube que havia uma vaga para um especialista sênior de mercado e posicionou-se, como candidato à posição. No mês seguinte, McDonald concordou que ele havia em pouco tempo conseguido desenvolver ideias inusitadas sobre o mercado e promoveu-o para a posição de especialista sênior de Mercado. McDonald tinha algumas restrições quanto a inexperiência de Green como gestor.e orientou que ele agora passaria a pensar não só estrategicamente, mas também taticamente, coordenando suas ações em diferentes áreas e níveis da companhia, buscando a orientação de gestores mais experientes. 
A promoção foi um avanço significativo para Green, que tinha 28 anos e agora seu salário era de U$125mil, uma progressão de 50% sobre seu salário anterior. Os especialistas seniores de Mercado eram responsáveis por identificar tendências na indústria, avaliar novas oportunidades de negócio e definir metas de vendas, além de desenvolver estratégias gerais de mercado e específicas para clientes, ajudando os gerentes de conta a obterem suas vendas. Green agora supervisionava os dois especialistas de mercado da região e reportava-se a Frank Davis, diretor de Marketing, que havia sido recentemente promovido da posição que Green tinha acabado de assumir. McDonald falou para Green que ele estaria lidando com uma situação delicada com relação ao Frank Davis, pois Frank esperava poder ter escolhido o novo especialista sênior de mercado, que não seria Green.
Em 8 de outubro, Green participou do Plano de Metas de 2008, onde Davis apresentou as projeções de vendas para o ano seguinte. Mas Davis definiu metas de vendas irreiais para Green, metas que seriam impossíveis de alcançar, Green manifestou a sua preocupação com essas metas, deixando Davis desgostoso com sua manifestação pública de oposição durante a reunião. Ele achava que Green tinha uma perspectiva muito conservadora e estava apenas preocupado com a meta de vendas. Em 15 de outubro de 2007, Green encontrou-se com Davis para discutir seu desempenho até aquele momento e ficou surpreso, pois Davis havia preparado uma lista de problemas encontrados no seu trabalho durante seu primeiro mês na nova posição. Os dois ficaram por horas discutindo vários indicentes e buscando uma forma de amenizar a situação. 
Três meses depois, Green encontrou-se com o diretor nacional de vendas e o diretor de desenvolvimento de softwares, ele tinha seu foco no desenvolvimento de um novo software que possibilitasse incrementar e promover vendas cruzadas, ele investiu quase três meses trabalhando de forma independente no projeto de software especial e viajando para encontrar-se com especialistas de mercado e vários clientes. Durante este período, Green evitava qualquer interação com Davis. 
Em 28 de janeiro de 2008, Davis conduziu outra avaliação de desempenho com Green, concentrando-se nas contínuas deficiências de Green quanto ao seu trabalho e a sua atitude, após a reunião, Davis enviou um e-mail para McDonald, Green não foi copiado nesta mensagem, mas alguém lhe enviou uma cópia para seu e-mail pessoal. McDonald enviou um e-mail para Green querendo receber as considerações dele sobre o seu desempenho e saber as ações que demandavam melhorias. 
Green reconhecia que não havia dedicado muita atenção às políticas internas da companhia quando aceitou a promoção, ele havia se preocupado com a atividade e em atender às expectativas de McDonald e depois parecia que não possuía mais aliados na empresa, mas este não era o melhor momento para ele ficar sem emprego, o ano de 2008 parecia prometer muito estresse para Thomas Green, neste momento ele percebeu que não era mais protegido por McDonald e teria que procurar um novo emprego ou tomar decisões que o mantivesse naquela empresa.
Através da leitura desse estudo de caso, cheguei à conclusão que Green deveria ter se esforçado mais em seu novo cargo, para tentar se adaptar as novas regras e metas que foram definidas para ele. Ele havia dado muita atenção a McDonald, esquecendo-se das políticas internas da empresa. Faltou comunicação entre Davis e Green, pois Green estava sempre evitando encontrar e interagir com ele, portanto os conflitos foram ficando ainda maiores e mais difíceis de serem resolvidos, por falta de comunicação, se Green tivesse disposto a resolver os problemas se comunicando mais com Davis, antes de expor durante a reunião que Davis estaria lhe dando metas impossíveis, não teria chegado a este ponto. No final, ele acabou deixando de ser protegido por McDonald, por conta das suas atitudes no trabalho e a partir daquele momento ele percebeu que teria que tomar serias decisões de mudança ou buscar um novo emprego.
	
3

Outros materiais