Buscar

Importância das Relações Interpessoais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A IMPOTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NAS ORGANIZAÇÕES
Macapá-AP
2017 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPÁ
Acadêmicos:
Claudia Marcela Morreira De Almeida
Lucas Estefano Sales Sá
Maria Erondina Gomes Lima
Nádia Fabricia De Souza Marinho
Regiane Pereira Trindade
SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA E RELAÇÕES HUMANAS 
Seminário apresentado na disciplina de Psicologia e relações humanas, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual do Amapá, sob orientação do Prof.ª Brígida Ticiane.
Macapá-AP 
2017
2
INTRODUÇÃO 
Dentro de uma empresa é comum que cada profissional, concentrado em suas atividades, perca a visão do conjunto. E com isso, as relações interpessoais podem não ser uma das melhores possíveis, tornando o clima organizacional negativo e o desalinhamento do trabalho. Para que esse tipo de problema não ocorra é preciso estimular as boas relações interpessoais, respeitando o limite de cada profissional.
RELAÇÃO- TRABALHO E SUJEITO 
O trabalho é a atividade por meio da qual o ser humano mantem sua própria existência. A ideia não é que o ser humano exista em função do trabalho, mas é por meio dele que produz os meios para manter-se vivo.
4
RELAÇÃO- TRABALHO E SUJEITO 
Para Freud, a atividade do homem caminha em duas direções: busca de ausência de sofrimento e desprazer, e de experiência intensa de prazer.
RELAÇÃO- TRABALHO E SUJEITO 
A atividade produtiva é resultado do uso da inteligência operária, que se manifesta no confronto entre o que é imposto pela organização do trabalho e as necessidades psíquicas do trabalhador.
ASPECTOS SOBRE AS EMOÇÕES E O AFETO NO TRABALHO 
É importante destacar que atualmente, as emoções e os sentimentos estão incluídos no cenário organizacional, refletindo a razão. Tais sentimentos são provocados por relações objetivas e reais entre os indivíduos inclusive no ambiente de trabalho.
ASPECTOS SOBRE AS EMOÇÕES E O AFETO NO TRABALHO 
Todos os dias experimentamos diversos estados emocionais e, alguns relacionados ao trabalho, contudo a raiva, o choro e a tristeza não devem ser transmitidos no contexto do trabalho.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: CONCEITOS E DEFINIÇÕES
Antropologicamente, o homem é um ser social. No decorrer de sua vida deve relacionar-se com semelhantes em todas as situações que envolvem relacionamentos. Isto vale desde o lado amoroso até o profissional, pois todos os relacionamentos possuem a mesma plataforma, que é a troca entre os homens, ou ainda a essência do relacionamento interpessoal.( CARLOS, 2012) 
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: CONCEITOS E DEFINIÇÕES
Max Weber, que elaborou o conceito sobre normas comportamentais e comportamentos sociais, dividindo-os em emocionais, tradicionais, sobre valores e sobre objetivos. 
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: CONCEITOS E DEFINIÇÕES
A questão dos relacionamentos interpessoais, e de sua inerente dimensão emocional, é crucial para a vida associada, pois são esses processos interativos que formam o conjunto de sistemas que a organizam. As condições em que ocorrem tais relacionamentos definem a forma de convivência entre os seres humanos, que são seres de relações, e destes com a natureza. Fazem a diferença entre sofrimento e bem estar e definem como a vida social é construída em seu cotidiano. (LEITÂO et al., 2006, p. 884)
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: CONCEITOS E DEFINIÇÕES
O psicólogo Kurt Lewin, concluiu que: “A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas sobretudo com a solidariedade de suas relações interpessoais”.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
“A vida no trabalho é composta de um cenário no qual atitudes, emoções e sentimentos de enorme diversidade são manifestados, reproduzindo a forma particular de cada indivíduo de lidar com a realidade” (CARVALHO, 2009, p.75).
Os fatores que mais influenciam no relacionamento interpessoal de acordo com Brondani (2010):
A pesquisa desenvolvida por Silva et al. (2007) apontam os fatores positivos e negativos que interferem o relacionamento interpessoal nas organizações.
Positivos: 
Liderança democrática ,diálogo, respeito, responsabilidade, assertividade, empatia, bom humor.
Negativos: 
Inveja, falta de diálogo, falta de respeito, liderança autoritária, diferenças salariais, e a competitividade.
CONFLITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO 
CONFLITO NO AMBIENTE DE TRABALHO 
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Conclui-se que o sucesso nas relações interpessoais no trabalho está relacionado ao respeito, à educação, profissionalismo, empatia, e valorização do individuo.
Nesse sentido, é de suma importância que cada individuo entenda que todos possuem uma história de vida, valores, e pontos de vistas distintos. Mas independente disso, e importante que todos compreendam que além da diversidade entre os indivíduos, as organizações empresariais giram em tono de um mesmo objetivo, e visam a eficácia no trabalho. 
 Nesse sentido, verifica-se que o final de tudo o que vale mesmo, é o respeito. 
PELA A SUA ATENÇÃO, OBRIGADO.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais