Buscar

Adm 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Adm. 1 
Verticalidade federativa 
Neste caso ainda que se reconheça uma posição de superioridade da união federal para com os ddemais entes não há constitucionalmente uma hierarquia em sede de subordinação devendo assim ser respeitada cada competencia direcionada a cada ente federativo, conforme artigos 21 ao 31 e correlatos. 
182, 184 ex. 
Órgãos públicos 
Art. 61 c com 64 – 48, xi, CF. 
Considerando a natureza de organismos despersonificados os órgãos públicos por via de regra são estruturas internas da administração publica e desempenho por uma relação de subordinação uma conexão finalística funcional entre Estado pessoa jurídica e agentes públicos pessoas físicas, em uma relação definida chamada teoria do órgão. 
Imputação volituva de vontade –justifica que o agente publico materializa uma vontade que não é dele, exerce uma vontade pelo vinculo funcional que não é dele, mas do estado. 
A dita teoria órgão se explica através da imputação volitiva de vontade , ou seja, a administração publica conectada aos seus agentes por força dos órgão públicos terá suas vontades concretizadas através de uma exercício funcional finalístico presente nas atribuições de cada agente. 
Criação, transformação e extinção dos órgãos. 
Respeitando os termos dos artigos 48, xi, cf e 61, §1, ii, “e”, cf , e 84, xi, á”, cf. a criação e extinção dos órgãos partirá da iniciativa da autoridade competente e surgira no mundo jurídico por força de lei. No entento após a ediação da emenda constitucional 32 de 2001, restou possivel alterar caracteristicamente o funcionamento de órgão públicos por via de decreto , desde de que não represente aumento de despesa ou criação e extinção efetiva ou similar. 
Correção da semana de aula 4 : 
Resposta: não há como prosperar a pretensão advinda do chefe do executivo em questão , pois embora seja competente formamelmente para faze – lo operou no presente caso vicio nesse sentido , lesionando diretamente os artigos 61 §1°, II, “e”, CF, e 84, VI, “a”, CF. Uma vez que para a aprovação de criação e extinção de órgãos públicos far seá necessária a edição lei e não decreto. A ssim, torna se nulo o ato normativo praticado padecendo a inesistencia jurídica.
Obs: capacidade jurídica ou processual extraordianaria. 
Capacidade e processual e orgão públicos 
Apezar da regra de ausência de personalidade jurídica dos orgão públicos o cenário jurisprudencial ( ministra eliane calmon ) defende em grau extraordinário que determinados orgão públicos de grandeza constitutiva e de prerrogativas constitucionais poderão defender se ativamente contra atos lesivos e ou de usurpação quanto a tais garantias legais , sendo recorrente a utilização do mandado de segurança como remédio constitucional. 
Agentes públicos 
8429/82 
A partir da conceituação dispositiva do artigo 2° da lei 8429/92 serão definidos enquanto agentes públicos de direito , aqueles que por força de um vinculo jurídico funcional , exercem função publica e estando ou não atrelado a cargo ou emprego publico. 
Cargo, emprego e função
Obs: a investidura em cargo ou emprego publico reputa ao agente publico o exercício de uma ou varias funções publicas , no entanto nem toda a legitimação para exercício de função publicas advém da investidura de cargo ou emprego publico a exemplo do que acontece mesários, jurados, conciliadores, estagiários na administração publica . 
Regimes jurídicos 
Em uma analise meramente superficial sobre o assunto convém destacar que na administração publica incidirá as pessoas juridicas de direito publico regime estatutário , enquanto que nas pessoas juridicas de direito privado regime celetista, respeitados ainda os casos de regime especial uma vez que lei especifica disponha sobre determinado cargo ou carreira. 
Administração publica indireta 
Decreto 200/67
 Senário típico e atípico de administração do estado. 
Senário típico pode ser absoluto ou administrativo 
Art.173, caput, cf . 
 Ler : lembrete : Art. 5, incisos - Do decreto 200/67 - art. 37, xix, cf. .	
A administração publica direta por força de seus entes federativos poderá para fins de atendimento do interesse publico valer se da descentralização para gerir de forma pontual ainda que indiretamente determinadas áreas de sua competencia constituindo a administração publica indireta nos seus cenários típicos e atípicos. No primeiro teremos a criação das autarquias ( típica absoluta ) que exercerão atividade administrativa tal qual a fazenda publica, fundações publicas ( típica relativa ), que vinda da iniciativa privada ou do estado exercerá atividade de cunho social , empresa publica ( capital 100% publico ), e sociedade de economia mista ( capital dominante majoritariamente publico ), sendo neste ultimo caso as entidades configuram o que o art. 173, CF entende por estado empresário. 
Autarquias : 
Tal entidade compromete se a prestação de atividade administrativa do estado a partir de sua criação por lei e a transferência de recursos patrimoniais, humanos e financeiros que passam a ser de sua titularidade para operacionalizar sua atuação finalística. 
Capital, patrimônio e pessoal. 
( lei 8112 )

Outros materiais