Buscar

AULA 1 PIAGET

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Psicologia da educação i – licenciaturas - ufla
Profa. Dra. Ellen de lima Souza
Dep. De educação
Grupo de pesquisa culturas infantis e pedagogias descolonizadoras
Editora revista associação brasileira de pesquisadores negros - abpn
Plano de disciplina
1 Apresentação do plano da disciplina - indicação referente ao histórico da psicologia da educação. Apresentação de Jean Piaget
2 Definições das etapas do desenvolvimento para Piaget – juízo moral na criança
3 Continuação definições das etapas do desenvolvimento para Piaget – juízo moral na criança
4 Piaget e as influências na atualidade
5 Apresentação de Vygotsky e a importância da linguagem para o autor
6 Processo sócio-histórico na teoria de Vygotsky
7 Continuação processo sócio-histórico na teoria de Vygotsky
8 Convergências e divergências entre Piaget e Vygotsky – orientação sobre trabalho pesquisa com respostas de crianças de 3 a 12 anos
9 Wallon apresentação do autor
10 Wallon e o materialismo dialético
Plano de disciplina
11 Apresentação do trabalho solicitado na aula 8
12 Continuação da apresentação do trabalho solicitado na aula 8
13 Relação entre pensamento, linguagem e a Educação Básica
14 Especificidades da criança brasileira
15 Continuação especificidades da criança brasileira
16 Prova
17 Avaliação da disciplina
Jean Piaget 
"O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram."
Um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia, Jean Piaget nasceu na cidade de  Neuchâtel (Suíça) em 9/08/1896 e morreu em 17/9/1980. Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem. Foi morar na cidade de Zurique em 1918, onde trabalhou num laboratório de psicologia e estagiou numa clínica de psiquiatria. Estudo psicopatologia na Universidade de Sorbonne na França.
Pesquisas 
Piaget fez pesquisas sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas e também com deficientes mentais. No ano de 1921 escreveu suas primeiras teorias pedagógicas. Foi diretor do Instituto Jean-Jacques Rousseau na Suíça e lecionou  psicologia infantil na Universidade de Genebra.
Estágios do desenvolvimento
Assimilação e acomodação
Com Piaget, ficou claro que as crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica. Essa inserção se dá mediante dois mecanismos: assimilação e acomodação.
O primeiro consiste em incorporar objetos do mundo exterior a esquemas mentais preexistentes. Por exemplo: a criança que tem a ideia mental de uma ave como animal voador, com penas e asas, ao observar um avestruz vai tentar assimilá-lo a um esquema que não corresponde totalmente ao conhecido. Já a acomodação se refere a modificações dos sistemas de assimilação por influência do mundo externo. Assim, depois de aprender que um avestruz não voa, a criança vai adaptar seu conceito "geral" de ave para incluir as que não voam. 
Estágios do desenvolvimento
Egocentrismo
Um conceito essencial da epistemologia genética é o egocentrismo, que explica o caráter mágico e pré-lógico do raciocínio infantil. A maturação do pensamento rumo ao domínio da lógica consiste num abandono gradual do egocentrismo. Com isso se adquire a noção de responsabilidade individual, indispensável para a autonomia moral da criança. 
4 estágios básicos
Sensório motor
O primeiro é o estágio sensório-motor, que vai até os 2 anos. Nessa fase, as crianças adquirem a capacidade de administrar seus reflexos básicos para que gerem ações prazerosas ou vantajosas. É um período anterior à linguagem, no qual o bebê desenvolve a percepção de si mesmo e dos objetos a sua volta. 
4 estágios básicos
Pré operacional
O estágio pré-operacional vai dos 2 aos 7 anos e se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. A criança continua egocêntrica e ainda não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar de outra pessoa. 
4 estágios básicos
Operações concretas
O estágio das operações concretas, dos 7 aos 11 ou 12 anos, tem como marca a aquisição da noção de reversibilidade das ações. Surge a lógica nos processos mentais e a 
habilidade de discriminar os objetos por similaridades e diferenças. A criança já pode dominar conceitos de tempo e número. 
4 estágios básicos
Operações formais
Por volta dos 12 anos começa o estágio das operações formais. Essa fase marca a entrada na idade adulta, em termos cognitivos. O adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo, o que o habilita à experimentação mental. Isso implica, entre outras coisas, relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses.
Estágios = etapas = degraus 
O juízo moral na criança
O autor se propõe compreender o JUÍZO moral da criança e não o comportamento moral das crianças de genebra – suíça. 
Cabe lembrar que regras morais são prescritas por adultos
Pesquisa envolveu a imagem que a criança faz de si (representação do mundo pela criança – texto indicado)
 
p. 24 – regras do jogo de bolinhas
Dois grupos de fenômeno quanto as regras:
A prática das regras, isto é a maneira pela qual as crianças de diferentes idades se aplicam efetivamente;
A consciência da regra, isto é, a maneira pela qual as criançasde diferentes idades apresentam o caráter obrigatório, sagrado ou decisório, a heteronomia ou autonomia inerente as regras do jogo
Relação entre a prática e a consciência que definem a natureza psicológica das realidades morais.
Interrogatório e resultados – exemplos práticos
As regras constituem uma realidade social (independente do individuo - durkheimen), transmitindo-se de geração em geração como um idioma. É claro que esses costumes são mais ou menos plásticos. As inovações individuais têm sucesso, tal como as inovações linguísticas, se atendem a uma necessidade geral e se são sancionadas pela coletividade. 
Piaget reconhece esse aspecto, mas isola e busca simplesmente:
jogos
Como os indivíduos se adaptam pouco a pouco a essas regras, como então observam a regra em função da sua idade e do seu desenvolvimento mental;
Que consciência tomam da regra, ou em outras palavras, que tipo de obrigação resultam para eles, sempre de acordo com as idades, do domínio progressivo da regra.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais