Buscar

Trabalho Gardner Bruna Meyer

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE – CEFID
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Nome: Bruna Meyer da Silva
Disciplina: Fundamentos da Educação - 1FUED NOTA:
Profª: Thais Silva Beltrame
Atividade: Perguntas sobre Gardner
	Com base na teoria proposta por Gardner responda as questões a seguir:
	Qual a linha teórica desse pensador (no que ele se baseou para formar sua teoria)?
Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas, que afirma que o nosso cérebro possui oito tipos de inteligência. E que todos têm tendências individuais (áreas de que gostam e em que são competentes) e que estas tendências podem ser englobadas nos diferentes tipos. Gardner ainda ressalta que a maioria das pessoas possui uma ou duas inteligências desenvolvidas. 
Cite as principais características da teoria.
Essas inteligências apresentam-se de duas formas: algumas pessoas nascem com elas, mas as experiências diárias também contribuem para o desenvolvimento de determinadas inteligências. Os tipos de inteligências são: lógico-matemática (capacidade de realizar operações numéricas e de fazer deduções); linguística (habilidade de aprender idiomas e de usar a fala e a escrita para atingir objetivos); espacial (disposição para reconhecer e manipular situações que envolvam apreensões visuais); físico-cinestésica (potencial para usar o corpo com o fim de resolver problemas ou fabricar produtos); interpessoal e intrapessoal (capacidade de entender e se relacionar bem com outras pessoas, e autoconhecimento); musical (aptidão para tocar, apreciar e compor padrões musicais); natural (reconhecer e classificar espécies da natureza); existencial (refletir sobre questões fundamentais da vida humana). 
Apresente como a teoria atua na aprendizagem infantil.
Esta teoria sugere que somos dotados não só de uma inteligência geral, mas de diversas inteligências, e essas podem se desenvolver se forem estimuladas pelo ambiente. Então, é essencial que a escola ofereça atividades que estimulem as múltiplas inteligências de seus alunos, e não se limite apenas a raciocínios verbais e lógicos. São necessários cada vez mais estímulos dessa variedade de inteligências humanas, respeitando os diferentes perfis intelectuais identificados desde a infância.

Outros materiais