Buscar

modelo de slides da edna para apresentação projeto (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
 
A AÇÃO DE LUCROS CESSANTES NAS PERÍCIAS UMA ABORDAGEM COM PONTOS DE SUA APLICAÇÃO
Caratinga
2017
*
*
FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
BILIGRAN HEMERICK ELLER
INARA JOSELLE FERREIRA SOBRINHO
JANAINA MAURA FERREIRA
ORIENTADOR: PROF. RODRIGO ANTONIO CHAVES DA SILVA
Caratinga
2017
*
*
FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Introdução: . 
De acordo com Alberto “A pericia contábil surgiu juntamente com a contabilidade e tem seus primeiros vestígios na antiga civilização do Egito e já com a sistematização dos conhecimentos jurídicos na Grécia antiga.Compreende-se que são muito antigas as manifestações de verificação sobre a verdade dos fatos relativos a contabilidade e a verificação já se manifestava entres os sumérios.¨ ALBERTO, Valder Luiz Palombo, Perícia Contábil. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 
Segundo Ornelas “ resumem-se no perito a competência técnica da sua especialidade, a experiência da função e as qualidades morais, formando um conjunto de requisitos que lhe darão a reputação necessária para ser preferido pelas partes interessadas e pelas autoridades judiciárias”. ORNELAS, Martinho Maurício Gomes de. Perícia Contábil. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 
CC -art. 402/403 “determina que, salvo as exceções expressamente previstas em lei, as perdas e danos devidas ao credor abrangem, além do que ele efetivamente perdeu, o que razoavelmente deixou de lucrar e, é justamente nessa parte final do dispositivo, que resta caracterizado o conceito dos danos emergentes e do lucro cessante. Ainda que a inexecução resulte de dolo do devedor, as perdas e danos só incluem os prejuízos efetivos e os lucros cessantes por efeito dela direto e imediato, sem prejuízo do disposto na lei processual".
A uma grande importância na presença de um profissional habilitado para averiguação da veracidade e para efetuar os cálculos que se exige em processo.
*
*
FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Problema:
Como as ações de lucros cessantes podem ser aplicadas na pericia contábil?
*
*
FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Hipótese:
É possível fazer abordagem geral a partir da literatura de lucros cessantes tal qual procedermos ao levantamento de metodologia de sua aplicação.
*
*
FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Marco teórico:
Levanta-se como marco teórico deste trabalho, a importância da perícia judicial de acordo com Francisco D´Áurea que declara que: ¨...é meio de prova admitido pela legislação ou parecer de entendido na matéria em julgamento em seu testemunho da existência e veracidade de coisas e fatos, e como parecer é a opinião autorizada de quem conhece a espécie considerada.¨
Também, quanto a Pericia e Lucro Cessante, destacamos o que LOPES DE SÁ declara: O laudo pericial deve quantificar ou determinar o valor do lucro cessante, evidenciando as causas e demonstrando com detalhes como ocorreu e em que ocorreu o dano sofrido.. Os cálculos de lucros cessantes dependem da natureza da formação dos lucros cessantes e daquela do impedimento, variando por conseguinte para cada fato”. 
*
*
FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Objetivo Geral:
Apresentar as ferramentas de lucros cessantes e as formas de aplicação na pericia contábil
.
Objetivo Específicos:
Identificar a importância do lucro cessante no contexto pericial.
Traçar uma estrutura geral de lucros cessantes e suas formas de aplicação na pericia contábil.
Abordar as operações de lucros cessantes e as abordagens na literatura geral.
*
*
FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Justificativa:
A perícia contábil judicial se faz necessária para esclarecimentos aos fatos contábeis que entrelaçam na justiça. Cabe a este profissional identificá-lo e realizá-lo, o que se exige deste um imenso grau de conhecimentos e fundamentos científicos. Mayer, Walter Cardoso 2014 Perícia Contábil e a Mensuração de lucros Cessantes.
De acordo ainda com Mayer “...a empresa tem que gerar seu lucro para poder sobreviver no mercado, e um dia perdido é um atraso para a vida empresarial. Nesses momentos, quando a empresa recorre ao judiciário para buscar seus direitos, a mesma vai querer agilidade no processo.” O profissional contador deve se preparar para buscar a melhor forma de solucionar os litígios e ter a convicção na execução do trabalho pericial contábil.
*
*
FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Metodologia:
O trabalho será de uma pesquisa bibliográfica com fundamentação teórica é realizada com objetivos de compreender, analisar e da interpretar o tema proposto e é desenvolvida a partir da leitura de livros, artigos e publicações sobre o referido assunto.
А pesquisa bibliográfica de acordo com Severino: “ é o passo inicial na construção efetiva de uma investigação ou estudo, onde é realizada uma investigação, por meio de documentos...”. Severino, A.J – Metodologia do trabalho cientifico, SP 2000 pg.39
Para realização desta pesquisa será necessária a utilização de pesquisa bibliográfica, pautada na revisão de literatura. “ Os livros de referência são aqueles que têm por objetivo possibilitar a rápida obtenção das informações requeridas, ou então a localização das obras que as contêm...” Gil, Antonio Carlos – Como elaborar Projetos de Pesquisas, Sp 2002 pgs.44
*
*
FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Referências:
* Código Civil – Art. 402 / 403
ALBERTO, Valder Luiz Palombo Alberto, Perícia Contábil. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2000.
SÁ, Antonio Lopes. Perícia Contábil. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2000.
ORNELAS, Martinho Maurício Gomes de. Perícia Contábil. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000.
D´Áurea, Francisco, Revisão e Pericia Contail,São Paulo, pg.21
Severino, A.J – Metodologia do trabalho cientifico, SP 2000 pg.39
” Gil, Antonio Carlos – Como elaborar Projetos de Pesquisas, Sp 2002 pgs.44/46
Mayer, Walter Cardoso – Perícia Contábil e a Mensuração de Lucros Cessantes,SC 2014

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes