Buscar

Direito Civil II Exercícios (Respostas)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário contextualizado:
1. Caso Concreto 1
Da leitura do material didático, autor Flávio Tartuce, p. 03-39, responda:
É correto afirmar que as normas de Direito Obrigacional são hoje as que mais se aplicam com frequência? Explique sua resposta.
Pelo fato do direito obrigacional ter uma grande importância, uma vez que tem uma ampla abrangência e suas regras e institutos se aplicam não somente ao direito civil, mas também a outras áreas do direito como, o direito do consumidor, empresário entre outros.
Os princípios da eticidade e da socialidade se aplicam ao direito obrigacional? Ao responder, explique os princípios. (eticidade, sociabilidade e operabilidade)
O principio da eticidade está expressado principalmente no principio da boa fé objetiva, que se aplica a relação obrigacional, ou seja, a exigência de um comportamento ético das partes em uma relação. O principio da socialidade é a base da função social do credito. 
Há diferença entre obrigação, dever, responsabilidade, ônus e estado de sujeição? Explique sua resposta e dê um exemplo de cada situação.
São termos parecidos, mas com significados diferentes. Responsabilidade é o Haftung, é a exigibilidade do cumprimento da obrigação. A distinção entre dever e obrigação é feita, principalmente, na sua natureza e no seu objeto. A obrigação tem o seu objeto avaliado em pecúnia (dinheiro), valor econômico intrínseco, e já o dever tem o seu objeto não avaliado em pecúnia (dever jurídico), não tem um valor econômico intrínseco, tendo como exemplos : dever de votar, dever de se alistar entre outros. Ônus consiste na necessidade de se realizar uma determinada conduta para se auferir uma vantagem ou se evitar um efeito nocivo (negativo), tendo como exemplos: o réu tem o ônus de contestar uma ação, ônus da prova, recorrer em um processo (sentença). Estado de sujeição é a situação jurídica do sujeito passivo em um direito potestativo. Direitos potestativos são direitos que podem ser exercidos sem a colaboração de terceiros, tendo como exemplo: todo empregador tem o direito potestativo de dispensar seu empregado; por que esse direito não é chamado de direito subjetivo? Porque o empregador não precisa que o seu empregado não faça nada para demiti-lo, não precisa de uma conduta (positiva ou negativa) desse para que o direito do empregador possa ser exercido. O trabalhador, nesse caso, não será réu e nem devedor nessa ação de dispensa, apenas estará sujeito ao exercício do direito potestativo do trabalhador, ou seja, estado de sujeição.
2. Caso Concreto 2
Identifique as fontes das seguintes obrigações:
Obrigação alimentar decorrente de parentesco.
Fonte - Lei
Obrigação de indenizar uma pessoa que foi atropelada.
Ato ilícito
Pagar uma recompensa.
Negocio jurídico unilateral
Pagar o café comprado na cantina durante o intervalo.
Contrato – acordo de vontade
Pagar uma nota promissória.
Negocio jurídico unilateral (em si mesmo) ou contrato
3. Aparecida, proprietária e locadora de imóvel residencial, mediante notificação, cientificou Jane, a locatária, sobre a pretensão de venda do bem, conferindo-lhe a preferência da compra nos moldes deduzidos no art. 27 e p. único, da Lei n. 8245/1991.
Passados 35 (trinta e cinco) dias da oferta, sem qualquer manifestação por parte de Jane, Aparecida procedeu a efetiva venda do imóvel, que foi adquirido por Rafael, que entendeu por bem denunciar o contrato, conferindo prazo de 90 dias para a desocupação. Jane, em resposta, indica que o seu contrato de locação tem eficácia real, orientada por cláusula de vigência e o dito instrumento está registrado no registro de títulos e documentos, motivos que impedem a retomada do imóvel, e importa respeito ao termo consignado na avença. Responda:
O que significa obrigação com eficácia real?
É a obrigação que estende seus efeitos a terceiros, ou transmissíveis a terceiros. 
Houve na hipótese esta obrigação?
Não, uma vez que o contrato deveria ter sido registrado no registro de imóveis. 
4. (OAB 2014) Ary celebrou contrato de compra e venda de imóvel com Laurindo e, mesmo sem a devida declaração negativa de débitos condominiais, conseguiu registrar o bem em seu nome. Ocorre que, no mês seguinte à sua mudança, Ary foi surpreendido com a cobrança de três meses de cotas condominiais em atraso. Inconformado com a situação, Ary tentou, sem sucesso, entrar em contato com o vendedor, para que este arcasse com os mencionados valores. De acordo com as regras concernentes ao direito obrigacional, assinale a opção correta.
a) Perante o condomínio, Laurindo deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois cabe ao vendedor solver todos os débitos que gravem o imóvel até o momento da tradição, entregando-o livre e desembargado.
b) Perante o condomínio, Ary deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois se trata de obrigação subsidiária, já que o vendedor não foi encontrado, cabendo ação in rem verso, quando este for localizado.
c) Perante o condomínio, Laurindo deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois se trata de obrigação com eficácia real, uma vez que Ary ainda não possui direito real sobre a coisa.
d) Perante o condomínio, Ary deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois se trata de obrigação propter rem, entendida como aquela que está a cargo daquele que possui o direito real sobre a coisa e, comprovadamente, imitido na posse do imóvel adquirido.
5.Marina tem direito a restituição, pois se a condição não foi implementada, a obrigação de pagar não se tornou exigível naquele momento
6.Não cabe restituição pois se trata de uma obrigação natural, o pagamento não era exigível, mas uma vez feito não obrigada a devolução.
7.letra D
8.imediato – prestação de fazer; mediato – prestar serviços médicos.
9.imediato – prestação de não fazer; mediato – não construir o muro acima da altura.
10.credor – João ; devedor – José ; objeto imediato – prestação de dar; objeto mediato – 100 reais; vinculo jurídico – é a descrição da obrigação, o fato do jose ter que pagar ao joao e se não for pago ele poder exigir o pagamento; definir shuld e haftur.
11. 
Objeto imediato – prestação de fazer
Objeto mediato – extrair o dente
Credor – José
Devedor – João
Objeto imediato – prestação de dar
Objeto mediato – 300 reais
Credor – João
Devedor – José
12.
Objeto imediato – prestação de dar
Objeto mediato – mesa
Credor – Aline
Devedor – Amanda
Objeto imediato – prestação de dar
Objeto mediato – 100 reais
Credor – Amanda
Devedor – Aline 
Será considerada inadimplente passado os 20 dias.
13.Quando se fala sobre vinculo jurídico que seria o elemento da obrigação, ele será entendido a partir da teoria dualista, ou seja, shuld – debito ou divida, e o haftung – exigibilidade ou responsabilidade, as obrigações perfeitas possuem os dois elementos, na falta de um ela passa a ser chamada de obrigação imperfeita.
Ex.: Na relação obrigacional entre o fiador e o credor, existe a responsabilidade de pagar (haftung), mas não há divida própria do fiador visto que ele se compromete a pagar divida de terceiro, que é o afiançável.
14.
15. d) inexistente; o vinculo é um elemento essencial, por isso ele não pode faltar e na sua ausência configura-se uma obrigação inexistente.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes