Buscar

História da Psicologia questões 6 a 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

6- Quem foi John Locke e a sua principal idéia sobre como a mente adquire conhecimento:
John Locke foi um importante filósofo inglês. É considerado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo e um dos ideólogos do liberalismo (Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.) e do iluminismo (o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade)
 Nasceu em 29 de agosto de 1632 na cidade inglesa de Wrington. 
Locke teve uma vida voltada para o pensamento político e desenvolvimento intelectual. Estudou Filosofia, Medicina e Ciências Naturais na Universidade de Oxford, uma das mais conceituadas instituições de ensino superior da Inglaterra. Foi também professor desta Universidade, onde lecionou grego, filosofia e retórica. 
No ano de 1683, após a Revolução Gloriosa na Inglaterra, foi morar na Holanda, retornando para a Inglaterra somente em 1688, após o restabelecimento do protestantismo. Com a subida ao poder do rei William III de Orange, Locke foi nomeado ministro do Comércio, em 1696. Ficou neste cargo até 1700, onde precisou sair por motivo de doença. 
Locke faleceu em 28 de outubro de 1704, no condado de Essex (Inglaterra). Nunca se casou ou teve filhos.
Para John Locke a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não por deduções ou especulações. Desta forma, as experiências científicas devem ser baseadas na observação do mundo. O empirismo filosófico descarta também as explicações baseadas na fé. 
Locke também afirmava que a mente de uma pessoa ao nascer era uma tábula rasa, ou seja, uma espécie de folha em branco. As experiências que esta pessoa passa pela vida é que vão formando seus conhecimentos e personalidade. Defendia também que todos os seres humanos nascem bons, iguais e independentes. Desta forma é a sociedade a responsável pela formação do indivíduo.
7 _ como Locke propôs a noção de qualidade Primária e secundária?
Locke indagou se o mundo seria de fato como percebemos. Ao responder estabeleceu uma diferença entre o que chamou de “ qualidades Primárias e “ Secundárias”.
Por Qualidades Primárias Locke entendia extensão, peso, movimento, número e assim por diante. Quando se trata de qualidades como estas podemos estar certos de que nossos sentidos as reproduzem objetivamente. ( argumentado pelo fato de que todos concordavam qto à qualidade primária pois elas estão no objeto em si.)
Na Qualidades Secundárias Quando se refere as sensações subjetivas de cada individuo podendo variar de pessoa para pessoa, de animal para animal dependendo da natureza das sensações do indivíduo.
Exemplo: 
Duas pessoas podem chupar a mesma laranja e para uma delas a laranja é azeda e para outra é doce e saborosa ( Secundária).
Mas...
As duas pessoas concordarão que a laranja é redonda já que não podemos “ pensar” em uma circulo como quadrado. ( Primária)
8 - Breve biografia de George Berkeley
Nasceu em Dysert, no condado de Kilkenny, Irlanda, em 12 de março de 1685. Aos 15 anos ingressou no Trinity College da Universidade de Dublin, onde após sua formação permaneceu como professor até 1713. Ordenado ministro anglicano em 1709, foi nomeado bispo da diocese de Cloyne, Irlanda, em 1734. 
Sua filosofia pode ser dividida em três partes: 
*a primeira está contida em Um Ensaio Para um Nova Teoria da Visão (1709), cuja tese central diz que a apreensão perceptiva dos objetos se faz pelo sentido do tato e não pela visão. 
*A segunda se caracteriza pela elaboração da teoria imaterialista, descrita em Tratado Sobre os Princípios do Conhecimento Humano(1710) e em Três diálogos entre Hylas e Philonous (1713).
* Em Siris (1744) está contida a terceira parte, onde ele expõe suas concepções neoplatônicas.
 Berkeley Nega a existência da matéria, contesta os argumentos do ateísmo, critica os livres pensadores de sua época e afirma que ser é ser percebido.
Sua filosofia considerada espiritualista e imaterialista... (para ele fora de nossa mente não existe uma matéria extensa, pois se existisse teria de ser eterna, imutável e infinita e esses caracteres somente podem pertecer a Deus)
9- .Faça uma síntese das Brilhantes idéias empiristas de David Hume:
Todo conhecimento deriva da experiência, uma vez que é pelos sentidos que captamos a matéria das representações;
A capacidade cognitiva da razão humana é limitada e não existe nenhum fundamento objetivo pra o conhecimento;
Todas as nossas idéias tem origem nas impressões dos sentidos;
As impressões são dados imediatos da experiência como por exemplo: as sensações. Estas possuem um elevado grau de força e vivacidade, porque correspondem a uma correlação imediata da experiência sensível. Elas são o ponto de partida dos conhecimentos;
As idéias são as representações que construímos a partir das impressões.Estas são apenas réplicas esbatidas e enfraquecidas das impressões no pensamento e surgem na forma de memórias ou imagens;
Não pode existir idéia sem uma impressão. Não há conhecimento fora dos limites impostos pelas impressões..
10 – Em que medida David Hartley concordava com o pensamento a respeito do conhecimento de John Locke?
Ele concordava que todas as idéias e todo conhecimento são derivados da experiência sensorial, que não há associações inatas nem conhecimentos presentes ao nascimento.
 11- James Smill era pai de John Stuart Mill. Apesente, de forma abreviada as principais ideias centrais do primeiro e o reflexo na formação da personalidade do filho.
Mil acreditava e afirmava: A mente é uma máquina – ela funciona do mesmo modo mecânico de um relógio e é posta em ação por forças físicas externas, sendo dirigida por forças físicas internas. Para Mill, a mente é uma entidade passiva que sofre a ação dos estímulos externos. Ele acreditava que a mente deveria ser estudada artravés da análise, pela redução a seus componentes elementares.
Quando filho John nasceu, Mill resolveu que determinaria as experiências que iriam preencher a mente do menino. Todos os dias por horas, ele ensinava ao filho.
Aos 21 anos John sofreu um grave colapso mental, necessitando de anos para recuperar seu senso de valor pessoal.
Manifestou_se contra a posição mecanicista e atomicista do pai.
 12- Destaque as principais contribuições do empirismo à Psicologia.
Teve o papel essencial dos processos da sensação; a análise da existência consciente em seus elementos; a síntese de elementos para formar experiência mentais mais complexas por meio do processo de associação; e a concentração nos processos conscientes.
*************************************************************************************
 Anotações Para não perder
Idéias de Sturt Mill
A indução como método científico 
A filosofia de Stuart Mill representa o coroamento de toda uma linha do próprio pensamento britânico, iniciado por Francis Bacon. O seu principal objetivo consistiu em renovar a lógica, tida como acabada e perfeita desde a construção aristotélica. 
Stuart Mill aproveitou-se das idéias de John Herschel e William Whewell sobre a teoria da indução, além da grande influência que sofreu com a leitura dos primeiros volumes do Curso de filosofia positiva, de Augusto Comte. 
Antimetafísico, Stuart Mill faz da indução o método científico por excelência, atendo-se aos fatos. O filósofo parte da experiência como base de todo conhecimento, quer nas ciências físicas, nas sociais ou mesmo na matemática. 
Mill nega o a priori como pura construção racional, vendo nele, antes, uma formação originada da experiência, através da indução. 
Para Stuart Mill, quatro regras metodológicas são fundamentais para o bom uso da indução, capazes de levar a resultadosseguros e ao conhecimento do mundo objetivo: (a) concordância entre os fenômenos; (b) a diferença entre eles; (c) a regra dos resíduos; e (d) a regra das variações concomitantes. Por meio dessas regras, segundo Mill, é possível chegar-se às relações de causalidade entre os fenômenos, estabelecendo-se os antecedentes invariáveis e incondicionais.

Outros materiais