Buscar

EPIDEMIOLOGIA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Segundo Rouquayrol (1999) Epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. Enquanto a abordagem clínica se dedica ao estudo da doença no indivíduo, a Epidemiologia estuda os problemas de saúde em coletividades humanas. A Epidemiologia se constitui na principal fonte de informação em saúde e é considerada a ciência básica da Saúde Coletiva. Sobre as principais aplicações da Epidemiologia são feitas as seguintes afirmações: I A vigilância epidemiológica, estudos de situação de saúde, e avaliações dos serviços, ações e programas de saúde vigentes são importantes aplicações da epidemiologia. II A determinação de prognósticos e diagnósticos de Doenças Infectocontagiosas (DIC) e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) constitui uma importante aplicação da epidemiologia. III A investigação etiológica e a determinação de riscos são importantes aplicações da epidemiologia. IV O aprimoramento na descrição de quadro clínico consiste em uma importante aplicação da epidemiologia. Assinale a alternativa correta:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
		2.
		Em Epidemiologia, as pessoas susceptíveis a determinadas doenças são chamadas de:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Sintomáticas.
	
	
	Indivíduos Doentes.
	
	
	População Saudável.
	
	
	Grupo de Risco.
	
	
	Assintomáticas.
	
	
		3.
		No modelo biomédico, agentes ou fatores etiológicos são aqueles que:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	agem na etiologia do paciente.
	
	
	Não possuem relações com a doença.
	
	
	Agem no diagnóstico da doença.
	
	
	Agem na origem (causa) da doença.
	
	
	Agem no tratamento da doença.
	
	
		4.
		A respeito da história natural da doença nos seres-humanos são feitas as seguintes afirmações: I As inter-relações do agente etiológico, do organismo humano e do meio ambiente afetam o processo global e o desenvolvimento das doenças. II O estímulo patológico que o agente etiológico desencadeia no organismo humano é o único fator associado ao desencadeamento das doenças. III A resposta do organismo humano aos estímulos agressores é o único fator que deve ser investigado no desenvolvimento das doenças. IV A responsabilidade do homem na manutenção da biodiversidade é um dos fatores que devem ser considerados na prevenção das doenças. Assinale a alternativa correta:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	
	
		5.
		Ressaltar a atuação sobre os determinantes socioambientais da saúde e políticas públicas intersetoriais, voltadas à melhoria da qualidade de vida das populações e reforçar a tendência de diminuição das responsabilidades do Estado, delegando aos indivíduos, progressivamente, o autocuidado são os objetivos das ações de:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Promoção da saúde.
	
	
	Investigação do processo saúde/doença.
	
	
	Problematização.
	
	
	Prevenção de doenças.
	
	
	Formulação de hipóteses.
	
	
		6.
		A Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS) foi criada em março de 2005 sendo composta por especialistas e personalidades da vida social, econômica, cultural e científica do país. Sua constituição expressa o reconhecimento de que a saúde é um bem público a ser construído com a participação solidária de todos os setores da sociedade brasileira. Sobre os objetivos da CNDSS são feitas as seguintes afirmações: I A identificação e o enfrentamento das causas de natureza social, econômica e cultural da situação de saúde da população brasileira poderão ser feitos com maior precisão. II A identificação de políticas públicas de saúde e de iniciativas da sociedade que ajudem a enfrentar os determinantes sociais de saúde poderá ser feita com maior precisão. III A equidade e as melhores condições de saúde e qualidade de vida para os brasileiros poderão ser alcançadas. Assinale a alternativa correta:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	Apenas a afirmação I é falsa.
	
	
	Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	
	Apenas as afirmações I e II são verdadeiras
	
	
		7.
		Assinale a alternativa FALSA:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	O coeficiente de mortalidade infantil é calculado dividindo-se o número de óbitos de crianças menores de 6 meses pelos nascidos vivos naquele ano, em uma determinada área e multiplicando-se por mil o valor encontrado.
	
	
	Os coeficientes de mortalidade podem ser categorizados segundo os critérios diversos tais como sexo, idade ou estado civil.
	
	
	O coeficiente de letalidade, sempre expresso em termos percentuais, permite avaliar a gravidade da doença.
	
	
	A letalidade da raiva é próxima de 100%.
	
	
	Os coeficientes de mortalidade são definidos como coeficientes entre as frequências absolutas de óbitos e o número dos expostos ao risco de morrer.
	
	
		8.
		De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os indicadores de saúde são parâmetros utilizados com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. Diante desta afirmação, os Indicadores de Saúde podem ser classificados em:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Ambientais e Coletivos.
	
	
	Operação e Processo.
	
	
	Resultados e Implantação.
	
	
	Demográficos e Socioeconômicos.
	
	
	Educacionais e Econômicos.
	
	
		9.
		As variáveis epidemiológicas são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Portanto, o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença requer a sua descrição por meio das variáveis: pessoa, tempo e lugar. Com relação às variáveis epidemiológicas NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	A desigualdade no acesso aos serviços de saúde também pode ser observada, mediante a visualização das trajetórias percorridas pelos pacientes.
	
	
	A distribuição geográfica é utilizada para identificar de que forma as doenças se distribuem no espaço (urbano/rural), associando a sua alta ocorrência, por exemplo, a baixas coberturas vacinais, precariedade no saneamento básico, existência ou não de uma rede básica de atenção à saúde.
	
	
	O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença não é importante, visto que o local onde as pessoas vivem ou trabalham não determina o tipo de doença ou problema de saúde passível de ocorrência.
	
	
	As pessoas podem ser descritas de acordo com suas características herdadas ou adquiridas (idade, gênero, cor, escolaridade, renda, estado nutricional e imunológico); com suas atividades (trabalho, esportes, práticas religiosas, costumes) e de acordo com suas circunstâncias de vida (condição socioeconômica).
	
	
	A distribuição dos casos por períodos de tempo serve para orientar as intervenções cabíveis, fornecendo, por exemplo, informação sobre os melhores momentos para intensificar a imunização e para prevenir um possível surto.
	
	
		10.
		De acordo com a procedênciada equipe de investigação, estudos cooperativos entre diversas instituições que permitem a obtenção de casuísticas maiores (megatrials) e que exigem uma elaboração mais complexa quanto a protocolos, assim como treinamento e integração das equipes são chamados de:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	Multicêntricos.
	
	
	Ecológicos.
	
	
	Transversais.
	
	
	Descritivos.
	
	
	Longitudinais.

Outros materiais