Buscar

Adm Marketing AV2 Revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

• Segmentação geográfica:
É aquela que propõe dividir o mercado em unidades geográficas diferentes. A empresa pode operar em uma, algumas ou todas as regiões, mas sempre observando as diferenças de cada uma delas. Operando de maneira distinta. 
• Segmentação demográfica:
É dividir o mercado baseado em idade, sexo, tamanho da família, ciclo de vida da família, renda, ocupação, formação educacional, religião, raça e nacionalidade. 
O ciclo de vida do produto é considerado uma ferramenta para decisões de estratégia de marketing. O produto percorre quatro fases distintas: introdução, crescimento, maturidade e declínio. E, em cada uma delas, vendas e lucros evoluem de maneiras diferentes, o que implica a adoção de estratégias de marketing também diferenciadas.
Introdução: nessa fase começa o lançamento do produto. Uma de suas características é o lento crescimento das vendas e os baixos lucros, podendo ocorrer até mesmo prejuízos. Isso acontece em razão dos altos investimentos e, ainda, pelo desconhecimento do produto por parte do seu público-alvo.
Crescimento: quando o cliente passa a adotar o produto, as vendas crescem acentuadamente e os lucros acompanham o aumento das vendas. Como existe um crescimento na taxa de demanda, surgem os concorrentes, que lançam outros produtos para aproveitar a situação.
Maturidade: nesse momento as vendas do produto tendem a se estabilizar, acompanhando um pequeno crescimento do mercado, que, às vezes, pode até ser nulo. Nessa fase há um grande número de concorrentes e a disputa pelo mercado se torna cada vez mais acirrada. Desse modo, as empresas investem em promoções, buscando melhorar as vendas.
Declínio: nessa fase o produto fica obsoleto e é gradativamente substituído por outros. Algumas empresas retiram o artigo do mercado ou reduzem a sua distribuição e fabricação.
Plano de Marketing é composto das seguintes partes: resumo executivo e sumário, situação atual de marketing, análise de oportunidades, objetivos, programas de ação, demonstrativo de resultados planejados, implementação, controle e realimentação. Mas, em paralelo a esta formatação, é preciso percorrer etapas.
Planejamento
O objetivo desta etapa é sistematizar e processar todas as informações necessárias para o desenvolvimento das metas. O planejamento inclui a análises de mercado e a planificação de marketing, e identifica ameaças e oportunidades que vão nortear toda a planificação. É uma etapa elaborada, que demanda inteligência e perspicácia.
Implantação
Após um planejamento bem feito, começa a execução do plano de marketing, com a identificação das atividades a serem desempenhadas, observação dos prazos de execução, sequência e ordem de prioridade.
Avaliação e Controle
Nesta etapa é possível avaliar resultados e entender melhor a diferença entre a atuação esperada e os resultados reais, para ajustar as próximas ações ou corrigir a rota do percurso. Ela não é uma etapa feita necessariamente após a implantação pois deve ocorrer o tempo todo, medindo e avaliando cada esforço ou ação, de onde podem derivar ações preventivas ou corretivas.
Trata-se de uma etapa constante, na qual é possível analisar a evolução do que foi ou não efetivo no plano de marketing, indicando ferramentas mais adequadas para atingir os objetivos propostos e oferecendo sustentação às decisões de mercado.
Aceitamos mais os anúncios pelas Relações Públicas, pois é mais fácil acreditar nas informações, pois passa mais credibilidade de serem verdadeiros.
Vantagens no mercado: Precisa de diferenciação para se destacar.
Formas de se disputar no mercado. Existem mercados maduros e mercados novos.
Mercados Maduros: Apelos emocionais. As pessoas já conhecem o mercado/produto então utiliza-se o marketing emocional.
Mercados Novos: Apela para o racional, para a lógica. Não tem como avaliar com muito critério, é tudo novo.
Vale lembrar que é de muito melhor quando tem o emocional e o racional juntos para dar um equilíbrio.
Ciclo de vida do produto: Quando percebe que o produto está chegando no final do ciclo de vida usa-se formas de sustentar este produto (uma ligação emocional para deixar o ciclo de vida em alta).
5 níveis de produto. Cada nível agrega mais valor para o cliente e os 5 formam uma hierarquia e valor para o cliente
BENEFÍCIO CENTRAL É o serviço fundamental que o cliente está comprando. Ex. O hóspede de um hotel está comprando descanso e pernoite
PRODUTO BÁSICO O profissional deve transformar o benefício central em produto básico. Ex. Um quarto de hotel inclui cama, banheiro, toalhas, escrivaninha, penteadeira e armário.
PRODUTO ESPERADO São atributos e condições que o cliente espera após comprar o produto. Ex. Os hóspedes esperam cama arrumada, toalhas limpas, lâmpadas funcionando, tranqüilidade.
PRODUTO AMPLIADO Excede as expectativas do cliente. Ex. Um hotel pode incluir: TV com controle remoto, flores frescas, boas refeições, check-in rápido, serviço de quarto.
PRODUTO POTENCIAL É onde as empresas procuram novas maneiras de satisfazer os clientes e diferenciar sua oferta. As empresas de sucesso agregam benefícios as suas ofertas, que não só satisfazem os clientes mas também surpreendem e encantam. Encantar é um modo de exceder as expectativas. Ex. bandeja de frutas, DVDs opcionais.
Riscos das empresas: As empresas precisam ficar de olho no cliente, concorrente, não apenas no produto. Tem que focar no marketing, ter uma visão ampla e abrangente.
Uma empresa deve considerar quatro características especiais do serviço ao elaborar seus programas de marketing, como a intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade.
Intangibilidade dos serviços significa que eles não podem ser vistos, provados ou sentidos, por isso cabe ao prestador de serviços fornecer evidencias tangíveis dos serviços de uma ou de várias maneiras.
A inseparabilidade dos serviços significa que estes não podem ser separados de seus fornecedores, sejam eles pessoas ou máquinas, se um colaborador do prestador de serviços é quem fornece o serviço, então este colaborador é parte do serviço. Como o cliente também está presente quando o serviço é executado, a interação prestador de serviços e cliente é uma característica especial do marketing de serviços. Tanto o prestador de serviços quanto o cliente afetam o resultado do serviço.
A variabilidade dos serviços significa que a qualidade deles depende de quem os fornece, bem como quando, onde e como são fornecidos. Um exemplo comum é de colaboradores ( empregados) de uma empresa, um pode ser alegre e eficiente, ao passo que o outro que está apenas alguns metros de distância, pode ser desagradável e lento.
A perecibilidade dos serviços significa que eles não podem ser armazenados para venda ou uso posterior. A perecibilidade dos serviços não é um problema quando a demanda é estável, contudo, quando há flutuação de demanda as empresas prestadoras de serviços freqüentemente se vêem diante de difíceis problemas , sendo assim planejam estratégias para conseguir um ajuste melhor entre demanda e oferta.
5 níveis de produtos:
O Benefício Central de um produto se refere à razão de existir de um produto, a utilizade principal. Como exemplo, o benefício básico de um automóvel é o transporte.
O Produto Genérico se refere às características do produto, como este é apresentado ao mercado consumidor. Normalmente o produto genérico é comum a todos os concorrentes
O Produto Esperado representa as característcas e condições esperadas pelo consumidor. Seguindo o exemplo anterior, o consumidor de um automóvel espera que os freios funcionem bem, que o motor tenha força suficiente para mover o carro, etc.
O Produto Ampliado é um nível onde a empresa excede a expectativa de seu consumidor através de seu produto. Aqui estão os famosos diferenciais. No caso do automóvel garantias além da oferecida pelo mercado, serviços de manutenção diferenciados, potência extra no motor, seguro e licenciamento grátis, e tantas outras características ou benefícios.O Produto Potencial representa um nível de produto onde as expectativas do consumidores são infinitamente superadas com algo que nunca este poderia esperar de uma empresa ou produto.  Neste nível de produtos estão os produtos focados no futuro e em grandes inovações ou invenções.
No processo de marketing precisa-se avaliar o ambiente, construir um relacionamento com o cliente, satisfazer seus desejos e necessidades...
Mc Donald... Importante analisar o produto pelas influências locais, padrões de consumo, culturas, preferências e estar sempre ligado.
Segmentação de mercado: É o processo de dividir um grande mercado em pequenos grupos - ou "clusters" - de clientes com desejos e necessidades e respostas similares (metas).
4 P’s:
PRODUTO: Elemento chave da demanda de mercado – Qualidade, marca, garantia...
PREÇO: Preço de custo, condições de pagamento.
PRAÇA: Canais de Distribuição.
PROMOÇÃO: Promover- propaganda.
Para as empresas crescerem precisam de ajuda do Marketing para vender e não vender a qualquer custo. A venda tem que ser uma conseqüência a fim de gerar lucratividade para a empresa.

Outros materiais