Buscar

TESTES E FUNÇÕES slide atualizado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TESTES E FUNÇÕES 
OMBRO E COTOVELO
TESTES E FUNÇÕES 
Servem para auxiliar a identificação do 
funcionamento e força muscular.
Graduação do Teste Muscular 
O sistema de graduação baseia-se em fatores específicos: 
 A quantidade de resistência aplicada manualmente ao músculo ou ao grupo muscular determina a força; 
Os graus são obtidos com base nos efeitos da gravidade e na resistência manual. 
PROVA PARA BRAQUIORRADIAL 
PROVA: Paciente em decúbito dorsal, o examinador coloca a mão debaixo do cotovelo para acolchoá-lo quanto a pressão da mesa , fazendo uma flexão de cotovelo com o antebraço neutro entre pronação e a supinação. O ventre do braquiorradial precisa ser visto e sentido durante esta prova porque o movimento pode ser produzido por outros músculos que fletem o cotovelo.
Corobraquial 
Paciente sentado ou decúbito dorsal. Fazer uma flexão o ombro em rotação lateral com o cotovelo completamente fletido e o antebraço supinado. O auxílio pelo bíceps na flexão do ombro é diminuído nesta posição de prova porque a flexão é completa do cotovelo e a supinção do antebraço colocam o músculo em uma posição demasiadamente curta para que seja efetivo na flexão do ombro. 
Braquial - Bíceps braquial 
O paciente deve ficar em decúbito dorsal ou sentado. O examinador coloca uma mão debaixo do cotovelo para acolchoá-lo quanto á pressão da mesa. Fazer uma flexão do cotovelo e ligeiramente menos no ângulo ou e ângulo reto, com o antebraço em supinação, contra a parte inferior do antebraço, direção da extensão.
Flexiona a articulação do ombro, a cabeça longa pode auxiliar com abdução se o úmero estiver lateralmente rodado, com a origem fixada, flexionada a articulação do cotovelo movendo o antebraço no sentido do úmero e supina o antebraço. Com uma inserção fixada, flexiona a articulação do cotovelo movendo o úmero no sentido do antebraço como exercícios em barras. 
Tríceps braquial e Ancôneo 
O paciente deve estar em decúbito dorasal, o ombro está em flexão de aproximadamente a 90°, com o braço suportado em uma posição perpendicular a mesa. Extensão de cotovelo resistido.
Supra espinhoso 
Paciente deve estar sentado ou em pé com o antebraço ao lado, cabeça e pescoço estendidos e fletidos lateralmente para o mesmo lado e face rodada para o lado oposto. 
Deltóide 
Com o paciente sentado, fazer uma abdução do ombro sem rotação. Quando colocando o ombro em posição de prova, o cotovelo deve ser fletido para indicar a posição neutra de rotação, mais pode ser estendido depois que a posição do ombro estiver estabelecida , a fim de usar o membro estendido como alavanca mais longa. O examinador deve ser constante em sua técnica para as provas subsequentes.
Deltóide anterior 
Com o paciente sentado, fazer uma abdução de ombro em leve flexão, com o úmero em leve rotação lateral. Na posição sentada ereta é necessário colocar o úmero em leve rotação lateral, para aumentar o efeito de gravidade sobre as fibras anteriores.
Deltóide posterior 
Com o paciente sentado, fazer abdução de ombro em leve extensão, com o úmero em leve rotação medial. Na posição sentada ereta é necessário colocar o úmero em leve rotação medial, afim de ter as fibras posteriores em uma posição antigravitacional. 
 
Redondo maior 
Paciente em decúbito ventral, fazer uma extensão e adução do úmero na posição medialmente rodada, com a mão repousando sore a crista ilíaca posterior, fazer uma pressão contra o braço acima do cotovelo, na direção da abdução e flexão. 
Peitoral maior 
Peitoral menor 
Grande dorsal 
Paciente em decúbito ventral, uma mão do examinador pode aplicar contrapressão lateralmente na pelve. Fazer uma adução de braço, com extensão na posição medialmente rodada. Fazer uma pressão contra o antebraço, na direção da abdução e leve flexão do braço.
Rotadores mediais do ombro 
Paciente em decúbito dorsal, o examinador aplica contrapressão contra a face extrema da extremidade distal do úmero a fim de assegurar um movimento de rotação. Fazer uma rotação medial do úmero com o braço ao lado e cotovelo mantido em ângulo reto.
Subescapular 
Infra espinhoso/redondo maior 
Paciente em decúbito ventral, o braço repousa sobre a mesa, o examinador põe uma mão debaixo do braço próximo ao cotovelo e estabiliza o úmero. Ele segura uma ação de rotação pela prevenção de movimentação de adução e abdução.
Fazer uma rotação lateral do úmero com o cotovelo mantido em ângulo reto.
 
Trapézio médio 
 Prova para Trapézio Médio (fibras transversas) ; paciente em decúbito ventral, com o ombro abduzido a 90º e rodado lateralmente, e o cotovelo estendido, o fisioterapeuta com uma mão na parte lateral do punho resiste ao movimento de adução da escápula sem que ocorra a elevação da mesma.
 
Trapézio 
Médio 
Prova (fibras transversas) ; paciente em D.V., com o ombro abduzido a 90º e rodado lateralmente, e o cotovelo estendido, o fisioterapeuta com uma mão na parte lateral do punho resiste ao movimento de adução da escápula sem que ocorra a elevação da mesma.
Inferior 
Prova (fibras ascendentes) ; paciente em D.V., com o ombro abduzido a 160º e rodado lateralmente, e o cotovelo estendido, o fisioterapeuta com uma mão na parte lateral do punho resiste ao movimento de adução e depressão da escápula.
Trapézio 
 
Prova para Trapézio Superior (fibras descendentes) ; paciente sentado, o fisioterapeuta com uma mão na parte posterior do ombro resiste ao movimento de elevação do ombro (escápula) e com a outra mão resiste a uma extensão e rotação da cabeça para o lado oposto, ou seja é uma resistência dupla ao movimento, também com a inserção fixada, e unilateralmente as fibras superiores estendem, inclinam lateralmente e rodam a cabeça para o lado oposto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais