Buscar

OS CRITÉRIOS CIENTÍFICOS DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: Técnicas de Exame Psicológico I – SDE0180
PROFESSOR: PAULO COGO, Doutor.
Curso de Psicologia
Unidade II:
Os Critérios Científicos da Avaliação Psicológica
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A avaliação psicológica, do ponto de vista da produção do conhecimento que gera, pode ser representada como a resultante de três critérios científicos, que se articulam conceitualmente de forma interdependentes: a medida, o instrumento e o processo de avaliação.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Cada um deles representa, teórica e metodologicamente, os aspectos constituintes da avaliação psicológica, que os distingue de outras perspectivas de investigação de fenômenos ou processos psicológicos em Psicologia, assim como de outras modalidades de intervenção do psicólogo no âmbito clínico.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A MEDIDA PSICOLÓGICA
Partimos do pressuposto geral da teoria da medida de que avaliar um fenômeno ou processo psicológico é comparar suas características com a de outro fenômeno ou processo psicológico, e como tal, a mensuração é o meio de representação dessa comparação.
Desse modo, medir é comparar uma grandeza com uma outra, de mesma natureza, tomando-a como padrão.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Mensuração ou medição é, portanto, o conjunto de operações que tem por objetivo determinar o valor de uma grandeza, isto é, o atributo de um objeto que pode ser qualitativamente distinguido e quantitativamente determinado.
Na linguagem matemática, é mensurável tudo aquilo que admite mais de uma possibilidade de exprimir-se, ainda que, inicialmente, de forma categórica.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Assim, para cada ciência em particular, identificar atributos ou propriedades características de objetos ou fenômenos que se quer avaliar é uma condição necessária para medir. 
A Psicometria é a subárea da Psicologia que constrói modelos teóricos sobre fenômenos psicológicos com base na possibilidade de comparação entre esses atributos ou propriedades com outras possíveis.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
As medidas psicológicas são consideradas formas de acesso indireto aos fenômenos psicológicos, por meio de seus atributos e variações.
Por exemplo, medir ansiedade (construto) é, antes de tudo, identificar o que define a ansiedade, quais são os seus elementos constituintes (atributos) que a difere de outros fenômenos fisiológicos e psicológicos.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
O que se mede, portanto, são as variações desses atributos, com base em um nível de mensuração (escala) previamente definido. 
As ciências, em geral, valem-se da medida para representar, por meio da linguagem matemática, características de seus modelos teóricos ou da validade das observações.
Para tanto, parte-se do pressuposto dos axiomas da medida: os axiomas da identidade, da ordem e da aditividade.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
O primeiro axioma define que o conceito de algo é igual a si mesmo e somente a ele é idêntico, e que se distingue de todas as outras coisas por suas características (identidade).
Os números possuem esta similitude conceitual, um número é somente igual a si e representa somente este aspecto.
Esta semelhança do axioma, se atendida, pode dar à representação fenomênica os mesmos atributos que a identidade numérica.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Sua representação pode possibilitar a expressão nominal das variáveis.
As escalas nominais tendem a ser meramente classificativas, permitindo descrever variáveis, propriedades ou características sem recurso à quantificação.
É o nível mais elementar de representação do axioma da identidade, pois se baseia apenas no agrupamento (categorização) e classificação de elementos para a formação de conjuntos distintos.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
É assim para características populacionais, tais como sexo/gênero, escolaridade, estado civil ou outros fenômenos psicológicos que possam ser agrupados por seus atributos em categorias. 
O axioma da ordem preconiza que os números não somente são distintos entre si (identidade), mas que esta diferença é expressa também em termos da quantidade, da grandeza e da magnitude.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Dessa forma os números, diferentes entre si, podem ser organizados nesta distinção em uma sequência invariável, hierarquicamente definida pelos seus atributos, ao longo de uma escala crescente.
A representação desse axioma possibilita as operações de ordem nas variáveis.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Assim, determinadas observações ou fenômenos podem ser aferidos segundo certa ordem (escalas ordinais): crescente ou decrescente, mínimo ou máximo, baixo ou alto, pouco frequente ou muito frequente, permitindo estabelecer diferenciações qualitativas importantes, sem, no entanto, quantificar a magnitude da diferença entre indivíduos.
Exemplo: nível social, nível salarial e medida de opinião.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
O axioma da aditividade, por sua vez, postula que os números podem ser somados de modo a permitir que de dois números a operação resulte num terceiro número e que este seja exatamente a soma das grandezas dos dois números anteriores somados.
A representação desse axioma na medida psicológica possibilita a definição de escalas de mensuração intervalares, isto é, poder aferir propriedades de fenômenos psicológicos em termos da sua frequência ou intensidade.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Nas escalas intervalares a diferenciação do desempenho dos indivíduos ou das observações assume um valor quantitativo constante (quantificação de distancias entre as medições, sem um valor de zero definido). 
A linguagem matemática, por meio da lógica dos axiomas, opera em várias dimensões do conhecimento humano.
Com base nesse raciocínio, mensurar fenômenos psicológicos é um meio empírico para exprimir conceitos operacionalizados como atributos passíveis de medida.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Quanto mais axiomas forem representados no processo da medida, mais úteis se tornam para a representação e a descrição da realidade empírica. 
Tais pressupostos guiam o processo de avaliação, embasado pela compreensão que a teoria fornece.
Os pressupostos da medida são fundamentais, ainda que não possam ser tomados como sendo o sentido único da medida.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
São as teorias explicativas do comportamento que justificam, e consequentemente revestem de sentido, a necessidade da medida sobre este ou outro fenômeno.
Se este ponto for descuidado por um profissional, a medida tomada poderá ser interpretada em si mesma e então, o resultado de um procedimento qualquer, poderá valer mais que os sentidos teóricos, subjacentes ao entendimento do fenômeno.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Conhecer os axiomas da medida é relevante para dar ao seu uso uma orientação em seus resultados, bem como poder circunscrever seus limites e ter desenhado sua abrangência.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
O INSTRUMENTO PSICOLÓGICO
Um instrumento pode ser considerado como qualquer artefato,meio ou ferramenta que tem a função de estender a ação humana do psicólogo ao meio, no sentido de superar limitações ou ampliar o potencial de acessar aspectos da realidade que não seriam possíveis apenas pelos sentidos.
No âmbito da pesquisa científica, os instrumentos são meios de observação, com a finalidade de maximizar e tornar mais eficaz a obtenção de dados sobre o que se quer conhecer.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
No âmbito da avaliação psicológica, os instrumentos são recursos materiais de coleta de dados sobre o que se que avaliar.
Historicamente, os instrumentos de avaliação psicológica mais conhecidos e utilizados pelos psicólogos, são os testes psicológicos.
A previsão legal e privacidade atribuídas ao psicólogo no uso de testes psicológicos geram demandas técnico-científicas importantes para o seu desenvolvimento no Brasil.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Em processos de avaliação psicológica, os testes psicológicos são considerados os instrumentos mais objetivos e padronizados de investigação do comportamento, que informam sobre a organização normal dos comportamentos ou de suas perturbações em condições patológicas.
Visam avaliar e quantificar comportamentos observáveis,
através de técnicas e metodologias específicas, embasadas cientificamente em construtos teóricos que norteiam a análise de seus resultados.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
O teste é uma forma de avaliação psicológica objetivamente definida para a mensuração de determinadas características do comportamento humano que exige um processo cuidadoso de elaboração.
Em pesquisa, a maneira como esta atividade é conduzida está intimamente vinculada à especificidade dos instrumentos utilizados.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Para que um teste psicológico seja considerado adequado ao uso, quer em situação de avaliação clínica ou mesmo em pesquisas, deve satisfazer certos critérios técnicos fundamentais na realização da avaliação. 
A investigação do comportamento através dos testes se dá com a aplicação de diversas técnicas, apoiadas no tipo de avaliação que se pretende fazer, ou seja, no que se pretende investigar.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Cada teste tem uma descrição metodológica específica, com a finalidade de controlar e excluir quaisquer variáveis que venham a interferir no processo e nos resultados, para que se obtenha um resultado preciso das reais condições do avaliando.
Para que os testes psicológicos possam ser utilizados devem ter a qualidade de sua ação verificada através de procedimentos metodológicos, que assegurem sua eficácia e eficiência.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Na preparação de um instrumento ou teste psicológico, quatro condições são necessárias para garantir a sua qualidade e possibilidade de uso seguro: a elaboração e análise de itens, estudos da validade, da precisão e de padronização. 
Inicialmente, no processo denominado de elaboração e análise dos itens, são elaboradas e avaliadas as questões individuais (itens) de um teste.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Este processo tem início com a preparação dos itens para a representação do comportamento (atributo de medida).
É necessário poder representar no item todas as possíveis variações que o atributo medido possa assumir, sob pena de não contemplar a diversidade das respostas, e com isto, deixar de medir alguma característica do comportamento desejado.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Na análise dos itens a compreensão de leitura e resposta do item, sua capacidade de avaliar um determinado atributo (comportamento), a eficácia da avaliação das questões e a capacidade dos itens em abarcarem todas as possíveis manifestações comportamentais do fenômeno em questão, são investigadas.
Nesta etapa é possível ter um grande número de itens que serão avaliados e sua permanência condicionada a satisfação das necessidades técnicas do teste.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Não é incomum que muitos itens não sejam aproveitados e consequentemente sejam descartados nesta etapa ainda introdutória do trabalho. 
O próximo passo é verificar a validade do teste, ou seja, o seu poder de avaliar um comportamento de modo a garantir que realmente se possa medir aquilo que se propõe.
Esta etapa tem dois grandes momentos, denominados de validade lógica e validade empírica, cuja distinção está respaldada na avaliação das respostas dos sujeitos.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
É um ponto crucial da elaboração de um teste ter assegurado a verificação desta qualidade, expressa nas características do conceito do fenômeno psicológico a ser avaliado, das diversas manifestações comportamentais que ele pode expressar, da equivalência de sua medida com outras formas similares de avaliação e na possibilidade desta mensuração ter um caráter preditivo na avaliação da conduta das pessoas.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Posteriormente à análise dos itens e da validade do instrumento, é necessário identificar se a medida efetuada pelo instrumento pode ser considerada como consistente e não passível de sofrer modificações alheias à manifestação do comportamento.
O processo denominado de precisão ou fidedignidade tem como objetivo verificar a consistência das respostas obtidas pelos sujeitos no teste.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
É uma maneira de se calibrar o instrumento, ajustá-lo especificamente a forma da avaliação.
Com auxílio de procedimentos metodológicos e tratamentos estatísticos é possível comparar o instrumento em construção com outras formas semelhantes de identificar o comportamento sob análise, por meio do desempenho de grupos de respondentes com outros testes similares, obtendo uma forma de estabilidade das respostas.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Uma vez satisfeitas as condições anteriores, inicia-se um último procedimento, que tem como objetivo o estabelecimento de normas para a utilização do teste.
A primeira norma está na constituição do instrumento (como deve ser apresentado, qual o número de páginas, que tipo de papel e qual disposição dos itens).
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Outra necessidade de normatização está na elaboração da forma de aplicação do teste: para que idade ele é indicado, se pode ser aplicado a um nível de escolaridade distinta ou pode valer para qualquer nível, se a indicação de ser aplicado em grupo ou individual, dentre outras.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Por fim, um último grupo de normas, refere-se à classificação dos resultados obtidos pelos respondentes, dentre os diversos tipos de normas de resultados (percentil, escores padronizados ou classificação dos comportamentos) e qual é a mais indicada e como pode obtê-la, necessitando ser atualizada de tempos em tempos de forma a garantir, por exemplo, a medida das variações culturais.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Em estatística descritiva, os percentis são medidas que dividem a amostra ordenada (por ordem crescente dos dados) em 100 partes, cada uma com uma percentagem de dados aproximadamente igual.
Portanto, o 1º percentil determina o 1% menor dos dados; e o 98º percentil determina os 98% menores dos dados.
O 25º percentil é o primeiro quartil; o 50º percentil é a mediana.
De igual forma, o 10º percentil é o primeiro decil e o 80º percentil é o oitavo decil.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Estando atendidas as condições psicométricas do instrumento, este pode ser considerado um teste psicológico e utilizado com toda a segurança para mensurar propriedades de fenômenos psicológicos. 
Os instrumentos neuropsicológicos utilizados nos grandes centros internacionais consistem basicamente de baterias de testes que avaliam um vasto conjunto de habilidades e competências cognitivas, assim como uma variedade de funções perceptuais e motoras.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Pode se incluir também, enquanto indicativos de avaliação, a avaliação do funcionamento intelectual, competência acadêmica, estados emocionais e padrões mais constantes da reação da personalidade; como formas diferenciadas de se verificar a expressão de entendimento e compreensão do paciente/da pessoa nas suas atividades pregressas e atuais.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
É possível caracterizar o processo de avaliação psicológica com base em três dimensões: observacional, inquiridora e representativa.
Dimensão observacional – Foco no registro, descrição e categorização do comportamento verbal e não-verbal manifesto (na ação do avaliando).
Dimensão inquiridora – Foco no registro da relação/interação e na comunicação verbal e não-verbal entre avaliador e avaliando.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Dimensão representativa – Foco no registro da ação representada.
Essas dimensões expressam um modelo de caracterização da práxis da avaliação psicológica, considerando-a, antes de tudo como um método de investigação de aspectos ou propriedades psicológicas, baseado em axiomas teóricos. 
Na dimensão observacional, a manifestação pública da conduta expressa o mais imediato dos meios para emitir uma apreciação da ação e reação do avaliando.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Cabe ao avaliador, ao observar, registrar e categorizar as manifestações verbais e não verbais de forma a apoiar a interpretação de seus respectivos significados.
A observação do comportamento infantil na atividade do jogo ou na ludoterapia, por exemplo, seja na forma ou conteúdo é uma expressão dessa dimensão.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A dimensão inquiridora, por sua vez, representa a possibilidade de verificação dos processos subjetivos expressos no desempenho no processo de avaliação e mediados pela autopercepção do avaliando.
As manifestações verbais e não verbais no processo dialógico estabelecido entre avaliador e avaliando são vias fundamentais de orientação da inquirição.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Do ponto de vista dos recursos técnicos a inquirição é realizada de duas formas: a verbal escrita, quando se lança mão de questionários, inventários ou outros instrumentos de mensuração dessas manifestações, e a verbal oral, quando se utiliza a entrevista psicológica, anamnese ou outra estimulação à evocação.
Anamnese é a história clínica do problema (informações a cerca do princípio e evolução de determinado problema, até a primeira observação do psicólogo).
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A dimensão representativa expressa a possibilidade de considerar no processo de avaliação a medida de fenômenos psicológicos correlatos ao que se pretende mensurar.
Isso significa utilizar estrategicamente instrumentos psicológicos validados e padronizados para aferir os aspectos pretendidos.
Na dimensão representativa a ação provável do avaliando em uma determinada situação de exame é tomada como possível e exequível por meio de instrumentos psicológicos que possam ser representativos desta a priori.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Os instrumentos psicológicos são construídos com a finalidade de representar ações, reações, condutas, expressões de afeto ou habilidades, do ponto de vista da sua ocorrência e previsibilidade.
Por isso, ao utilizar esses instrumentos o avaliador está interessado em verificar a expressão da atividade psicológica antes mesmo de sua emergência.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
É importante destacar, como pressuposto orientador, o fato de que a avaliação psicológica é um método de investigação do comportamento humano e dos processos maturacionais e funcionais a ele associados.
Há diferentes formas de avaliação psicológica, pois há diferentes escopos de investigação.
Não é viável e tecnicamente desejável avaliar algo que não possa necessariamente ser definido e objetivamente representado.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Realizar avaliação de aspectos não especificadas, dúbios ou imprecisos do ponto de vista de sua caracterização psicológica é considerado erro de formulação do contexto de avaliação e imperícia profissional. 
Há, nos processos de avaliação, demandas específicas (na pesquisa e na intervenção), procedimentos com regras e situações bem definidas e um código operacional (linguagem) que informa sobre o que está sendo avaliado, de tal forma que se permita chegar a conclusões objetivas ao entendimento de outros psicólogos.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Este é um dos pontos cruciais do trabalho na avaliação psicológica: representar, nos resultados e conclusões, hipóteses, indicadores e conhecimentos sobre a realidade sob exame (condições psicológicas das pessoas), tudo isso embasado em conceitos e modelos teóricos.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Isso significa que o profissional necessita não somente compreender o papel dos recursos técnicos e instrumentais utilizados nos processos de avaliação, mas especialmente estar atualizado sobre os achados teóricos resultantes da mensuração de fenômenos psicológicos que estão sob investigação.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Processos de avaliação psicológica estão presentes em várias atividades e campos de atuação do psicólogo: no psicodiagnóstico realizados em clínicas ou consultórios, na perícia judicial e extra-judicial, na neuropsicologia, nos exames psicotécnicos utilizados em concursos públicos e no trânsito, na orientação profissional, na avaliação de problemas de aprendizagem, na seleção de profissionais nas empresas, na psicologia do esporte, na avaliação pré e pós cirúrgicas, dentre outras.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Em todas essas atividades ou campos de atuação, o objetivo da avaliação psicológica pode cobrir diferentes aspectos de investigação de processos subjetivos e seus correlatos comportamentais, tais como interesses, atitudes, habilidades, desenvolvimento, maturidade, condições intelectuais e emocionais, características de personalidade, bem como reações das pessoas face a determinados estímulos ou situações, espontâneas ou previamente planejadas.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
O processo de avaliação psicológica é iniciado por uma demanda, denominada de aplicada, que se refere a toda consulta de um cliente, indivíduo ou instituição, que necessita de avaliação psicológica para fins específicos.
Para especificar a demanda é necessário ter uma compreensão do problema (inteligibilidade), que é resultado do grau de instrução científica do psicólogo avaliador sobre o objeto da avaliação.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
O método corresponde ao conjunto de procedimentos, técnicas e instrumentos a serem organizados para produzir evidências sobre o que se quer investigar.
Parte seguinte deste processo é a elaboração de um diagnóstico e o correspondente prognóstico, se for o caso.
O resultado disso tudo é a elaboração da comunicação dos resultados da avaliação psicológica, realizada por meio dos informes psicológicos (documentos).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais