Buscar

Prova 6

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
GST0393_A6_201401332897_V1
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: LUIZ FERNANDES SOUZA
	Matrícula: 201401332897
	Disciplina: GST0393 - LEGISLAÇÃO TRABALHIS 
	Período Acad.: 2017.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		(FCC - 2013 - TRT - 1ªRegião) A estabilidade provisória da gestante tem duração desde a
		
	
	
	
	
	confirmação da gravidez até cento e vinte dias após o parto
	
	
	confirmação da gravidez até cento e oitenta dias após o parto.
	
	
	confirmação da gravidez até seis meses após o parto.
	
	 
	confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.
	
	
	concepção até cento e vinte dias após o parto.
	
	
	
		2.
		Constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:
		
	
	
	
	
	Ausência em virtude de realização de provas de ingresso no ensino superior.
	
	
	Ausência em virtude de nascimento de filho;
	
	
	Ausência em face de doença por 3 dias;
	
	
	Aposentadoria por invalidez temporária.
	
	 
	Ato de improbidade;
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Com fundamento na legislação aplicável ao FGTS, a conta vinculada do trabalhador NÃO poderá ser movimentada na hipótese de:
		
	
	
	
	
	Falecimento do trabalhador.
	
	
	Culpa recíproca.
	
	
	Aposentadoria concedida pela Previdência Social.
	
	
	Dispensa indireta.
	
	 
	Pedido de demissão.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		O aviso prévio é devido ao trabalhador que:
		
	
	
	
	 
	For demitido sem justa causa;
	
	
	No término do contrato de trabalho por aposentadoria.
	
	
	For demitido por justa causa;
	
	
	Nenhuma das respostas estão corretas
	
	
	No término do contrato por prazo determinado;
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Flávia trabalhava na empresa Alfa Ltda. há sete meses, mas, agora, foi dispensada sem justa causa, com aviso prévio a ser cumprido com trabalho (aviso prévio trabalhado). Em relação ao prazo para pagamento das verbas devidas e ao local onde esse pagamento deve ser realizado, frente à legislação em vigor, assinale a afirmativa correta:
		
	
	
	
	
	Os créditos deverão ser realizados no prazo de trinta dias, no domicílio da trabalhadora, poupando a ela tempo e dinheiro no deslocamento, conforme determina a Lei.
	
	
	Os direitos deverão ser honrados em até 10 dias, contados da concessão do aviso prévio, e serão obrigatoriamente pagos no sindicato de classe da empregada ou perante a autoridade do Ministério do Trabalho e Emprego.
	
	
	Os direitos devem ser pagos de imediato, quando da concessão do aviso prévio, devendo ser depositados na conta da trabalhadora, na medida em que não existe local próprio determinado em lei para tal fim.
	
	 
	As verbas devem ser pagas até o 1º dia útil seguinte ao término do aviso prévio e quitadas na própria empresa, pois não há necessidade de homologação.
	
	
	Metade dos direitos deve ser pago no ato da dispensa na própria empresa e a outra metade, 30 dias após, perante o sindicato de classe ou autoridade do Ministério do Trabalho e Emprego.
	
	
	
		6.
		Em relação às estabilidades provisórias no emprego, considere as proposições: I. A estabilidade é assegurada ao dirigente sindical eleito como titular e ao eleito como suplente. II. A estabilidade da gestante estende-se desde a con firmação da gravidez até 6 meses após o parto. III. A estabilidade do dirigente sindical vai desde o registro da candidatura até um ano após o término do mandato. IV. O empregado eleito para o cargo de direção de comissões internas de prevenção de acidentes tem estabilidade desde a eleição até um ano após o tér mino do mandato. V. O empregado acidentado no trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de 12 meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente. Está correto APENAS o que se afirma em
		
	
	
	
	 
	I, III e V.
	
	
	I, II e III.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	I, II e V.
	
	
	II, IV e V.
	
	
	
		7.
		Acerca da extinção do contrato de trabalho é correto afirmar:
		
	
	
	
	
	Apenas nos casos de dispensa sem justa causa, as verbas rescisórias pagas ao empregado deverão ser homologadas perante autoridade do Ministério do Trabalho e Emprego.
	
	 
	Em caso de dispensa sem justa causa, com aviso prévio indenizado, a empresa deverá efetuar o pagamento das verbas rescisórias no prazo de 10 dias contados da notificação.
	
	
	A homologação das verbas rescisórias pagas ao empregado deverá ser realizada independentemente da causa da extinção do contrato e do seu tempo de vigência.
	
	
	A homologação poderá ser feita no sindicato da categoria do empregado, apenas nos casos de não haver, no Município, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego.
	
	
	Na hipótese de dispensa com justa causa, o empregado deverá receber, no prazo de dez dias, o saldo de salários, férias vencidas e o décimo terceiro proporcional.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		O empregado, quando despedido sem justa causa, tem direito
		
	
	
	
	 
	ao aviso prévio de trinta dias, acrescido de três dias para cada ano de serviço prestado ao empregador, até o máximo de sessenta dias, perfazendo o total de noventa dias.
	
	
	Ao seguro-desemprego, nos termos da lei, independentemente do fato de possuir outro emprego.
	
	
	ao levantamento dos depósitos do FGTS, com o acréscimo de 40%, salvo se já houver obtido novo emprego.
	
	 
	ao aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, nos termos da Constituição da República e Consolidação das Leis do Trabalho, sem qualquer limitação.
	
	
	ao pagamento das horas extras decorrentes da ausência de compensação da jornada extraordinária lançada no banco de horas, calculadas sobre o valor da remu- neração na data da prestação do trabalho.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Exercício inciado em 29/05/2017 11:57:41.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes