Buscar

Simulado de Economia6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408521094)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Todas as atividades humanas, desde o surgimento da humanidade na Terra, implicam no chamado "consumo" de energia. Isto porque para produzir bens necessários à vida, produzir alimentos, prazer e bem-estar, não há como não consumir energia, ou melhor, não converter energia. Vida humana e conversão de energia são sinônimos e não existe qualquer possibilidade de separar um do outro. Apesar de toda importância do consumo de energia para a vida moderna, podemos afirmar que sua forma de utilização no mundo contemporâneo continua a ser insustentável porque
		
	
	as chamadas fontes alternativas que são não-poluentes são de custos elevadíssimos e só podem ser produzidas em pequena escala para consumo muito reduzido.
	
	a energia hidroelétrica que assumiu a liderança no consumo mundial necessita da construção de grandes represas que causam grandes impactos ambientais.
	 
	as principais matrizes energéticas do mundo continuam a ser o petróleo e o carvão, que são fontes não-renováveis e muito poluentes.
	
	a energia nuclear, que é a solução mais viável para a questão energética do mundo, depende do enriquecimento do urânio, cuja tecnologia é controlada por poucos países e inacessível para a grande maioria.
	
	o consumo de energia é desigual entre ricos e pobres, sendo que os pobres continuam a utilizar fontes arcaicas que são muito mais danosas ao meio.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408900450)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A questão é que os padrões de consumo atuais dos países desenvolvidos, não podem ser generalizáveis globalmente, pelo lado econômico, porque os países do Norte, considerados ricos e desenvolvidos, só tem o nível atual graças a que razão?
		
	
	da exclusão da maior parte da população mundial que tem acesso a esses padrões e só dessa forma ele é "momentaneamente sustentável", pois há como generalizá-lo.
	
	da exclusão da maior parte da população mundial que ao não ter acesso a esses padrões, permite que seja criado o marketing da cópia na forma de consumir igual.
	 
	da exclusão da menor parte da população mundial que não tem acesso a esses padrões e só dessa forma ele é "momentaneamente sustentável", pois dessa forma se pode generalizá-lo.
	
	da inclusão da maior parte da população mundial que por ter acesso a esses padrões, o torna "momentaneamente sustentável", permitindo a sua generalização.
	 
	da exclusão da maior parte da população mundial que não tem acesso a esses padrões e só dessa forma ele é "momentaneamente sustentável", pois não há como generalizá-lo.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408976244)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Devido ao seu pioneirismo nos processos de industrialização - e também nas mudanças no uso do solo, a maior parte das emissões antrópicas de GEE tem sido causada pelos países que já completaram seus processos de industrialização. O aumento progressivo ___________________ ocorreu em paralelo ao aumento das _________, às mudanças no uso do solo e às outras atividades que geram a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e que são centrais no sistema econômico atual.
		
	 
	do uso de combustíveis fósseis, atividades industriais
	 
	de maior consumo de energia, atividades intensivas no uso de máquinas
	
	do uso de combustíveis alternativos, emissões industriais
	
	do consumo de massa, atividades industriais
	
	da implantação de processos industriais, atividades poluidoras
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408900436)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Atualmente, ainda não se encontram disponíveis em larga escala substitutos baratos para os combustíveis fósseis, ainda que, a médio e longo prazos as tecnologias de conservação de energia sejam cada vez mais promissoras. Quais seriam essas energias disponíveis?
		
	 
	Solar, eólica, biomassa, eletricidade.
	
	Eólica, petróleo, biomassa, ondas.
	
	Biomassa, carvão, solar, eletricidade.
	
	Ondas, carvão, solar, eólica
	
	Eletricidade, biomassa, nuclear, solar.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408521097)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Fontes de energia são fundamentais para o funcionamento da sociedade. Em função de alterações climáticas, existe um debate amplo relacionado à diversificação da matriz energética e à adoção de fontes de energia renováveis. Com relação a este tema, marque a alternativa abaixo que NÃO é coerente com os debates atuais.
		
	
	Segurança energética significa ter energia suficiente para atender às necessidades de uma população de forma confiável e ininterrupta, a um preço razoável.
	 
	A ausência de tecnologia no setor é apontada como a grande barreira para a substituição de derivados do petróleo como uma das principais fontes de energia empregadas.
	
	Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais.
	
	As principais barreiras à opção pela produção de energia nuclear dizem respeito à segurança, à disposição dos rejeitos radioativos e à proliferação de armas nucleares, além dos custos de construção e manutenção das usinas nucleares.
	
	Apesar de a utilização de biocombustíveis oferecer vantagens por ser uma fonte de energia renovável e emitir menos gases poluentes durante a combustão, diversos especialistas defendem que a produção em larga escala pode ter efeitos negativos sobre a produção de alimentos.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408304676)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	São exemplos de fontes renováveis de energia, exceto:
		
	
	energia geotérmica;
	
	gás hidrogênio;
	
	energia solar;
	 
	combustíveis nucleares.
	
	energia das marés;
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408442126)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O que podemos dizer sobre a relação de estilo de vida e consumo de energia nos grandes centros urbanos?
		
	
	o aumento dos níveis de poluição nos grandes centros urbanos tem provocado com que as pessoas busquem a um custo mais elevado, a utilização de energias de fontes limpas.
	 
	o aumento da concentração urbana traz consigo um aumento do custo energético necessário à construção e manutenção da infra-estrutura dos grandes centros urbanos, em decorrência da intensificação do transporte.
	
	o estilo de vida que é gerado nas grandes cidades acabam por levarem seus habitantes a utilizarem energias de fontes renováveis, ainda que sejam mais caras.
	
	o aumento da concentração urbano nas grandes cidades tem provocado um menor uso dos carros que tem refletido em menos vendas com reflexos graves nas indústria automobilística.
	
	o aumento da concentração urbano provoca maior desconforto e, com isso, a busca por energias oriundas de fontes ecologicamente corretas.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408900447)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A grande questão é que os projetos de contabilização de créditos de poluição, podem não passar de mecanismos para não só abandonar o princípio do poluidor-pagador, como também protelar um problema não mais adiável. Qual seria esse problema?
		
	 
	O da busca de padrões de produção e de consumo compatíveis com a sustentabilidade ambiental e econômica.
	
	O da busca de padrões de qualidade e estilos de uso dos bens compatíveis com a sustentabilidade ambiental e econômica.
	
	O da busca de padrões de produção e de inovação compatíveis com a sustentabilidade ambiental e econômica.
	
	O da busca de padrões de eficiência e estilos de tecnologia compatíveis com a sustentabilidade ambiental e econômica.O da busca de padrões de consumo e estilos de vida compatíveis com a sustentabilidade ambiental e econômica.

Outros materiais