Buscar

sociologia jurídica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		Os objetos de estudo da sociologia jurídica incluem
		Quest.: 1
	
	
	
	
	a consolidação da legislação, da jurisprudência e da dogmática jurídica.
	
	
	as circunstâncias jurídicas.
	
	
	a designação dos valores e ideologias não explicitados e que estão contidos na legislação, na jurisprudência e na dogmática jurídica.
	
	
	as formas com que o direito opera socialmente e a explicação sociológica do direito.
	
	
	os mesmos objetos de estudo do direito.
	
	
		2.
		O Direito, assim como outros elementos criados pela ação humana, se estabelece numa relação dialética entre produtor e produto. Ele é uma invenção do homem em sociedade, que ao mesmo tempo que afeta e de certa forma "molda" o convívio social, é modificado e aprimorado pela mesma sociedade. Tomando esse conceito como parâmetro, podemos classificá-lo como:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Escola Sociológica
	
	
	Escola Sociocrática
	
	
	Escola Jusnaturalista
	
	
	Escola Teológica
	
	
	Escola Racionalista
	
	
		3.
		Os Aspectos sociais do fenômeno jurídico segundo a teoria tridimensional do direito de Miguel Reale tem três dimensões: a ___________________ dedica-se ao direito em seu aspecto valorativo, a norma é estudada pela _________________ e finalmente a Sociologia Jurídica tem o direito como _________________.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Ciência do Direito, Teoria da Norma e Fato social
	
	
	Teoria da Norma, Ciência do Direito e Fato social
	
	
	Ciência do Direito, Filosofia do Direito e Direito.
	
	
	Filosofia do Direito, Ciência do Direito e Fato social
	
	
	Filosofia do Direito, Sociologia e Fato Social.
	
	
		4.
		Para Ferdinand Lassalle, existem:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	uma Constituição Formal e uma Constituição Real, onde a primeira corresponderia ao disposto no papel e a segunda ao efetivo exercício do poder
	
	
	uma Constituição Rudimentar e uma Constituição Fictícia, onde a primeira corresponderia ao efetivo exercício do poder e a segunda ao disposto no papel.
	
	
	uma Constituição Pétrea e uma Constituição Constituinte, onde a primeira corresponderia ao efetivo exercício do poder e a segunda ao disposto no papel
	
	
	uma Constituição Normativa e uma Constituição Modelar, onde a primeira corresponderia ao disposto no papel e a segunda ao efetivo exercício do poder.
	
	
		5.
		"Aos olhos de uma Teoria Crítica, reconhece-se a existência de um Direito não oficial que emerge das práticas sociais, um Direito "paralelo", "achado na rua" ou "insurgente". Nessa linha de raciocínio, o Direito é legítimo não em função da autoridade competente ou dos mecanismos procedimentais do Estado quanto à criação das normas, mas é válido porque a comunidade reconhece como tal. Assim, a Comunidade Local, a exemplo da Associação dos Moradores de Bairro de uma favela, não só reconhece a legitimidade das normas informais, mas também as aplicam, solucionando, dessa forma, os conflitos¿ (BRAY, Renato Toller. Um estudo sobre a relação entre a teoria jurídica crítica e o pluralismo jurídico. Disponível em http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=7503)". Esta situação nos revela uma problemática relacionada aos seguintes fenômenos, EXCETO:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	uma visão antidogmática e interdisciplinar que advoga a supremacia de fundamentos ético-sociológicos sobre critérios tecnoformais.
	
	
	a teoria do pluralismo jurídico
	
	
	minimiza-se ou exclui-se a legislação formal do Estado e prioriza-se a produção normativa multiforme de conteúdo concreto gerada por instâncias, corpos ou movimentos organizados semi-autônomos que compõem a vida social.
	
	
	a teoria do monismo jurídico
	
	
	a negação de que o Estado seja a fonte única e exclusiva de todo o Direito
	
	
		6.
		Vimos em aula que "a eficácia é o nível de cumprimento da norma tendo em conta as relações sociais a elas referentes. Uma norma é considerada socialmente eficaz quando é observada por seus destinatários, apresentando os efeitos esperados quando de sua aplicação, seja porque impediu a instalação do conflito ou quando sua violação é efetivamente punida pelo Estado. Em ambos os casos a previsão normativa é respeitada: seja de forma espontânea, seja através de uma intervenção coercitiva ou punitiva do Estado." (Livro didático da Estácio de Sociologia Jurídica e judiciária, p.36). Assim, indique a alternativa CORRETA:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	É fácil perceber que as normas jurídicas sempre conseguem ser plenamente eficazes.
	
	
	Imagine, por exemplo, se 30% dos contribuintes sonegar o imposto de renda, subtraindo informações em sua declaração anual. No caso de todos serem identificados e punidos pode-se afirmar que a norma que regula a arrecadação do imposto de renda foi eficaz: o preceito teve eficácia para 30% dos contribuintes e a sanção teve eficácia para 70%.
	
	
	Imagine, por exemplo, se 30% dos contribuintes sonegar o imposto de renda, subtraindo informações em sua declaração anual. No caso de todos serem identificados e punidos pode-se afirmar que a norma que regula a arrecadação do imposto de renda foi ineficaz.
	
	
	Denomina-se eficácia primária (do preceito) a que decorre do respeito espontâneo à norma e como eficácia secundária (da sanção) a que resulta da intervenção repressiva do Estado.
	
	
	Denomina-se eficácia primária (do preceito) a que resulta da intervenção repressiva do Estado e secundária (da sanção) a que decorre do respeito espontâneo à norma.
	
	
		7.
		Com relação ao quadro eleitoral e partidário existente no país na atualidade, é possível afirmar que: I- As vagas destinadas à representação de cada unidade federativa no Senado Federal variam em número, em conformidade com a população respectiva. II- O voto proporcional valoriza os partidos, o que esvazia o valor ideológico das plataformas apresentadas pelos candidatos individualmente. III- Há segundo turno, se o vencedor não atingir maioria absoluta de votos, exceto nas eleições municipais com menos de 200 mil eleitores. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		Quest.: 7
	
	
	
	
	I, somente.
	
	
	I e II, somente.
	
	
	II e III, somente.
	
	
	II, somente.
	
	
	III, somente.
	
	
		8.
		O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro promove, por meio da Divisão da Justiça Itinerante e Acesso à Justiça, o projeto Justiça Itinerante, que garante a expansão da prestação jurisdicional e leva o Poder Judiciário até o cidadão. O programa consiste na visita regular de um Órgão Jurisdicional Itinerante a determinadas localidades, para prestação jurisdicional nas áreas de Família, Infância e Juventude, Registro Civil e Especial Cível. (...) Os atendimentos são realizados em uma unidade volante dotada de equipamentos, mobiliário e pessoal. Integram a equipe de todos os ônibus um juiz de Direito, um promotor de Justiça e um defensor público, além de serventuários do Judiciário, Ministério Público e da Defensoria.(...) www.tjrj.jus.br em 19.09.2013. Depreende-se da notícia acima, que o programa da Justiça Itinerante do TJRJ, tem como objetivo
		Quest.: 8
	
	
	
	
	aumentar o índice de produtividade do defensor público;
	
	
	aumentar o índice de produtividade do promotor de justiça;
	
	
	aferir a atuação dos magistrados junto às comunidades, etapa obrigatória para seu vitaliciamento;
	
	
	democratizar o acesso à Justiça e reduzir a lentidão da prestação jurisdicional;
	
	
		9.
		A garantia dada pela Constituição aos juízes de não serem removidos de suas comarcas, salvo por motivo de interesse público, é conhecida como garantia da:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Inamovibilidade.Vitaliciedade
	
	
	Irredutibilidade.
	
	
	Inatividade.
	
	
	Improbidade.
	
	
		10.
		A composição jurídica é sempre feita mediante um critério elaborado e enunciado anteriormente, e aplicável a todos os casos que ocorram a partir de então. São pois critérios jurídico:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	Autoritário e voluntário
	
	
	Anterioridade, conduta e especificidade
	
	
	Anterioridade, publicidade universalidade
	
	
	Leis, normas e formação voluntária
	
	
	Interesses, anarquismo e leis

Outros materiais