Buscar

Polímeros injeção

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Polímeros 
Moldagem por injeção
Injeção 
É o processo de moldagem que consiste em forçar a entrada de material fundido, através de uma rosca, para o interior da cavidade de um molde com o formato desejado.
A matéria-prima amolecida pelo calor dentro do cilindro de injeção e sob pressão é injetada através de canais de injeção do molde para o interior das cavidades, as quais reproduzem o produto a ser fabricado. A máquina utilizada neste processo, denomina-se injetora. O produto é extraído depois de resfriado o suficiente para manter a forma e as dimensões necessárias. 
Polímeros utilizados
Termoplásticos: PET, PVC, PE, PP (São amolecidos pelo calor e endurecidos pelo frio, repetidas vezes sem perder suas propriedades. Os termoplásticos podem ser moldados várias vezes devido à sua característica de se tornarem fluidos, sob ação da temperatura, e depois retornarem às características anteriores quando há um decréscimo de temperatura).
Polímeros utilizados
Elastômeros: Material macromolecular que recupera rapidamente a sua forma e dimensões iniciais, após cessar a aplicação de uma tensão, exemplo: borracha
Termofixos: Poliéster insaturado, Epóxi, Poliuretanos (São plásticos que são maleáveis apenas no momento de sua fabricação, sendo que depois não é possível remodelá-los, pois eles se decompõem).
Matéria Prima
Pellets ou Granulados
Injetora
Processo de moldagem por injeção 
O sistema de injeção consiste de um funil, uma rosca sem fim, um cilindro e um bico de injeção, além de outros componentes como mostra a figura
Partes
Funil:
	Onde os granulados são depositados já secos, após passarem por um secador para retirar a umidade.
Partes
Cilindro:
	Dentro do cilindro ocorre a fundição dos granulados, devido ao aquecimento causado pelas resistências elétricas e pelo atrito causado pela rosca com os grânulos.
Partes
Bico:
	Faz a conexão do cilindro com o molde.
Partes
Rosca:
	A rosca é responsável pelo carregamento do plástico da alimentação até o bico da injetora, bem como a compressão do material contra as paredes do cilindro.
Rosca
Antes de existir a rosca, o material era simplesmente empurrado para dentro do molde através de um pistão. Isso ocasionava numa diferença de temperatura dentro do material, onde a parte interna era fria e a externa quente;
A rosca empurra o material de modo que não tenha parte interna, logo a temperatura é igual em todas as partes.
Com pistão
Com rosca
Uma peça
Mais de uma peça
Partes
Molde
	Possui a cavidade, onde o plástico fundido é injetado, e dará a forma do produto final
Partes
Molde
	Esquema de injeção de produto em molde para mais de uma peça.
Partes
Molde de injeção com núcleo rotativo, para peças com rosca 
Processo
 A moldagem por injeção é um processo cíclico que pode ser dividido em seis etapas:
Fechamento do molde;
Dosagem;
Preenchimento;
Recalque;
Resfriamento;
Extração
Fechamento do molde
O molde é fechado de modo que suporte a alta pressão no interior da cavidade no momento em que é injetado o material.  
Dosagem
É o momento em que ocorre a plastificação e homogeneização do composto dentro do cilindro de injeção, através do movimento da rosca e do aquecimento das resistências.
Preenchimento
Inserção do polímero já fundido para o interior da cavidade do molde através do avanço da rosca. Ao entrar em contato com a superfície do interior do molde, o material esfria rapidamente, porém o núcleo continua quente. Quando o resto do material continua entrando na cavidade, as paredes da cavidade revestida por termoplástico já estão solidificadas. 
Os principais parâmetros nesta etapa são pressão de injeção, velocidade de injeção e dimensionamento dos pontos de injeção da cavidade do molde.
Recalque
   Ao se inserir material no interior da cavidade do molde, é realizado um preenchimento utilizando um volume de material maior do que o molde. Esse manutenção de pressão nas cavidades é conhecida como Recalque, e é utilizado para compensar as contrações sofridas pelo material no resfriamento. 
Uma regra básica define que a dosagem deve incluir um volume entre 5 e 10% maior que o necessário para o completo preenchimento da cavidade
Resfriamento
  Após o recalque, o molde é mantido fechado até o resfriamento completo da peça, e consequentemente, sua solidificação. 
Parâmetros
Para que esse processo de moldagem seja estável, é preciso estabelecer um equilíbrio entre os seguintes parâmetros:	
Tempo de injeção;
Temperatura do molde e do material injetado;
Pressão de injeção e recalque;
Tempo de resfriamento;
Volume do material injetado.
Tempo de Injeção
O tempo de injeção está diretamente relacionado com a taxa de injeção, que deve ser relativamente alta para evitar o resfriamento e solidificação do material durante o enchimento;
O tempo de enchimento deve ser obtido de modo que atinja os requisitos de qualidade da peça;
Interessa que seja o menor possível, para diminuir o tempo do ciclo de produção das peças;
O tempo de injeção resulta da definição de um perfil de velocidades do parafuso, o qual vai originar níveis de pressão durante a injeção.	
Temperatura do molde
A temperatura do molde deve ser a menor possível, por razões econômicas relacionadas com o tempo do ciclo;
 Se estiver em um valor abaixo do mínimo, pode comprometer a qualidade da peça;
Temperaturas muito baixas impedem o material de atingir homogeneidade da estrutura cristalina, o que pode causar contração ou empenamento.
Temperatura do material
Os materiais poliméricos devem ser aquecidos de forma a tornarem-se moldáveis, uma vez que com o aumento da temperatura a viscosidade diminui, necessitando-se assim de menor pressão para atingir o rendimento de injeção desejado. 
Existe um valor de temperatura para o qual as características do escoamento obtido conduzem a um produto final com maior qualidade.
Polietileno
Borracha
Termofixos
Produtos
Produtos
Moldes

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais