A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
AV1 e AV2 de Ética na Saúde

Pré-visualização | Página 2 de 8

MICHEL SHPIELMAN
ANGELA MOREIRA UTCHITEL
CLAUDIO RODRIGUES DE LIMA
	Turma: 9029/W
	Nota da Prova: 4,9 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 21/11/2014 09:48:53 
	
	 1a Questão (Ref.: 201102350934)
	Pontos: 0,9  / 1,5 
	Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da segunda grande guerra e do subsequente julgamento de Nuremberg, foi elaborado em 1947, o Código de Nuremberg. Ofereça argumentos que esclareçam a natureza do Código de Nuremberg.
		
	
Resposta: Nuremberg fez com que todas as pesquisas fossem feitas de maneira voluntária e a pessoa pode desistir se quiser e que todas a maneira invasiva fosse testado primeiro em animais. 
	
Gabarito: Objetivando eliminar futuros episódios semelhantes aos praticados pelos nazistas, o Código de Nuremberg surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Em síntese ele determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais. Determinava também que toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Objetivando eliminar futuros episódios semelhantes aos praticados pelos nazistas, o Código de Nuremberg surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Em síntese ele determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais. Determinava também que toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102364282)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A bioética se sustenta em alguns conceitos básicos como o princípio do duplo efeito. Uma situação frequente é a ocorrência de uma determinada ação que acarreta em dois efeitos, um bom e outro mau. O primeiro resultado é legítimo e aquele que queremos atingir, o segundo é mau e não esperamos, mas é inseparável do primeiro. A questão antagônica que surge é: Devemos procurar o bem e tolerar o mal? Para lidar com estes dilemas, o princípio do duplo efeito foi formulado. Ele nos permite realizar a ação boa que tem consequências más, desde que as seguintes condições sejam respeitadas: A ação, em si mesma não deve ser má. Isto simplesmente reafirma o princípio moral fundamental que nunca devemos fazer o mal. Este é o princípio moral tradicional: O fim não justifica os meios. O fim, o objetivo é bom, mas os meios para obtê-lo são errados. O efeito mau não é desejado, mas simplesmente permitido ou tolerado. O que isto significa é que nossa intenção primeira é atingir o efeito bom. Deve existir uma razão proporcional para: 
		
	
	executar a ação, apesar das consequências que ela traz.
	
	sempre avaliar de forma positiva a natureza da ação, mesmo que ela seja totalmente negativa. 
	
	não executar a ação, pois traz apenas conseqüências positivas.
	
	executar a ação, pois traz apenas conseqüências negativas.
	
	não avaliar a natureza da ação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102548167)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A principal característica dos chamados DIREITOS FUNDAMENTAIS, que os diferenciam de todos os demais direitos da pessoa é que:
		
	
	São direitos que estão assegurados por legislações democráticas, tais como votar, ter liberdade religiosa, expressar-se, etc...
	
	São os direitos utilizados para fundamentar as leis e constituições democráticas de diversas culturas e sociedades.
	
	São direitos que só podem ser anulados em caso da própria pessoa autorizar.
	
	São direitos originais do ser humano, sempre existiram, desde os tempos bíblicos e sempre existirão independentes de qualquer fator sociocultural.
	
	São considerados como cláusulas inatingíveis por diversas constituições democráticas pelo mundo, ou seja, não podem ser alterados por legislações.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102891877)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Quanto às discussões sobre o iníco da vida, assinale a alternativa verdadeira:
		
	
	Existem posições no debate que defendem que o ser humano só pode ser considerado enquanto tal a partir do momento em que existe consciência moral, ou seja, após o primeiro ano de vida xtra-uterina.
	
	Conforme a bioética, o desejo da mãe de ter um filho deve ser considerado como um dos fatores para autorização do aborto.
	
	Para a bioética, a vida se inicia a partir da fecundação.
	
	Em um segundo documento redigido em 1988, a Igreja católica fexibiliza sua posição sobre o início da vida.
	
	Para a bioética o aborto não pode ser permitido por tratar-se sempre de um atentado à vida.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102361414)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Mariah é uma mulher que vive na Arábia. Ela é casada com Farid e se apaixonou por ele quando tinha 15 anos. Foi a primeira esposa de Farid. Cinco anos se passaram e agora Mariah está sofrendo muito porque Farid se casou mais três vezes, tendo agora quatro esposas. Ela sente ciúmes do marido e reclama que ele não lhe dá atenção como antes. Mas Farid não concorda com isso, pois divide seu tempo entre as quatro. Mariah pensa em se separar de Farid alegando bigamia. Mas isto não é possível no seu país, porque lá as leis são diferentes. Isto significa que: 
		
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade ocidental.
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade americana.
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, não deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade em que vive.
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade em que vive.
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora em todas as sociedades simultaneamente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102493992)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A partir do desenvolvimento da ciência, o hospital passa a ser um local de estudo, de aprimoramento de meios de diagnóstico e tratamento. Assim, o foco passa a ser:
		
	
	A abordagem meramente assistencialista dos problemas.
	
	A abordagem meramente espiritual dos problemas.
	
	A exclusão social através de depositários de pessoas.
	
	A abordagem meramente psicológica dos problemas.
	
	A abordagem técnica e científica das doenças.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102582302)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Ricardo está desenvolvendo uma pesquisa que utilizará um medicamento experimental em seres humanos, para tal ele vai utilizar uma amostra de mil pessoas. Para que sua pesquisa seja desenvolvida, Ricardo precisa primeiramente:
		
	
	Conseguir patrocínio financeiro de uma indústria farmacêutica. 
	
	Ter formação em bioética ou contratar um estatístico para aplicação dos medicamentos.
	
	Ter formação superior em nível de PHD, grau filosófico, cursado no exterior.
	
	Submeter sua pesquisa a um Comitê de Ética (CEP)
	
	Contratar mil pessoas que serão submetidas ao tratamento experimental. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102892503)

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.