Buscar

AV BrasilCont CEL0516

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0516_AV_201102076457 » HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	
	Turma: 9001/AA
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201102211164)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A partir da década de 70 houve uma transformação nos padrões da produção e do comércio mundial. Essas mudanças possibilitaram o surgimento na década de 1980 de novas características econômicas chamadas de neoliberais, onde esvazia-se a influência do Estado na economia. No Brasil essa transformação iniciou ao longo do governo de Fernando Collor de Melo e desenvolveu-se ao longo de toda década de 1990. Faça uma breve análise sobre as características da política econômica neoliberal.
		
	
Resposta: Neoliberal é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do Estado na economia, um Estado Mínimo, com liberdade de comércio, visando a livre concorrência. É baseado nessa ideia a prática das privatizações de empresas estatais iniciada por Fernando Collor, a livre circulação de capital entre os países (não taxação, seja de investimento ou especulativo) e uma valorização das empresas multinacionais, na globalização, sem entraves ou barreiras econômicas à importação ou exportação de mercadorias,
	
Gabarito: O aluno deve tratar sobre o aumento do processo de internacionalização da economia, sua financeirização e tendência ao rompimento de barreiras protecionistas das economias nacionais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102211120)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O golpe político-militar de 1964 promoveu transformações na economia brasileira originadas das mudanças nas relações de trabalho, das novas necessidades do desenvolvimento capitalista no país e das mudanças na conjuntura internacional. Faça uma breve análise sobre os indicadores das transformações na economia brasileira pós-64.
		
	
Resposta: Apesar de movimentos de resistência, no período do Golpe Militar, o clima no país era de ufanismo, não apenas pela vitória na Copa de 1970, mas devido ao forte desenvolvimento econômico do país - o Milagre Econômico, que depois viu-se estava mais baseado em um momento externo favorável e no investimento norte americano do que propriamente competência interna. O Plano Nacional de Desenvolvimento, lançado em 1972, previa o desenvolvimento nas áreas tecnologia e indústria petroquímica com forte investimento estatal, é dessa época a fundação da Cia Vale Rio Doce e Petrobrás.
	
Gabarito:
O aluno pode tratar sobre a consolidação do setor industrial nacional através da elevação dos salários urbanos e do aumento da oferta e do consumo de bens não-duráveis; a elevação do volume de impostos e a conseqüente falência de um grande número de pequenas e média empresas e a expansão da indústria petroquímica, siderúrgica e do alumínio, realizada sob o patrocínio do Estado, com a participação dos conglomerados nacionais e estrangeiros, por exemplo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102213711)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Politicamente a Era Vargas pode ser reconhecida por momentos políticos de:
		
	 
	democracia e ditadura
	
	democracia e parlamentarismo
	
	ditadura e nazismo
	
	parlamentarismo e ditadura
	
	parlamentarismo e nazismo
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102211085)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a política trabalhista, praticada por Vargas, durante o Estado Novo, pode-se afirmar que:
		
	 
	Reconhecia benefícios sociais como o salário mínimo, a Justiça do Trabalho e a CLT, entretanto possibilitava a Vargas a manipulação das lideranças sindicais.
	
	Nesse período vigorou um sindicalismo, livre da figura do líder sindical manipulado pelo Estado.
	
	Autorizava a greve, controlada pelos sindicatos, mas por um período de apenas trinta dias.
	
	Vargas procurou manter uma postura sócio-liberal, não interferindo nas relações do trabalho.
	
	A criação do imposto sindical trouxe enormes vantagens sociais, não representando um instrumento de subordinação ao Estado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102211107)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o movimento operário no Brasil na década de 1980, pode-se afirmar que:
		
	
	Conseguiu eleger o primeiro presidente do Brasil com a campanha das Diretas Já.
	
	Houve períodos históricos em que o movimento operário ficou sob a tutela do Estado, como, por exemplo, o período parlamentarista de JAnio Quadros.
	 
	A greve foi um dos principais instrumento de luta operária no Brasil.
	
	Desde a década de 1960 o movimento ampliou a sua participação no congresso.
	
	Suas contextações eram iguais as do movimento operário do início do século XX.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102335235)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A renúncia de Jânio Quadros à presidência da República criou uma crise político-militar gravíssima no país. Escolha, dentre as opções abaixo, aquela que melhor explica o motivo dessa crise:
		
	 
	Com a renúncia de Jânio Quadros deveria assumir o vice-presidente João Goulart, mas os ministros militares queriam vetar sua posse por considerá-lo uma ameaça ao país.
	
	Com a renúncia de Jânio Quadros, os ministros militares queriam tomar o poder, instalando uma ditadura.
	
	Com a renúncia de Jânio Quadros o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, lançou a ¿Campanha da Legalidade¿ para impedir a posse do vice-presidente João Goulart e pedindo novas eleições.
	
	A renúncia de Jânio Quadros tumultuou muito o país porque o povo não queria sua saída e exigiam dos ministros militares que forçassem a sua volta, impedindo a posse de João Goulart.
	
	Com a renúncia de Jânio Quadros o povo foi às ruas para impedir a posse do vice-presidente João Goulart por considera-lo comunista, uma vez que estava na China tentando reatar relações diplomáticas com aquele país comunista.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102211147)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque, dentre as opções abaixo aquela que se relaciona ao governo de Juscelino Kubistchek:
		
	 
	Entrada maciça de capitais estrangeiros e a internacionalização de nossa economia
	
	Política nacionalista de rejeição ao capital estrageiro
	
	Práticas antidemocráticas aos setores de oposição urbanos
	
	Queda da inflação e fim da dívida externa graças aos investimentos econômicos
	
	Implemento da Reforma agrária, acabando com as diferenças regionais
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102333343)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ter um orgulho exagerado por conta da existência de um objeto, chegando ao ponto de omitir seus aspectos negativos e ressaltar os positivos, é chamado de "ufanismo". No Brasil, o ufanismo por parte dos governantes pode ser perfeitamente identificado na seguinte opção:
		
	 
	a política de "obras faraônicas" com o objetivo de mostrar a viabilidade do Brasil como bom receptor de investimentos externos.
	
	o "Milagre econômico" criou um clima ufanista só que esta ideia não teve muita aceitação nos meios de comunicação do Estado
	
	as leis trabalhistas de Vargas, tratadas como uma ação da burguesia a fim de beneficiar os trabalhadores pobres
	 
	a vitória na Copa de 1970, usada pelos militares como uma prova irrefutável de que o país estava no caminho certo.
	
	a defesa da estatização da economia promovida por Jango, sendo, entretanto, duramente criticada no período do Golpe.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102335237)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o que aprendemos, a ditadura civil-militar tem esse nome por ter tido o apoio de um grande contingente da sociedade civil. Sem o apoio civil, esse regime não se sustentaria, como, realmente, a partir de um determinado momento, não se sustentou. Há muitos fatores determinantes para a retirada de apoio da sociedade civil ao regime. Assinale, abaixo, a opção que apresenta alguns desses fatores determinantes:A desmoralização total do governo com a realização da chamada ¿Passeata dos cem mil¿, em junho de 1968.
	
	A retirada do apoio dos Estados Unidos ao regime brasileiro devido ao endividamento externo e a impossibilidade de cumprir com os compromissos internacionais usando, como pretexto para a retirada desse apoio, a política de defesa dos direitos humanos.
	
	O desgaste sofrido pelo governo Geisel a partir do atentado ao Rio Centro, no Rio de Janeiro, onde era realizado um show de Música Popular Brasileira em comemoração ao Dia do Trabalho.
	
	O desgaste sofrido pelo governo Figueiredo com o assassinato do jornalista Vladimir Herzog nas dependências do DOI-CODI em São Paulo.
	 
	A crise surgida com o fim do chamado ¿Milagre Econômico¿ e as constantes denúncias de tortura e assassinatos por parte do regime.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102335521)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a política indígena e a ocupação do interior do Brasil, leia as alternativas a seguir: I - Getúlio empreendeu, principalmente a partir da década de 1940, uma ¿Marcha para o Oeste¿. II ¿ A ¿Marcha para o Oeste¿, assim como influenciou na relação do governo com os trabalhadores rurais, também envolveu as políticas indigenistas. III - Para Vargas, os índios que habitavam as regiões Norte e Centro-Oeste, sendo a maioria da população dali, deveriam ser usados como aliados na ocupação do interior do Brasil. Marque dentre as alternativas abaixo aquela que demonstra que frases estão corretas:
		
	
	Apenas a I e III
	
	Apenas a I e II.
	
	Apenas a I.
	 
	As alternativas I, II e III
	
	Apenas a II e III

Outros materiais