Buscar

AULA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito – Aula 2
Quais as formas de alterações de um contrato ? Gostaria de entender, para uma melhor compreensão e desempenho em próximas perguntas que possam surgir.
Existem várias formas de alteração do contrato de trabalho, sendo o gênero: interrupção e suspensão do contrato. Para tanto vale trazer à ilustração a definição de Vólia Bonfim que esclarece que "a legislação brasileira adotou terminologia própria (suspensão e interrupção) para denominar os períodos de sustação de algumas ou quase todas as cláusulas contratuais, abandonando os critérios da doutrina estrangeira, que subdivide a suspensão em total (verdadeira suspensão) e parcial (interrupção)." Em ambas as hipóteses não há trabalho, todavia, na suspensão há cessação total do contrato de trabalho, já que não há pagamento de salários e o período de afastamento não é computado como tempo de serviço. Ex: diretor estatutário (Súmula 269 TST), serviço militar (art. 472 CLT), faltas injustificadas e suspensão disciplinar, a partir do 16º dia do auxílio-doença previdenciário, greves, desde que o empregador não tenha pago salários pelos dias paralisados (art. 7° da Lei 7.783/1989); licença não remunerada, afastamento para participar em curso de qualificação profissional , encargos públicos civis (art. 472 CLT). Já na interrupção, a cessação do contrato de trabalho é parcial, não há trabalho, mas há pagamento de salários e o período de afastamento é computado como tempo de serviço. Ex: férias, repouso semanal remunerado e feriados (art. 129 da CLT), Licença- paternidade (art. 7°, inciso XIX, CF), faltas legais (art. 473 CLT) e faltas justificadas, doença (os 15 primeiros dias pagos pelo empregador, dirigente sindical, entre outros. Importante destacar também que o contrato de trabalho pode sofrer modificações a partir da celebração de acordo ou convenção coletiva, cujas cláusulas vão integrar as cláusulas individuais do contrato de trabalho.
Houve alguma evolução da escravidão para a servidão?
A evolução foi sutil : o escravo era coisa, de propriedade de seu amo; o colono era pessoa, pertencente à terra. Sendo, "pessoa", sujeito de direito, podia transmitir, por herança, seus animais e objetos pessoais: mais transmitia também a condição de servo. Tem seu início no século I e declínio a partir do século IX o regime feudal, com a servidão, entrou em crise.
Como surgiram as Corporações de Ofício?
Com a decadência do regime feudal, os colonos refugiaram-se nas cidades e pouco a pouco esses trabalhadores livres constituíram instrumentos da produção econômica local, surgindo no século X as corporações de ofício
Como eram constituídas as corporações de ofício?
Eram constituídas por um mestre, companheiros e aprendizes.
Quando as corporações de ofício foram definitivamente extintas?
Com o advento da revolução francesa elas foram definitivamente abolidas
Na escravidão o escravo possuía direito?
Não. Somente obrigações. Ele era considerado coisa.

Outros materiais