Buscar

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Prévia do material em texto

otille, para você conferir como andam seus conhecimentos.
Tópico do mês: Gerenciamento da Integração
 
	 
1. A primeira fase do projeto de transferência de tecnologia militar em um país do norte da África que você está gerenciando está se encerrando, quando um secretário do ministério de defesa lhe requisita uma mudança na próxima fase do projeto, uma vez que as condições mudaram. Sua avaliação da mudança mostra que esta vai alterar completamente os principais objetivos do projeto. Se for tomada a decisão de aceitar essa mudança, qual documento deve ser alterado primeiro?
A) O plano de gerenciamento do projeto
B) A EAP
C) O termo de abertura
D) A declaração do escopo
Resposta: C. As mudanças usuais do projeto em geral não mudam o termo de abertura. No entanto, em projetos com várias fases o termo de abertura pode, eventualmente ser atualizado, como neste caso onde a justificativa do projeto mudou, juntamente com o entendimento atual das necessidades do cliente, levando a alterações nas necessidades do cliente e no resultado do projeto. Ou seja, praticamente estamos diante de um novo projeto. Provavelmente a declaração do escopo e a EAP do projeto terão de ser alteradas, porém isso pode ser feito posteriormente.
 
	 
2. Ao estudar as lições aprendidas de outros projetos de sua organização, você verifica que a maioria dos gerentes de projeto têm tido dificuldade em manter a integridade das linhas de base do projeto. Parece que algumas mudanças não aprovadas para liberação foram incorporadas aos resultados do projeto e algumas mudanças aprovadas nunca foram efetivamente implantadas. Você não deseja que estes problemas ocorram em seu projeto, desse modo decide que o seguinte processo deve receber maior atenção em seu projeto:
A) Controle Integrado de Mudanças
B) Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto
C) Sistema de Gerenciamento de Configuração
D) Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto
 
Resposta: A. Sistema de Gerenciamento de Configuração parece uma resposta apropriada para essa questão, uma vez que o sistema de gerenciamento de configuração com controle de mudanças inclui a identificação, documentação e controle das mudanças feitas na linha de base. No entanto, atente que a questão solicita o processo que deve receber maior atenção e o sistema de gerenciamento de configuração está no processo Controle Integrado de Mudanças.

Outros materiais