Buscar

Comunicação Popular e Comunitária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402206281)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a comunicação voltada à comunidade, podemos dizer:
		
	 
	Utiliza a linguagem mais adequada à comunidade, adequando as formas de se comunicar aos veículos utilizados. Utiliza jornais e comunicados comunitários, rádios locais e formas de comunicação que sirvam aos interesses locais.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	Atende aos interesses comunitários, mas se sustentam unicamente pela renda dos grandes conglomerados de comunicação.
	
	Utiliza a linguagem mais adequada à comunidade, adequando as formas de se comunicar aos veículos utilizados. Utiliza formas particulares de comunicação.
	
	Utiliza a linguagem mais adequada à comunidade, adequando as formas de se comunicar aos veículos utilizados. Utiliza os grandes veículos de comunicação de massa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402789693)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Nas experiências de caráter popular-comunitário, a finalidade, em última instância, é favorecer a autoemancipação humana e contribuir para a melhoria das condições de existência das populações empobrecidas, de modo a reduzir a pobreza, a discriminação, a violência etc, bem como avançar na equidade social e no respeito à diversidade cultural. Contudo, a comunicação não se presta a fazer mudanças sozinha. A visão de uso dos meios meramente para difundir conteúdos educativos está superada. Trata-se de sua inserção em processos de mobilização e de vínculo local ou identitário sintonizados a programas mais amplos de organização-ação, dos movimentos sociais populares. Estes privilegiam o atendimento às necessidades concretas de segmentos populacionais de acordo com cada realidade. Nessa práxis ocorre a Educomunicação Comunitária" (PERUZZO, 2007). Sobre a educomunicação comunitária, é incorreto afirmar:
		
	
	É uma comunicação que educa para o desenvolvimento sustentável e para a transformação social.
	
	É uma ferramenta para a construção de uma sociedade mais crítica e mais atenta aos seus direitos e deveres.
	
	É uma modalidade de comunicação educativa que se constitui no bojo de dinâmicas voltadas à mudança social e ampliação da cidadania.
	 
	É a apropriação dos meios de comunicação para levar a educação formal às pessoas de uma comunidade.
	
	Atua para que a cidadania seja ampliada e para aproximar os conceitos de comunicação e educação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402184302)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Podem ser consideradas características da Comunicação Popular e Comunitária, exceto:
		
	
	É uma forma de comunicação dos segmentos excluídos da sociedade, e apresenta-se como uma mobilização coletiva, desenvolvendo canais próprios de comunicação.
	
	Possui um conteúdo crítico e emancipador, tendo a comunidade como protagonista, inserindo os atores sociais envolvidos em um processo de educação e cidadania.
	
	Tem sua origem entre as décadas de 1970 e 1980 na América Latina e no Brasil.
	
	É realizada de baixo para cima, ou seja, por movimentos sociais reivindicatórios, buscando a justiça social, o reconhecimento de suas demandas, a visibilidade pública e a redistribuição de recursos políticos e econômicos.
	 
	É constituída a partir de uma rotina de trabalho na empresa jornalística, em que as comunidades são as principais fontes dos jornalistas especializados em comunicação popular.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402206279)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre os objetivos da comunicação comunitária, podemos dizer:
		
	
	São os interesses das empresas particulares, principalmente.
	
	São os interesses das empresas de comunicação, exclusivamente.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	São os interesses dos governos, principalmente.
	 
	São os interesses da comunidade e visam prestar serviços como matrículas nas escolas da comunidade, vagas de emprego, ações de mobilização social.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402184843)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao relacionar-se com o campo dos direitos é possível considerar que a cidadania inclui todos os elencados abaixo, exceto:
		
	
	Direito Políticos (de participação política e exercício do poder em plebiscitos e órgãos de representação, eleições, movimentos e associações diversas, conselhos, entre outros).
	
	Direitos Civis (liberdade individuais, de ir e vir, de expressão, pensamento e fé, direito à justiça)
	
	Direito ao meio ambiente (compreender o meio ambiente como um bem coletivo, usufruir dele e dos bens naturais do meio em que se vive, de maneira socialmente responsável para a preservação da vida).
	 
	Direito ao Individualismo (comprometer-se consigo e com suas ações, voltando-se para a meritocracia).
	
	Direitos Sociais (direito a um modo de vida digno e usufruto do patrimônio social).
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402172562)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para Sergio Luiz do Amaral Moretti (1999), a escola, além de dedicar-se a ensinar os saberes científicos e a habilitar pessoas para a vida profissional, deve ter um objetivo maior, o de preparar as pessoas para o exercício de seus direitos. Quais diretos:
		
	
	dos direitos sociais e políticos,
	
	dos direitos econômicos e civis.
	
	dos direitos da cidadão e sociais,
	 
	dos direitos civis, sociais e políticos
	
	dos direitos humanos e de moradia,
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402782165)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a opção que identifica corretamente as características da imprensa alternativa:
		
	 
	O que caracteriza o jornal como alternativo é o fato de representar uma opção enquanto fonte de informação diferente da grande imprensa, seja pelo conteúdo que oferece, seja pelo tipo de abordagem que faz dos temas e questões sociais, políticas ou culturais.
	
	Os jornais alternativos eram feitos por jovens hippies que viviam em comunidades alternativas e buscavam uma integração com a natureza e o desenvolvimento de uma comunicação criativa e comunitária.
	
	A imprensa alternativa é aquela que desenvolveu uma linguagem alternativa, uma estética sofisticada, um sistema de financiamento e distribuição exclusivo e seletivo.
	
	As publicações alternativas eram aquelas que pertenciam a associações secretas e produziam conteúdo cifrado.
	
	A imprensa alternativa é aquela que esteve livre da censura durante a ditadura e se ocupava de desconstruir preconceitos e tabus para um seleto público de elite.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402172521)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A imprensa alternativa eram jornais dirigidos e elaborados por jornalistas de esquerda, alguns ligados à pequena burguesia, que, cansados do autoritarismo, aspiravam um novo projeto social e preocupavam-se em informar a população sobre temas de interesse nacional numa abordagem crítica. Podemos afirmar que:
		
	
	a imprensa alternativa foi expressão dos trabalhadores e da pequena burguesia, defendeu interesses populares, portanto, não condenava o regime militar.
	
	a imprensa alternativa foi expressão da pequena burguesia, defendeu interesses particulares, portanto, condenava o regime militar.
	 
	a imprensa alternativa foi expressão da média burguesia, dos trabalhadores e da pequena burguesia, defendeu interesses nacionais e populares, portanto, condenava o regime militar.
	
	a imprensa alternativa foi expressão somente da média burguesia, defendeu interesses nacionais e populares, portanto, condenava o regime militar.
	
	a imprensa alternativa defendeu interesses nacionais e populares dos trabalhadores, portanto, condenava o regime militar em alguns casos.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402207913)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com base na proposta de comunicação realizada pela Rede ANDI Brasil há mais de dez anos, assinale a alternativa CORRETA:"Colocar a infância e a adolescência como prioridades absolutas na definição e implementação de políticas públicas. É com esse horizonte, que as 11 organizações da Rede ANDI Brasil trabalham diariamente para incidir na agenda da mídia, pautando e qualificando notícias e reportagens sobre o universo infantojuvenil. Organizações sociais e conselhos de defesa dos direitos da criança e do adolescente também recebem atenção especial da Rede na elaboração de planos de comunicação que melhorem sua relação com a mídia, deem visibilidade ao seu trabalho e contribuam na mobilização em torno de suas causas. Estudantes de comunicação são o terceiro público-estratégico da Rede, que desenvolve programas de apoio a sua formação para que atuem como agentes da comunicação e mobilização social." (Fonte: www.redeandibrasil.org.br)
I. A Rede ANDI Brasil qualifica os jornalistas para que eles possam dar um tratamento melhor a notícia publicada e possam, assim, promover os direitos da criança e do adolescente por meio da comunicação.
II. A estratégia de comunicação utilizada pela Rede ANDI Brasil tem como fundamento a Teoria do Agendamento.
III. Os temas que envolvam os direitos da criança e do adolescente ganham visibilidade nacional porque a Rede ANDI Brasil influencia no trabalho de elaboração de pautas nos veículos de comunicação de massa.
		
	
	As alternativas I e III estão corretas.
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	A alternativa II está correta.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402172526)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No Terceiro Setor os processos comunicativos, desde os interpessoais e grupais até aqueles que se servem de suportes impressos, eletrônicos e digitais, perpassam as atividades objetivando: (A) mobilizar os segmentos beneficiários da ação; efetivar as mudanças pretendidas; tornando as organizações conhecidas e respeitadas pela integridade de suas ações propostas; e angariar apoios e recursos financeiros; (B) tornar públicas as propostas fundantes da razão de ser da instituição e assim mudar a cultura e solidificar propostas transformadoras da sociedade. (C) instruir e motivar a ação de voluntários; dirimir conflitos internos e externos; prestar contas das atividades desenvolvidas e das conquistas obtidas. (D) efetivar as mudanças pretendidas; tornando as organizações conhecidas e respeitadas pela integridade de suas ações propostas; e angariar apoios e recursos financeiros somente. (E) dirimir conflitos internos e externos; não prestando contas das atividades desenvolvidas e das conquistas obtidas. Assinale a questão correta:
		
	
	Todas as questões estão corretas.
	
	Somente as questões A e C estão corretas.
	
	As questões B, C e D estão corretas.
	 
	As questões A, B e C estão corretas.
	
	As questões A, C e E estão corretas.

Outros materiais