Buscar

BDQ AVALIAÇÃO CINÉTICO FUNCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201601857618)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na avaliação cinético-funcional de Pedro, 42 anos de idade, com seqüela de entorse do tornozelo direito, de grau II, em fase crônica, identificou-se: pequeno edema residual na face lateral do tornozelo e dor no ligamento talofibular anterior, tanto na palpação quanto na fase de pré-impulsão da marcha. Verificou-se, ainda, força muscular de grau 4, segundo a escala de Oxford, para os músculos fibulares e tibial anterior, que se apresentavam ligeiramente encurtados. A crioterapia por imersão foi um dos métodos de tratamento indicados. Grau 4 de força muscular na escala de Oxford significa:
		
	 
	vence uma força submáxima imposta pelo avaliador
	
	arrasta o membro
	
	vence uma força máxima imposta pelo avaliador
	
	vence apenas a força da gravidade
	
	não vence a gravidade
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602224269)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A medida dos ângulos formados nas articulações do corpo humano pelos ossos é mensurada através da avaliação goniométrica. De acordo com essa afirmação, responda a alternativa correta.
		
	 
	Nenhuma das alternativas
	
	É necessário alinhar o instrumento, estabilizar o segmento móvel e respeitar os limites anatômicos.
	
	Determina a presença ou não de disfunção, porém não ajuda a estabelecer diagnóstico funcional.
	
	Utilizada pelos fisioterapeutas para qualificar a limitação dos ângulos articulares e decidir a intervenção fisioterapêutica mais adequada
	
	O corpo do goniômetro geralmente é posicionado no segmento móvel para mensurar melhor a angulação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601665586)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com base no modelo patocinesiológico de disfunção analise as alternativas a seguir. É correto apenas o que se afirma em: a) I, II, III e V. b) I, III, IV e V. c) I, III e V. d) I, III e IV. e) II, IV e V.
		
	 
	IV. A fundamentação do modelo patocinesiológico é que a anormalidade patológica origina a disfunção dos componentes por ação recíproca.
	 
	II. Degenerações articulares conseqüentes da artrite levam a modificação dos movimentos articulares, muito embora movimentos funcionais como a marcha não sofram modificações.
	 
	I. A Artrite Reumatóide provoca lesões nos componentes ósseos, em conseqüência das alterações degenerativas que ocorrem nas articulações.
	 
	V. A elaboração de programas terapêuticos nestes casos é baseada na eleição potencial de correção de um dos fatores contribuintes.
	 
	III. Mudanças nos componentes neurológico, biomecânico, cardiopulmonar, metabólico, além de alterações nos componentes ósseos podem ser observados em casos de artrites.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602185671)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a coleta da história clínica após a paciente ter referido sua queixa principal, a mesma falou também sobre outras intercorrências em sua história: refere ter  feito cirurgia de mama há aproximadamente 8 meses para retirada de  tumor  benigno,  fez lipoaspiração,  tem  sinusite,  e fez cirurgia de vesícula. Essas informações fazem parte da:
		
	
	História social (HS)
 
	
	História familiar (HF)
	 
	História patológica pregressa (HPP)
 
 
	
	Queixa principal (QP)
 
	
	História da doença atual (HDA)
 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602201662)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A pressão arterial reflete a força exercida pelo sangue sobre as paredes dos vasos e pode sofrer variações contínuas, dependendo do estado de saúde do indivíduo. Sobre a semiotécnica da pressão arterial julgue os itens a seguir e a assinale a alternativa correspondente: I - Para a avaliação da pressão arterial deve-se, inicialmente, localizar o pulso radial e insuflar o manguito até o desaparecimento do pulso. II - O manguito é insuflado 5mmHg acima do valor encontrado na palpação do pulso radial III - O primeiro som a ser ouvido é a pressão diastólica e o segundo, é a pressão sistólica. IV - O manguito não deve ser insuflado acima de 200mmHg.
		
	
	V;F;V;F
	 
	V;V;F;F
	
	F;F;F;F
	
	V;F;F;F
	
	F;F;V;V
		
	1a Questão (Ref.: 201602582585)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um homem, 35 anos de idade, entra no ambulatório de fisioterapia queixando-se de dor lombar irradiada para face posterior da coxa, perna e lateral do pé em dimidio esquerdo que melhora com o repouso. O exame físico mostra retificação da lordose lombar e escoliose antálgica; mobilidade diminuída principalmente no plano sagital. O teste da elevação da perna estendida de Lasegue é positivo em um ângulo de até 30º. O exame físico de miótomos evidencia uma diminuição da força de flexão do joelho. O reflexo Aquileu está abolido. O caso clínico descrito é característico de radiculopatia em:
		
	 
	Nos segmentos L4 - L5.
	
	Nos segmentos L3 ¿ L4.
	
	No segmento L4.
	
	No segmento L5.
	 
	Nos segmentos L5 - S1.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602708637)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A amplitude de movimento de flexão do quadril pode atingir até 125º, mas, para que isso ocorra, devemos realizá-la com o joelho fletido...
		
	
	Em razão do alongamento excessivo do músculo glúteo máximo.
	
	Reduzindo, assim, a tensão excessiva em alongamento, oferecida pelo músculo retofemoral ao nível de joelho, pois este é um músculo biarticular, trabalhando, diretamente, nas duas articulações.
	
	Reduzindo, assim, a tensão excessiva em contração, oferecida pelos músculos isquiotibiais ao nível de joelho, pois este é um músculo biarticular, trabalhando diretamente nas duas articulações.
	
	Reduzindo, assim, a tensão excessiva de retração, oferecida pelo músculo retofemoral ao nível de joelho, pois este é um músculo biarticular, trabalhando diretamente nas duas articulações.
	 
	Reduzindo, assim, a tensão excessiva em alongamento, oferecida pelos músculos isquiotibiais ao nível de joelho, pois este é um músculo biarticular, trabalhando diretamente nas duas articulações.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602374848)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O teste utilizado na detecção das displasia de desenvolvimento do quadril (luxação congênita do quadril) denomina-se:
		
	
	Teste de Gaeslen
	
	Teste de Ober
	
	Teste de Thomas
	
	Teste de Patrick
	 
	Teste de Ortolani
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602709614)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação aos testes clínicos utilizados na avaliação da articulação do quadril (coxofemoral), considere: I) O Teste de Trendelemburg avalia a insuficiência do músculo glúteo médio, da perna de apoio. II) O Teste de Thomas avalia a flexibilidade dos músculos extensores do quadril. III) O Teste de Patrick (FABERE) pode ser usado na avaliação das articulações coxofemoral e sacroilíaca, do membro que se encontra em flexão, adução e rotação externa. IV) O Teste de Ober avalia o encurtamento do trato ilíotibial. Assinale a alternativa correta: *(MSConcursos-COFFITO, 2016)
		
	
	I, II, III e IV estão corretas
	 
	Somente I, III e IV estão corretas
	
	Somente I, II e III estão corretas
	
	Somente I e II estão corretas
	 
	Somente I e IV estão corretas
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602695059)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quais os respectivos testes especiais usados em lesões do joelho com comprometimento de ligamento cruzado anterior, menisco lateral e ligamento colateral medial?
		
	
	Gaveta anterior, Lachman e Mac Murray.
	 
	Gaveta anterior, stress em valgo e tração de Apley.
	
	Gaveta anterior, tração de Apley e stress em valgo.
	 
	Lachman, compressão de Apley e stress em valgo.
	
	Lachman, Mc Murray e stress em varo.

Outros materiais