Buscar

Estudo de Caso O escritório de gerenciamento de projetos AtekPC

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Aluno: Fernando Ferreira Anselmo
Matrícula: 201702190919
Trabalho da disciplina de PMO e Gestão de programas e portfólio
Tutor: Prof. ANTÔNIO LUIS DRAQUE PENSO
Três Lagoas - MS
2017
Estudo de Caso: 
O escritório de gerenciamento de projetos AtekPC.
REFERÊNCIA: MCFARLAN, F. Warren; KEIL, Mark; HUPP, John. O escritório de gerenciamento de projetos AtekPC. Harvard Business School. 2007.
O artigo expõe a dificuldade da implantação e maturação de um PMO em uma fabricante de computadores chamada AtekPC.
      Em 2007, a indústria de informática passava por pressões onde com a alta competitividade e com margens de lucro em constante queda atrelada ao surgimento de novas necessidades no mercado, as empresas tiveram que se tornarem mais eficientes onde o principal foco era a necessidade de se reduzir os custos de fabricação e principalmente desenvolver novas tecnologias para atender o mercado. 	
Nesse contexto, a AtekPC viu a obrigatoriedade de padronizar, planejar e melhorar a qualidade dos seus projetos, e por consequência criaram um programa PMO, com o objetivo principal de iniciar projetos de grande importância para poder assumir a liderança nesse mercado. 
 A AtekPC é uma companhia fabricante de computadores, que teve a sua fundação nos anos 1984, que com o seu crescimento no mercado se posicionou entre as empresas de médio porte dos EUA, chegando a atingir no ano de 2006, $1,9 bilhões em vendas, com um quadro de funcionários de 2.100 funcionários em período integral e 200 de meio período. Sendo que mesmo com a grande evolução dos anos 1990, a empresa se viu em luta junto a outros fabricantes pelo resto do mundo, pois as companhias deste ramo nos anos 2000, não tinha minha a crescer, uma vez que este modelo de negócio se encontrava propagado.
No início, houve muitos desafios em relação à estrutura e organização do escritório e, além disso, a equipe contratada para tal era experiente, mas eram novos no mercado de PC. Tal fato era um problema que teria de ser resolvido, pois o PMO passou a ser parte da cultura da empresa, a equipe não poderia lutar contra essa cultura, observando que a preocupação sobre as mudanças culturais era muito grande. O PMO também não tinha uma função definida dentro da empresa, ficando somente ao âmbito dos projetos da área de TI, também havia a necessidade de provar seu valor perante aos funcionários da empresa.
Seu Diretor de informática John Strider, após anos de serviço e com uma vasta experiência adquirida, sabia que aquele momento era muito importante para a cia, visto que as grandes taxas de crescimento e boas margens de lucro não iriam mas voltar, assim sendo eles deveriam se adaptar à nova realidade se preparando melhor para as ameaças do macro ambiente e assim obter vantagem competitiva. Nesse momento a AtekPC, deveria ser mais dinâmica e ao mesmo tempo deveria mais do que nunca dirimir custos. Para isso foi contratado um novo escritório de Projetos (PMO), sendo que a AtekPC possuía uma cultura arcaica diante as necessidades do mercado. Strider tinha como preocupação o que a PMO poderia fazer pela empresa, pois sabia que a equipe estava bem estruturada, mas não possuía uma grande experiência na área de Computadores e sendo Diretor do departamento de informática, tinha a percepção que deveria proceder com alterações.
A indústria de informática passava por um período intenso de ebulição. Segundo alguns em jornais, as empresas e os usuários comuns estavam demorando mais tempo para trocar os seus equipamentos, e isto impactava em muito o mercado da informática, além disso um outro avento apresentava um crescente que seriam os telefones celulares, PDAs e softwares de aplicação baseada na internet. 
Nos dias de hoje cada vez mais pessoas desejam ter acesso aos seus e-mails 24 horas por dia, sem ter que ficar carregando um notebook por todos os lados. Hoje todos os celulares e PDAs oferecem este recurso, e os computadores estão ficando cada vez mais de lado. 
Strider concordava que não houve um cuidado com o macro ambiente se antecipando assim as novas tendências do mercado, não perceberam que o mercado de computadores seria devorado pelo mercado de celulares e tabletes perdendo em tão pouco tempo grande fatia do mercado, por outro lado, também não se preocuparam tanto com a concorrência e com os fabricantes asiáticos de computadores, que migraram da fabricação por contrato para a produção de sua própria marca. 
Nos dias de hoje vemos a necessidade de ter agressividade e agilidade para tudo que poderá acontecer com a nossa companhia. O Diretor de Desenvolvimento de Aplicação, Richard Steinberg explicou que a empresa em sua história, não desenvolvia um serviço competitivo perante outras cias, porém perceberam que deviam mudar suas estratégias e aperfeiçoar as habilidades para se tornarem capazes de se desenvolver de forma mais rápida no mercado, e foi assim que Richard desenvolveu um plano para um projeto, em 2007 a AtekPC utilizava uma estratégia em que parte de membros de sua equipe, pudessem atuar informalmente em duas funções numa espécie de sinergia, isto trouxe uma resposta positiva podendo assim explorar bem mais os funcionários, sem que eles sentissem  pressionados, mesmo assim os resultados não foram tão expressivos. 
O novo escritório da AtekPC, o PMO, possuía a grande missão de realizar uma transformação para empresa poder ser vista de uma outra forma no mercado. Mark Nelson, novo gerente PMO, disse que sua missão desde outubro de 2006 era de fornecer apoio e consultoria aos projetos já existentes. 
Seu foco era trabalhar com pessoas que tivessem um alto nível de gerenciamento. Uma de suas propostas era a criação de um “formulário de ideias”, onde se colocaria todas as ideias que surgissem, dando objetivo e direcionamento a cada uma delas. Strider percebeu que a aceitação a PMO deveria vir de baixo para cima, já que não conseguiria ver entusiasmo com a Diretoria Executiva.

Outros materiais