Buscar

RESUMO LUCAS MARTINS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SUGESTÃO DE IMPLANTAÇÃO DE UM SERVIDOR DE ARQUIVOS SAMBA NO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE CANINDÉ
SILVEIRA¹ & CUNHA² (2014) 
RESUMO
O avanço em grande escala de informações digitais se estabelece crescentemente nos ambientes organizacionais. Neste contexto, depara-se com vários sistemas que viabilizam o processo de armazenamento de arquivos e garantem o acesso fácil e rápido a essas informações.
Em muitas empresas é comum que se utilizem diferentes sistemas operacionais, surgindo, então, problemas referentes a imcompatibilidade de arquivos durante o compartilhamento, o grande desafio está em conciliar a acessibilidade e a portabilidade dos arquivos e documentos digitais nessas diferentes plataformas de sistemas operacionais, neste contexto e pretendido que se criem meios mais confiáveis para que esse recurso seja implantado de forma segura, prática e com baixo custo financeiro. Para atingir esse objetivo foi sugerido na respectiva empresa a qual atuava com estagiário, a implantação de um servidor de arquivos Samba, que permite compartilhar arquivos entre diferentes Sistemas Operacionais, gerenciando contas de usuário, restringindo o acesso a arquivos e possibilitando que usuários cadastrados à rede possam acessá-los seja o sistema 	Windows ou Linux.
 O projeto acima referido vem com o objetivo de sugerir a implantação do servidor Samba como solução para o compartilhamento de arquivos e impressoras nas dependências do Instituto de Previdência do Município de Canindé - IPMC, visando como êxito maior fazer com que os arquivos fundamentais da empresa estejam disponíveis de forma prática e segura entre todos funcionários da mesma onde evidencia-se pois, que os arquivos digitais encontram-se um tanto quanto desorganizados, o que dificulta a consulta e o acesso aos mesmos o que justifica este estudo, já que como fui sugerido a implantação do servidor de arquivos tornará estes documentos mais disponíveis a todos os usuários simultâneamente já que estarão compartilhados na rede interna da empresa garantindo ainda a segurança e a integridade dos dados.
 É notável que estamos em uma era digital onde a tecnologia vem como auxílio para que se tornem mais fáceis a execução de certas tarefas que antes provocavam, além de problemas, perda de tempo e acúmulo de coisas desnecessárias, por conseguinte, é possível verificar que com a sugestão da implantação do servidor de arquivos se tornará mais viável o acesso aos documentos, visto que com o servidor Samba, é possível compartilhar e armazenar de forma segura e eficaz os arquivos, compartilhar impressoras e controlar o acesso a determinados recursos de rede, a instituição onde atuei como estagiário era organizada em setores que dividiam-se em: Perícia; Previdência; Presidencia; Recepção e Recursos Humanos onde era necessária a vinculação do acesso de todos aos mesmos arquivos e documentos, já que por muitas vezes, um setor necessita de informações do outro.
Palavras-chave: Samba. Compartilhamento. Servidor de Arquivos. Baixo Custo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARMONA, Tadeu Carmona. Universidade do Linux. São Paulo: Universo dos Livros, 2007. Treinamento Pratico em Linux. São Paulo: Digerati Books, 2005.
INDEXLOG. As informações da sua Empresa são seu Maior Patrimônio. Disponível em: <http://goo.gl/r6neA1>. Acesso em 18 nov. de 2014.
INTERAÇÃO WINDOWS E LINUX COM SAMBA. O que é o samba - Disponível em:<http://pt.slideshare.net/adorepump/integrao-windows-e-linux-com-samba-presentation-843093?related=2>, acesso em: 06 de Dez. 2014.
MARIMOTO, Carlos. Entendendo e Dominando o Linux. 7.ed. Curitiba: Digerati / Universo dos Livros, 2007. Redes e Servidores Linux Guia Prático. 2.ed. Curitiba Sulina, 2008.
VIGLIAZZI, Douglas. Redes Locais com Linux. Florianópolis: Visual Books, 2004.

Outros materiais