Buscar

defesa 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
ATRIBUTOS DO SOLO E DESEMPENHO DA CULTURA DO MILHO SOB DIFERENTES ALTURAS DE RESÍDUO FORRAGEIRO PÓS-PASTEJO
Rodrigo Pizzani
Thomé Lovato
*
*
Sistema de produção que integra os componentes agrícola e pecuário, em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área, em um mesmo ano agrícola ou por múltiplos anos.
Sistema de integração lavoura-pecuária
*
*
Potencial para sistemas integrados
Potencial existe, mas há muito desconhecimento (preconceitos) sobre a entrada dos animais nas áreas agrícolas ...
kg
Foto: Enoir C. Pellizzaro
*
*
Estratégias para minimizar compactação superficial
Retirar animais em caso de solo com elevado conteúdo de água
Intervalo entre diferimento e semeadura da cultura sucessora
*
*
Hipótese 
A associação de diferentes resíduos pós-pastejo e a presença de animais na pastagem de inverno causam alterações no solo, que vão repercutir no rendimento do milho.
*
*
Objetivo
Promover estudos e gerar resultados que cientificamente relatem efeitos dos bovinos leiteiros no sistema de integração lavoura pecuária sobre atributos físicos e químicos do solo sobre a produção de milho em sistema de plantio direto sob diferentes resíduos pós-pastejo, na Depressão Central do RS, durante os anos agrícolas 2009/ 2010 e 2010/2011.
*
*
Metodologia - tratamentos
*
*
R10 cm 
SP 
*
*
R20 cm 
*
*
R30 cm 
*
*
PC 
*
*
Acompanhamento da decomposição da palhada.
Avaliações
Acompanhamento dos atributos físicos e químicos do solo.
Avaliação radicular da forragem.
*
*
Altura de entrada
Altura de saída
 Coletas forragem disponível 
Avaliações realizadas 
sward stick
*
*
*
*
 Ds
 MIP
 MAP
 Pt
 Resistência à penetração mecânica
Taxa de infiltração de água
Avaliações realizadas 
*
*
0-2,5
2,5-5
5-10
10-15
*
*
Coletas
Lavagem
Secagem
0 – 5 cm
5 – 10 cm
*
*
Coletas (dias)
0; 30; 60; 90 e 120.
*
*
Adubação base
250 kg 05-20-20
Adubação cobertura
70 kg de N no V4
70 kg de N no V8
*
*
Produção de silagem
Rendimento de grãos
 2 m 
*
*
SP
PC
R10 cm
R20 cm
R30 cm
Semeadura das forrageiras
*
*
Resultados
Trabalho I - Produção de forrageiras hibernais em diferentes resíduos pós-pastejo e mineralização em sistema de integração lavoura-pecuária
Trabalho II - Produção de milho em área de integração lavoura-pecuária sob o sistema plantio direto
Trabalho III - Atributos de um Argissolo Vermelho em função de diferentes alturas de resíduo pós-pastejo
*
*
Produção de forrageiras hibernais em diferentes resíduos pós-pastejo e mineralização em sistema de integração lavoura-pecuária
*
*
Tabela 1 - Altura média observada na pastagem hibernal ao longo do período experimental.
*Letras distintas na mesma coluna diferem (p<0,05) entre si pelo teste Tukey. CV%: Coeficiente de Variação percentual.
*
*
Figura 1. Relação entre altura do pasto pretendida (.....) e observada ( ) (cm) e barras são alturas médias observadas nos três anos de pastagens hibernais sob Integração Lavoura-Pecuária. *Médias não ligadas pela mesma letra em minúsculo (comparação entre anos) e maiúsculas (comparação entre tratamentos) diferem pelo teste de Tukey (p<0,05).
*
*
Tabela 2 – Média de altura observada (AO, cm) e produção de MS (MFD, Mg ha-1) e resíduo de forragem remanescente (RFR, Mg ha-1) durante os períodos de pastejo no ano de 2009.
*Méidas não seguidas pela mesma letra diferem pelo teste de Tukey (p<0,05). CV%: Coeficiente de Variação percentual.
*
*
Tabela 2 – Média de altura observada (AO, cm) e produção de MS (MFD, Mg ha-1) e resíduo de forragem remanescente (RFR, Mg ha-1) durante os períodos de pastejo no ano de 2010. (continuação)
*Méidas não seguidas pela mesma letra diferem pelo teste de Tukey (p<0,05). CV%: Coeficiente de Variação percentual.
*
*
Tabela 2 – Média de altura observada (AO, cm) e produção de MS (MFD, Mg ha-1) e resíduo de forragem remanescente (RFR, Mg ha-1) durante os períodos de pastejo no ano de 2011. (continuação)
*Méidas não seguidas pela mesma letra diferem pelo teste de Tukey (p<0,05). CV%: Coeficiente de Variação percentual.
*
*
Tabela 3 - Parâmetros do modelo ajustado aos valores medidos de matéria seca remanescente (MSR) e tempo de meia vida (t1/2) de cada compartimento em cada tratamento.
(1)R10 = Resíduo de 10 cm pós-pastejo; R20 = Resíduo de 20 cm pós-pastejo; Resíduo de 30 cm pós-pastejo; SP = sem pastejo; PC = pastejo convencional. ns = não significativo. (2)Médias não seguidas pela mesma letra diferem pelo teste de Tukey (p<0,05)
*
*
Conclusões
 As alturas de resíduo pós-pastejo ficaram próximas das alturas pretendidas de pastejo durante o desenvolvimento do experimento.
 A massa de forragem remanescente está relacionada com resíduo pós-pastejo.
 O RFR dos tratamentos R20 e R30 durante o experimento se mostrou suficiente para realização do SILP-PD.
 As taxas de decomposição foram afetadas pela presença dos animais.
 As áreas SP apresentaram maior taxa de decomposição, possivelmente pelas condições ideais para os microorganismos do solo.
*
*
Produção de milho em área de integração lavoura-pecuária sob o sistema plantio direto
*
*
Tabela 3. Produtividade de matéria verde (MV, Mg ha-1) e matéria seca (MS, Mg ha-1) da cultura do milho sob sistema Integração Lavoura-Pecuária nos anos agrícolas 2009/10 e 2010/11 em diferentes resíduos pós-pastejo. 
*Médias não seguidas de mesma letra diferem significativamente pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade de erro. CV%: Coeficiente de Variação.
*
*
Tabela 4. Altura de inserção da espiga (IE, m), número de fileiras de grãos (NFG), número de grãos por espiga (NGE), massa de mil grãos (MMG, g) e produtividade do milho (PROD, Mg ha-1) cultivado em sistema plantio direto sob sistema integração lavoura-pecuária, nos anos agrícolas de 2009/2010 e 2010/2011, em diferentes alturas de resíduos pós-pastejo.
*
*
Figura 1: Extrato do Balanço Hídrico (deficiência e excedente) para o cultivo do milho na safra 2009/10 e 2010/11. Adaptado de ROLIM et al (1998).
*
*
Conclusões
 Os componentes de rendimento da cultura do milho foram afetados pelos resíduos pós-pastejo, nos dois anos avaliados.
 Os resíduos pós-pastejo (R10 e PC) limitam a produtividade do milho em sucessão. 
 Os resíduos pós-pastejo (R10 e PC) não fornecem o aporte ideal de palhada para os sistemas integração lavoura-pecuária e plantio direto.
 Para o SILP-PD, os resíduos pós-pastejo R20 e R30 fornecem palhada suficiente para o sistema e não afetam os rendimentos do milho comparado com a área SP. 
*
*
Atributos de um Argissolo Vermelho em função de diferentes alturas de resíduo pós-pastejo
*
*
Tabela 1. Densidade do solo (Ds) após o primeiro ciclo de pastejo (Outubro/09) e cultivo do milho (Maio/10), em área de integração lavoura-pecuária sob plantio direto com diferentes resíduos pós-pastejo.
*
*
Tabela 2. Densidade do solo (Ds) após o segundo ciclo de pastejo (Novembro/10) e cultivo do milho (Abril/11), em área de integração lavoura-pecuária sob plantio direto com diferentes resíduos pós-pastejo.
*
*
Figura 4. Fósforo disponível (P) em dois anos de experimento em área de sistema integração lavoura-pecuária sob plantio direto com diferentes resíduos pós-pastejo. Médias seguidas de mesma letra não diferem entre si pelo teste de Tukey.
*
*
Figura 4. Potássio disponível (K) em dois anos de experimento em área de sistema integração lavoura-pecuária sob plantio direto com diferentes resíduos pós-pastejo. Médias seguidas de mesma letra não diferem entre si pelo teste de Tukey.
*
*
Figura 4. Matéria orgânica do solo (M.O.) em dois anos de experimento em área de sistema integração lavoura-pecuária sob plantio direto com diferentes resíduos pós-pastejo. Médias seguidas de mesma letra não diferem entre si pelo teste
de Tukey.
*
*
Conclusões
 Nas condições estudadas, não há evidências de que o pisoteio tenha interferido negativamente nos atributos físicos, exceto por um ligeiro aumento na densidade do solo na camada superficial para as áreas de PC em relação aos demais tratamentos, mas não atingindo os valores críticos.
 A falta de adubação na pastagem afetou os teores de P e K nas áreas estudadas, principalmente nas camadas superficiais.
 Os teores de M.O. foram influenciados pelos teores de resíduos pós-pastejo na primeira camada avaliada. 
*
*
Agradecimentos 
*
*
Ao grande mestre...
muito obrigado!
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Obrigado a todos!
É provável que esse paradigma seja uma herança de épocas em que predominava o uso de agricultura convencional, em que utilizava-se o preparo do solo, aliado ao uso incorreto de lotações excessivas na rotação com a pecuária
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais