Buscar

FILOSOFIA, ETICA E CIDADANIA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201604171922)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Tudo o que caracteriza uma sociedade qualquer, compreendendo sua linguagem, suas técnicas, artefatos, alimentos, costumes, mitos, padrões estéticos e éticos é:
		
	 
	cultura;
	
	valores;
	
	ética;
	
	sociedade;
	
	moral;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604171852)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A filosofia vem da cultura grega antiga, é constituída por duas palavras, philos e Sophia. Essas duas palavras significam:
		
	
	Amigo da vida;
	
	Sabedoria de vida;
	
	Saber da vida;
	
	Saber do amigo;
	 
	Amigo da sabedoria;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603994854)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No que se refere às origens da Filosofia, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A Filosofia se configurou a partir da recepção plena dos conhecimentos gerados pelas sociedades anteriores à civilização grega (cretense, minóica, micênica), conhecimentos estes que se constituíram como a única fonte geradora do raciocínio e das especulações filosóficas.
	
	Na verdade, a Filosofia se constituiu como uma forma de conhecimento absolutamente original, uma espécie de ¿milagre grego¿, que em nada ficou devendo às contribuições da sabedoria de antigas civilizações do Oriente Médio, como por exemplo, a egípcia, a babilônica e a persa.
	 
	A Filosofia pode ser compreendida como um tipo de pensamento que resultou das modificações ¿qualitativas¿ introduzidas pela cultura grega na herança recebida de outras civilizações, como por exemplo, naquilo que se refere à organização social e política, instaurando a prática de tomadas de decisão com base em discussões e debates públicos, ou seja, a democracia.
	
	Se entendermos que a Filosofia resultou de modificações introduzidas pelos gregos na ¿herança¿ cultural recebida de outras civilizações, naquilo que se referem aos mitos, tais modificações não ocorreram já que a cultura grega os manteve praticamente intactos, sobretudo em alguns de seus aspectos mais sinistros.
	
	A Filosofia pode ser entendida como um conhecimento sobre o mundo e sobre os homens que derivou diretamente das contribuições da sabedoria de civilizações orientais, como por exemplo, a babilônica e a romana.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603977868)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São condições históricas para o surgimento da filosofia na Grécia:
		
	
	As viagens marítimas
	
	A invenção do calendário
	 
	Todas estão corretas
	
	A invenção da moeda
	
	O surgimento da vida urbana
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603955219)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A diferença entre os sofistas, de um lado, e Sócrates e Platão, de outro, é dada pelo fato de que os sofistas aceitam a validade das opiniões e das percepções sensoriais e trabalham com elas para produzir argumentos de persuasão, enquanto Sócrates e Platão consideram as opiniões e as percepções sensoriais, ou imagens das coisas, como fonte de erro, mentira e falsidade, formas imperfeitas do conhecimento que nunca alcançam a verdade plena da realidade (fonte: IF/MT ¿ 2015 com adaptações). Com base nessa afirmativa, assinale a opção CORRETA.
		
	
	Os sofistas eram filósofos que lidavam com o conhecimento verdadeiro.
	 
	Os sofistas eram considerados por Sócrates e Platão, como os algozes dos prisioneiros no mito da caverna.
	
	O mundo sensível ou mundo das ideias era o lugar das formas puras, segundo os sofistas.
	
	Platão e Sócrates foram importantes sofistas.
	
	Os sofistas eram filósofos que valorizavam o mundo das ideias.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603955222)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O que afirma Platão com a mito da caverna? Resumidamente é que haveria uma realidade fundamental e que esta é composta de ideias ou formas abstratas as quais seriam mais substanciais quando comparadas com a realidade material. Por isso, para Platão, a verdade residiria no mundo ideal, ou formal, e não no mundo material. Daí que todo um esforço deveria ser encetado pelo filósofo, que é alguém que se ocupa com a verdade, no sentido de recusar o corpo e valorizar a alma; dito de outro modo, valorizar o pensamento e os processos relacionados ao intelecto e negar os sentidos. Com base no exposto acima, assinale a afirmativa CORRETA. (fonte: IF/MT ¿ 2015 com adaptações).
		
	
	Nada chega ao intelecto sem que antes passe pelos sentidos.
	
	Confie nos sentidos somente quando estes contarem com o auxílio do intelecto.
	
	A verdade repousa apenas no conhecimento produzido pelos sentidos.
	 
	Não confie nos sentidos quando se trata de conhecer, de alcançar a verdade.
	
	A realidade chega somente por meio dos sentidos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603968213)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A ética e a moral representam respectivamente ?
		
	
	Livre-arbítrio; certo e errado
	
	Práticas culturais; universalidade
	 
	Caráter; padrões de comportamento social
	
	Razão; senso comum
	
	Cultura regional; crenças ilusórias
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603965372)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Estudamos que a ética possui caráter científico, por isso, trabalha com conceitos supostamente universais. E, a moral, associa-se a uma realidade histórico-concreta. A concepção que entende as questões morais como questões de gosto é denominada de:
		
	
	Imperialismo
	 
	Relativismo
	
	Racionalismo
	
	Criticismo
	
	Humanismo
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201604171951)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para Aristóteles, a finalidade do ser humano é alcançar um bem, porém, há muitos bens possíveis, quanto ao ser humano, há um bem maior. Qual é esse bem?
		
	
	honra;
	
	cultura;
	
	palavra;
	 
	felicidade;
	
	amor;
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603994900)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No que se refere à questão do conhecimento no pensamento aristotélico e sua relação com a justiça e com a ética, é CORRETO afirmar que:
		
	
	O conhecimento, na concepção aristotélica, serviria, tão somente, para o enriquecimento da alma, aproximando-se assim da ¿serventia¿ que o conhecimento adquire tanto em Sócrates, como em Platão.
	
	O desenvolvimento do tema da JUSTIÇA na teoria de Aristóteles fundamenta-se no campo da ÉTICA, entendendo-se a mesma como um SABER eminentemente TEÓRICO.
	
	O conhecimento, por parte do indivíduo, daquilo que é JUSTO ou INJUSTO é mais do que suficiente para que este indivíduo seja reconhecido como sendo mais ou menos virtuoso.
	 
	A ÉTICA nada mais é do que AÇÕES PRÁTICAS voltadas para o BEM COLETIVO e a FELICIDADE GERAL, devendo o conhecimento, portanto, ser usado de forma prática (práxis) para levar o bem-estar a todos os cidadãos.
	
	Tal como as concepções socrático-platônicas acerca da natureza do conhecimento, este, no pensamento aristotélico, adquire uma certa materialidade e uma certa objetividade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes