Buscar

Case Demonstração do Fluxo de Caixa

Prévia do material em texto

Case Demonstração do Fluxo de Caixa
REFERÊNCIA: BRUNS, W J JR.; HERTENSTEIN, Julie H. Demonstrações de Fluxo de 
Caixa: Três Exemplos. Harvard Business School, 112 – P08, 1998. 
 
O caso relata sobre uma situação em que o aluno John Stacey, um engenheiro de vendas, devido ao atraso de um vôo , perde uma aula de contabilidade sobre demonstração de flux o de caixa. O problema é que esse conteúdo era possibilidade n um teste na semana. Preocupado por não compreender o assunto ele pede ajuda a sua cole ga de trabalho Lucille Barnes que é experiente na área de controladoria. Eles se encontraram e John levou suas anotações e dúvidas e Lucille apresentou a ele três demonstrações de fluxos de caixas distintas e então começou a explicar. 
A DFC é dividida em três partes: atividades operacionais, que revelam a s entradas e saídas relacionadas as operações fundamentais da empresa, como o recebimento de dinheiro pelas vendas de bens ou serviços (entrada) e pagamento de salários, impostos e compra de estoque (saída); atividades de investimento, que mostram a compra e venda de ativos, que geralmente não são mantidos para a venda, como a venda de um imóvel, compra de equipamentos e concessão de empréstimos; e atividades de financiamento, as quais demonstram fluxos associados ao aumento ou a diminuição de recursos de investimento e credores da empresa , também inclui dividendos que são fluxos de caixa associados aos investidores. 
John questiona como ele pode utilizar cada seção da DFC e Lucille explica que a seção de atividades operacionais é a principal dos fluxos de caixa da organização, no qual é utilizado para cobrir as necessidades de caixa. Esse motor em funcionamento provê caixa para os investimentos necessários e pagamentos de dividas. 
 3 Ela ressaltou que há duas maneiras de apresentar o fluxo de caixa das operações, pelo método indireto, como na primeira demonstração do anexo 1, por meio deste método o lucro liquido é ajustado por todas as receitas e despesas que não envolvem caixa. Pelo método direto a seção do relatório parece muito mais um extrato tirado da conta caixa, como acontece no anexo 2. A demonstração de fluxos de caixa avalia diversas evidências para gerar um panorama geral. Para uma avaliação equilibrada é necessário procurar tanto as boas quanto as más notícias em cada demonstração de fluxo de caixa. É preciso avaliar a importância relativa de cada evidência e sua relação com o panorama geral para chegar a uma conclusão. 
Local: Biblioteca da Disciplina
Carlos Eduardo Castro Tome Fernandes de Oliveira

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes