Buscar

Case 1 Destin Brass Products

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Estudo de Caso :
CONTROLADORIA I
Destin Brass Products Co.
REFERÊNCIA: BRUNS, W J JR. Destin Brass Products Co. Harvard Business School, 107 – P02, 1997.
Este fichamento refere-se a empresa Destin Brass Products fundada por Abbott, Guidry e Scott adquirida em 1984 através de uma fábrica de máquinas falida. A empresa entra em cheque quando a concorrência abaixa o preço de bombas, principal produto da Destin, passa-se a ter uma série de reuniões em busca de uma solução para o futuro da empresa. Os três sócios se reúnem para buscar uma solução, quando a contadora Peggy opta por apresentar um método de custos mais modernos, alegando que poderia ser a grande solução da empresa.
1) É necessário utilizar um terceiro método, custeio baseado em atividades, no qual identificamos seis atividades, recebimento, movimentação de material, engenharia, embalagem, remessa e manutenção. Os três produtos requerem as seis atividades, mas em diferentes intensidades. Assim, considerando as percentuais de cada atividade para os três produtos, disponibilizados na figura 5 e os custos indiretos de fabricação da figura 2.
2) As mesmas apresentam resultados diferentes devido a maneira pelo qual são analisados superficialmente os custos indiretos em suas operações. Os custos diretos permanecem os mesmos em todas as figuras, ao contrário dos custos indiretos, no qual apresentam grande variação e alteração de resultado. A mudança leva-se em conta pelo fato de que no modelo ABC os custos indiretos são avaliados minuciosamente agrupados e calculados para formar uma taxa de absorção de custeio, alterando o seu resultado diante dos anteriores.
Já o método padrão utiliza um cálculo onde os custos indiretos totais são divididos pela mão-de-obra direta assim criando uma taxa de custeio dos custos indiretos.
Na metodologia revisada existem duas categorias de custeio: materiais relacionados aos custos indiretos, que compreende recebimento e movimentação e os outros custos indiretos. A taxa de absorção dos custos revisados é calculada dividindo o custo total dos materiais relacionados aos custos indiretos pelo custo de material direto. E os custos indiretos têm sua taxa de absorção calculada dividindo o seu total pelo somatório de horas-máquina.
3) É necessário destacar que há rentabilidade em todos os três produtos em todas as análises, além de estarem dentro de uma margem de lucro prevista. As bombas são o carro-chefe da empresa e de acordo com os valores calculados poderia sim ter uma alteração de preço, considerando que os outros dois produtos permaneceriam com o mesmo preço por não ter concorrência.
O método ABC apresenta a melhor solução quando comparados aos outros modelos, pois auxiliaria os administradores a tomarem decisões mais precisas, manter a empresa no mercado de maneira competitiva e também soluciona o problema de custo alto das bombas que representa mais da metade de sua receita.
Porém ocorreria um aumento no custo dos controladores de fluxo, mas como esse produto é o que tem menor representatividade na receita e não tem concorrentes aparentes não seria uma decisão tão prejudicial. Não se deve abandonar o método de custeio tradicional, pois serve para auxiliar a elaboração de relatórios financeiros externos a organização.
4) Apesar da receita negativa com os controladores de fluxo pode-se verificar que a receita total foi superior com o sistema ABC, além de fazer com que as bombas se aproximem da margem de 35% esperada. A diferença entre ambas seria exatamente por separar os custos indiretos de maneira mais minuciosa, entre os lucros não seria tão grande a diferença. A empresa de qualquer maneira estaria dentro da margem de lucro prevista.
Local: Biblioteca da Disciplina
Carlos Eduardo Castro Tome Fernandes de Oliveira

Outros materiais