Buscar

Questões Processuais: Mandado de Segurança, Liquidação de Sentença e Agravo de Instrumento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 4
1)Rafael e José impetraram Mandado de Segurança em face do Município visando obter a reintegração na Guarda Municipal, considerando que foram exonerados arbitrariamente por abuso de poder da municipalidade. O juiz excluiu José sob o fundamento de que, na hipótese, não cabe litisconsórcio. José interpôs agravo de instrumento que, após a devida distribuição, foi encaminhado pelo relator para o julgamento eletrônico, dispensando-se a sessão de julgamento. Agiu adequadamente o relator? 
R –   o art 945do novo cpc/15 autoriza o julgamento por meio eletrônico do recurso que não comporte sustentação oral com efeito considerando somente o agravo de instrumentoque defere , revoga ou indefere tutela provisória comporta sustentação oral art 937 ,vIII do cpc o relator agiu em conformidade com a lei . 
2) Da decisão que julgar a liquidação de sentença caberá ( PAPE-SP- 2011- MPE-SP- Promotor de Justiça): 
a) embargos do devedor, seguro o juízo; 
b) recurso de apelação;
 c) exceção de pré-executividade; 
d) objeção de pré-executividade; 
e) recurso de agravo de instrumento; 
3) Em um processo que observa o rito comum ordinário, o juiz profere decisão interlocutória contrária aos interesses do réu. É certo que, se a decisão em questão não for rapidamente apreciada e revertida, sofrerá a parte dano grave, de difícil ou impossível reparação. Assim sendo, o advogado do réu prepara o recurso de agravo de instrumento, cuja petição de interposição contém a exposição dos fundamentos de fato e de direito, as razões do pedido de reforma da decisão agravada, além do nome e endereço dos advogados que atuam no processo. A petição está, ainda, instruída com todas as peças obrigatórias que irão formar o instrumento do agravo. Contudo, o agravante deixou de requerer ajuntada, no prazo legal, aos autos do processo, de cópia da petição do agravo de instrumento e do comprovante de sua interposição, assim como a relação dos documentos que instruíram o recurso, fato que foi arguido e provado pelo agravado. Com base no relatado acima, assinale a alternativa correta a respeito da consequéncia processual decorrente ( FGV- 2011- OAB- Exame de Ordem Unificado - III - Primeira Fase). 
a) Haverá prosseguimento normal do recurso, pois tal juntada caracteriza mera faculdade do agravante; 
b) Não será admitido o agravo de instrumento; 
c) O agravo de instrumento será julgado pelo tribunal, inviabilizando-se, apenas, o exercício do juízo de retratação pelo magistrado; 
d) Estará caracterizada a litigância de má-fé, por força de prática de ato processual manifestamente protelatório, devendo a parte agravante ser sancionada, e o feito, extinto sem resolução do mérito. 
2 - Objetiva: R: E -> recurso de agravo de instrumento (art.1015 .p. único NCPC) -  
 
3 - Objetiva: R: B -> Não será admitido o agravo art. 1018 p. 3.  
 
DO AGRAVO

Outros materiais