Buscar

farmacotecnica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504967537)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As emulsões são sistemas bifásicos nos quais um líquido está disperso em outro líquido na forma de pequenas gotículas. A emulsificação de duas fases imiscíveis pode ser obtida quando se aplica energia a um sistema para criar uma barreira física e/ou eletrostática em torno das gotículas formadas. O agente empregado para possibilitar emulsificação a partir da redução da tensão superficial é:
		
	 
	Tensoativo
	
	Antioxidante
	
	Quelante
	
	Edulcorante
	
	Estabilizante
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504290265)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia atentamente os tópicos: I- Quando dois líquidos imiscíveis são agitados mecanicamente, no início ambas as fases tendem a formar gotículas. Quando se pára a agitação, as gotículas coalescem lentamente e os dois líquidos separam-se. II- O tempo de vida das gotículas que compõem uma emulsão, aumenta quando se adiciona um emulgente aos dois líquidos imiscíveis, embora só uma fase continue a formar gotículas por algum tempo. Esta fase é chamada de fase interna e encontra-se rodeada pela fase externa. III- Um emulgente atua, e é definido, como um estabilizante da forma da gotícula (glóbulos) da fase externa. Tendo por base a sua estrutura, os emulgentes podem ser descritos como moléculas que possuem duas partes distintas: uma parte hidrofílica ( ou oleofóbica) e uma hidrófoba (ou oleofílica). IV- No que diz respeito ao tipo de emulsão, as emulsões O/A são mais úteis como bases de fármacos laváveis e para os propósitos gerais dos cosméticos. As emulsões do tipo A/O são usadas mais largamente no tratamento de pele seca e como emolientes. V- O conhecimento do EHL necessário permite a seleção de um emulgente ou, a combinação de emulgentes, que irão dar origem ao valor de EHL necessário para preparar devidamente a emulsão. Está (ão) incorreta (s) a (s) afirmação (ões):
		
	
	III e V.
	
	I e IV.
	
	II e V.
	
	I e III.
	 
	III, apenas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504290272)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Algumas substâncias são incompatíveis entre si em preparações farmacêuticas. O conhecimento deste fato é funddamental para o formulador, para que possa evitar sua numa fórmula. Em determinada emulsão oral contendo tensoativo não iônico (Polissorbato 80) e conservantes (metilparabeno e propilparabeno), ocorreu separação de fases e a contagem microbiana estava acima do especificado, após algum tempo da data de fabricação (porém, ainda dentro do prazo de validade rotulado). Assinale a alternativa que corresponde aos tipos de estabilidade alterados, a princípio, pela incompatibilidade acima:
		
	 
	Física e microbiológica.
	
	Química e farmacológica.
	
	Farmacológica e toxicológica.
	
	Toxicológica e física.
	
	Microbiológica e química.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504310348)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1) Analisando um sistema de floculação controlada, por exemplo usando o hidróxido de alumínio pó como fármaco e diferentes agentes suspensores (CMC, HEC e carbopol 940) e água como veículo, podemos concluir que: I. Floculação é um processo no qual as partículas dispersas de uma suspensão se agrupam formando aglomerados frouxos redispersíveis. II. A defloculação é o processo oposto a floculação, caracterizado pela quebra dos aglomerados em partículas individuais formando um sedimento compacto de difícil redispersão. III. Quanto maior for o volume de sedimentação (VS) tanto mais elevado será o grau de floculação da suspensão, e mais facilmente será sua redispersão. IV. Quanto menor for o volume de sedimentação (VS) tanto mais elevado será o grau de floculação da suspensão, e mais facilmente será sua redispersão. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: A(  ) V/V/V/F B(  ) V/V/V/V C(  ) V/V/F/F D(  ) F/F/V/F
		
	
	Quanto maior for o volume de sedimentação (VS) tanto mais elevado será o grau de floculação da suspensão, e mais facilmente será sua redispersão.
	
	Floculação é o processo oposto a floculação, caracterizado pela quebra dos aglomerados em partículas individuais formando um sedimento compacto de difícil redispersão.
	 
	Esta opção está totalmente verdadeira.
	
	Defloculação é um processo no qual as partículas dispersas de uma suspensão se agrupam formando aglomerados frouxos redispersíveis.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504289329)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na fabricação da forma farmacêutica suspensão, é necessário garantir que o fármaco a ser suspenso tenha um tamanho de partícula bastante reduzido, assegurando que tais partículas fiquem suspensas com baixa velocidade de sedimentação.
		
	 
	A ocorrência do ¿Caking¿ se deve a partículas dispersas com elevado potencial zeta e o tipo de sedimento está relacionado com a carga das partículas em suspensão.
	
	A formulação ideal de uma suspensão seria um sistema floculado, com uma viscosidade baixa para acelerar a sedimentação.
	
	A formulação ideal de uma suspensão seria um sistema floculado, com uma viscosidade suficientemente elevada para prevenir a sedimentação.
	
	Para garantir uma molhabilidade adequada, a tensão interfacial entre o sólido e o líquido deve ser aumentada de maneira a facilitar a dispersão das partículas no liquido.
	
	O estado da suspensão floculada ou defloculada não depende da magnitude das forças de repulsão e atração entre as partículas.

Outros materiais

Outros materiais