Buscar

C5 Povo traços caracterIsticos e distintivos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO 11 - Povo: traços característicos e distintivos
No quadro acima, observamos que dentro do território do Estado espanhol, surgem dois territórios cujos habitantes se reconhecem como catalães e bascos. Neste sentido, de acordo com os seus estudos, responda:
É possível existir mais de uma nação dentro de um único Estado?
R: Estado é o ente constituído de cinco elementos: povo, território, governo, soberania e finalidade. Nação é um grupo de pessoas que se identificam por possuírem características com uns, tais como a língua, as tradições, a linhagem etc.
Como visto, um dos elementos do Estado é o povo e este, diferentemente do conceito de nação, é identificado por uma questão jurídico-político, dessa forma, pode-se afirmar que é possível existir mais de uma nação dentro de um único Estado, como acontece na Espanha.
Todas as nações são necessariamente reconhecidas como Estados nacionais? Neste momento da história, são os catalães e os basco parte integrante do povo espanhol em seu sentido jurídico-político?
R: Nem todas as nações são reconhecidas como Estados nacionais. Podemos lembrar na nação judaica que até pouco depois do final da Segunda Guerra Mundial não possuía um Estado soberano, o que veio a ocorrer apenas após esse evento histórico, tendo a ONU como seu principal intermediador.

Outros materiais