Buscar

PARCIAL DE GEOGRAFIA E HISTORIA AS 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Geografia Crítica pode ser bem entendida pela afirmativa de Yves Lacoste: "É necessário pensar o espaço, para saber nele se organizar, para saber nele combater". Isso significa:
	
	
	inserir o estudo dos homens no espaço, pelos dados quantitativos de crescimento, distribuição e expectativa de vida visando o combate as injustiças.
	 
	construir uma visão integrada do espaço, numa perspectiva popular, socializando esse saber , pelo seu valor estratégico nos embates políticos.
	
	apresentar o espaço como um conhecimento meramente informativo, exigindo a memorização para que se possa agir politicamente.
	
	ter como metodologia de análise a descrição, a enumeração e a classificação dos fatos referentes ao espaço, excluindo os que não atendam a esses itens .
	
	destacar do espaço o estudo das leis naturais, acoplando suas relações nos projetos de mudanças na sociedade.
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201513884737)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O momento de sistematização da Geografia como ciência, teve como influencia a corrente filosófica positivista como método de pesquisa e investigação nos estudos geográficos. Foram nessa concepção filosófica e metodológica que os geógrafos vão buscar procedimentos metodológicos e orientações gerais para os estudos. Assinale a alternativa que não condiz com o método positivista para os estudos geográficos.
	
	 
	Ao estudar e pesquisar Geografia por meio do método positivista geógrafos e estudantes tinha como procedimento inicial era observar o espaço em seguida descrever as características naturais e humanas, criticar, comparar e pôr em questão os termos da relação do homem com a natureza tendo a dialética como suporte filosófico e sociológico.
	
	A corrente filosófica positivista é uma corrente não dialética, pelo fato de que não se compara ou questiona os fatos geográficos semelhantes e diferentes que foram descritos e catalogados nas pesquisas.
	
	Apesar da corrente positivista ter sido fundamental para os estudos da Geografia tradicional, esse método de ensino ainda está presente no ensino de Geografia contemporâneo,
	
	O positivismo enquanto metodologia de investigação caracteriza-se em observar e descrever paisagens naturais e fatos sociais ou humanos
	 
	A metodologia de estudo positivista de investigação da Geografia como ciência além de traduzir descrever paisagens consiste também em catalogar as informações sistematizando as informações nos livros e enciclopédias de Geografia.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201513665784)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O Positivismo foi uma doutrina que englobou tanto perspectivas filosóficas como científicas do século XIX. Sobre esta doutrina, assinale a resposta INCORRETA
	
	 
	Os seguidores desse movimento acreditavam num ideal de neutralidade, isto é, na separação entre o pesquisador/autor e sua obra.
	 
	O sujeito da aprendizagem deixava de ser um receptáculo que apenas reproduzia os conteúdos transmitidos pelo professor, para tornar-se um construtor de seu conhecimento
	
	Tudo aquilo que não pudesse ser provado pela ciência era considerado como pertencente ao domínio teológico ou metafísico caracterizado por crendices e superstições.
	
	A Geografia positivista deixou de ser holística para se tornar uma ciência pulverizada e especializada, com saberes fragmentados .
	
	Surgiu com o desenvolvimento do Iluminismo, das crises social e moral do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial.
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201513647309)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as afirmativas abaixo e, assinale a alternativa correta para resposta à questão proposta: Afirmativa 1 - Na relação de contraditórios entre a Geografia Tradicional e a Geografia Crítica é perceptível o modo diferente de atuação entre estas duas correntes de ensino da Geografia. Na atualidade em contexto com os PCNs se recomenda a adoção da Geografia Crítica PORQUE Afirmativa 2 - Esta corrente do ensino da Geografia propõe uma análise mais profunda e concreta do espaço, o verdadeiro objeto da Geografia e das realidades sociais e espaciais que possam ser discutidas.
	
	
	As duas afirmativas estão incorretas.
	
	A afirmativa 1 está correta, porém a afirmativa 2 não justifica a afirmativa anterior.
	
	A afirmativa 1 está incorreta, porém a afirmativa 2 é uma correta explicação se for pensada aplicando-se em outra situação.
	
	A afirmativa 1 está correta, porém a afirmativa 2 justifica parcialmente a afirmativa 1.
	 
	A afirmativa 1 está correta e, a afirmativa 2 justifica corretamente a afirmativa anterior.
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201512956330)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A História põe em destaque o conteúdo social da vida dos homens, criando condições para a compreensão das diferenças entre as sociedades humanas. Identifique a opção que melhor apresenta a correspondência entre História e a afirmativa em acima.
	
	
	Área do conhecimento que se dedica ao estudo do comportamento humano.
	 
	Ciência humana que estuda o homem em sociedade através do tempo.
	
	Área de estudo que analisa os processos históricos, personagens e fatos.
	
	Conjunto de saberes que utiliza fontes materiais e imateriais para a pesquisa.
	
	Conteúdo escolar que estuda o fator humano e suas relações.
	
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201513484713)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A professora ao estudar os grupos sociais da escola apresentou a turma o organograma do colégio. Nele, através de um esquema feito com setas estão todas as pessoas que convivem dentro daquele espaço. Ao analisá-lo fez as seguintes perguntas: quem se relaciona mais diretamente com os alunos, a diretora ou os professores? Com quem, depois de bater o ponto o servente da escola deve se dirigir para saber o que fazer? Nessa atividade sobre o GRUPO SOCIAL ESCOLA ela está estudando, com as crianças, EXCETO:
	
	
	A interdependência de funções entre as pessoas que convivem na escola
	
	O papel função de cada pessoa da escola
	 
	O local de moradia dos funcionários
	
	A identificação dos elementos que trabalham na escola
	
	As regras de convivência entre os funcionários da escola
	� Gabarito Comentado.�
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201513498971)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analisando a organização espacial, quando a professora coloca os alunos arrumados com as carteiras em um grande círculo, a atividade que mais se adequa é:
	
	
	Copiar do quadro
	
	Jogar em grupos de quatro
	
	Assistir um vídeo
	 
	Debater um assunto
	
	Fazer um teste individual
	
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201513688485)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	De acordo com os PCNs na área da Geografia, ao final do primeiro ciclo, os alunos devem ter avaliadas suas conquistas numa perspectiva de continuidade aos seus estudos. A avaliação deve ser planejada, assim, relativamente aos conhecimentos que serão recontextualizados e utilizados em estudos posteriores. Para isso é necessário estabelecer alguns critérios.
De modo amplo, são eles:
	
	 
	Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples.
	
	Reconhecer semelhanças e diferenças entre os modos de vida das cidades e do campo.
	
	Estabelecer algumas relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente.
	
	Refletir sobre as complexas manifestações estabelecidas por meio da relação entre sociedade e natureza presentes nos dias atuais, relacionando com o contexto espaço-temporal.
	 
	Identificar e caracterizar as características da paisagem local sem a necessidade de compará-las com as de outras paisagens.
	
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201513562603)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Analise as afirmativas a seguir: (Afirmativa 1) - No ensino de História é preciso deixar claro que não é proposta do ensino
básico a formação de pequenos historiadores. PORQUE (Afirmativa 2) - O que importa é a organização dos conteúdos e a articulação das estratégias para trabalhar com os alunos procedimentos que visem a produção do conhecimento histórico de forma construtiva, interacionista e reflexiva.
	
	
	Nenhuma das alternativas estão corretas.
	 
	A afirmativa 01 está correta, e a afirmativa 02 justifica a afirmativa 01.
	 
	A afirmativa 01 está parcialmente correta, portanto a afirmativa 02 não justifica a afirmativa 01.
	
	A afirmativa 01 está parcialmente correta, assim a afirmativa 02 justifica em parte a afirmativa 01.
	
	A afirmativa 01 está correta, porém a afirmativa 02 não justifica a afirmativa 01.
	
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201513679210)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Uma professora de 3º ano conta para seus alunos a história da Chapeuzinho Vermelho e depois pede a eles que numerem as figuras da história conforme os fatos ocorreram. Ao realizar esta atividade a professora está contribuindo para a construção de qual noção temporal?
	
	
	b) Simultaneidade
	 
	a) Ordem e sucessão
	
	d) Duração
	 
	c) Continuidade
	
	e) Comparação de duração
São Características da Geografia Crítica ou Renovada, EXCETO:
Valorização do conhecimento prévio do aluno contextualizando os conteúdos em escala local para o global.
Inovadora, fazendo sempre análise crítica do espaço em que ele está inserido.
 
Supervalorização da memorização e decoreba
Humanista, tendo o professor como mediador do conhecimento.
Utilização de Jogos, brincadeiras, maquetes, análise de figuras, aulas de campo, músicas, filmes e atividades lúdicas.
�
 2a Questão (Ref.: 201513810314)
Acerto: 0,0  / 1,0
Na escola Tradicional , a geografia era marcada pela explicação objetiva e quantitativa da realidade. Tinha como meta abordar as relações do homem com a natureza de forma objetiva, sem priorizar as relações sociais. Atualmente é perspectiva desse estudo
O exercício da memorização desvinculada do entendimento, da identificação e da compreensão não tem mais sentido.
 
Desenvolver propostas pedagógicas que vislumbrem a relação daquilo que deve ser aprendido com a realidade vivida do aluno.
 
Todas as afirmativas estão corretas.
A historicidade enfoca o homem como sujeito construtor do espaço geográfico, imprimindo seus valores no processo de construção do seu espaço.
Não considerar e explicar apenas o mundo, mas buscar entendimento quanto à sua transformação.
�
 3a Questão (Ref.: 201513498957)
Acerto: 1,0  / 1,0
Por envolver a sociedade e a natureza e ter uma amplitude universal, o principal conceito da Geografia é o:
Território
Região
Lugar
 
Espaço
Nação
�
 4a Questão (Ref.: 201513899481)
Acerto: 1,0  / 1,0
A ciencia História, ao longo de sua existência, foi definida de diversas formas, mas basicamente todas as definições dadas a ela giram em torno do conceito de que a História estuda os processos de mudanças e permanencias ocorridas nas sociedades humanas. Para o historiador Marc Bloch a História é antes de mais nada definida como:
ciência complementar da Politica, pois todo e qualquer fato histórico esta intimamente ligado as formas de organização politica das sociedades.
uma ciência complementar da Antropologia, pois estuda basicamente o homem e sua evolução cultural
a História é um todo complexo e único, que estuda todas as formas de vida do planeta e as suas interdependências ao longo dos séculos.
 
ciência que estuda os seres humanos no tempo, privilegiando os fatos que afetam toda sociedade.
uma ciência biológica pois estuda o homem e sua relação com a natureza, extraindo dela seus alimentos e assim biologicamente evoluindo
�
 5a Questão (Ref.: 201513009872)
Acerto: 1,0  / 1,0
 
 
No organograma  apresentado,  temos  um exemplo de interdependência de funções  dentro de uma escola. Analisando-o,  podemos afirmar  que:
 
os pais e a comunidade têm como grupo mais próximo  o coordenador  pedagógico.
 
a escola é toda organizada para atender às necessidades dos alunos.
o setor administrativo e de serviços gerais situa-se em posição inferior aos outros setores.
o diretor se reporta diretamente a todos os grupos da escola .
os pais e a comunidade têm como grupo mais próximo o coordenador pedagógoico.
�
 6a Questão (Ref.: 201512956338)
Acerto: 0,0  / 1,0
Numa reunião de pais e professores de uma escola ouviu-se o depoimento abaixo: ... "tem um grupo de senhoras do bairro vizinho que todo mês ajuda a gente. Elas trazem compras- arroz, feijão, leite, medicamentos- no mês passado trouxe até cobertor. No dia das crianças trouxe brinquedos para a meninada". A partir desse depoimento, o assunto que melhor se adaptaria para ser trabalhado numa turma de 5º ano seria:
a caridade como um item fundamental no relacionamento entre pessoas.
 
a situação econômica e social da população;
 
a natureza e as estratégias para a preservação das relações;
a questão dos conflitos entre vizinhos;
a forma de circulação dos produtos pela comunidade;
�
 7a Questão (Ref.: 201512888810)
Acerto: 0,0  / 1,0
Segundo o PCN, no desenvolvimento do aprendizado de Geografia a cartografia se torna um instrumento fundamental para a leitura do espaço. Nesta perspectiva, o que é ler mapas?
Assinale a alternativa correta.
Conhecer apenas as projeções cartográficas permite uma leitura completa dos mapas.
Olhar sob dois aspectos: um empírico e outro subjetivo.
É dominar um conjunto de operações matemáticas, técnicas e artísticas que intervém na construção de mapas.
 
Ser capaz de distinguir as formas materiais visíveis naturais e construídas pelo homem.
 
Significa dominar o sistema semiótico da linguagem cartográfica.
�
 8a Questão (Ref.: 201513484746)
Acerto: 0,0  / 1,0
Trabalhando com o esquema corporal e com a lateralidade, a criança, ao entrar na escola já utiliza e expressa através do tato e de diversas formas de linguagem as relações espaciais de vizinhança (topológicas) . São elas:
Norte, sul , leste;
;Oeste , leste, embaixo.
 
Dentro, fora , ao lado;
Em cima , embaixo , direiita.
 
Direita, esquerda, vizinho;
�
 9a Questão (Ref.: 201513498991)
Acerto: 0,0  / 1,0
Quando se pergunta aos alunos - QUEM DEMOROU MAIS A MERENDAR, CARLOS OU PAULA?- estamos estudando:
 
A ordem e sucessão nas durações
A percepção das durações
O período nas durações
 
A comparação das durações
A quantificação das durações
�
 10a Questão (Ref.: 201512898410)
Acerto: 0,0  / 1,0
Quando fazemos o Chá da vovó em sala de aula, e as vovós contam as coisas do seu tempo, estamos trabalhando a (o):
tempo da economia;
simultaneidade dos fatos ;
 
tempo da natureza;
 
caracterização de época;
duração dos acontecimentos.
1a Questão (Ref.: 201513860889)
Acerto: 1,0  / 1,0
A velha fala de que A GEOGRAFIA É PURA DECOREBA remete-nos ao ensino da Geografia em que o objetivo principal era:
desenvolver o espírito crítico do aluno;
trabalhar com elementos da realidade do estudante.
analisar os conflitos sociais do cotidiano;
 
descrever e informar o conteúdo geográfico;
dar a criança condições de ler o mundo;
�
 2a Questão (Ref.: 201513484617)
Acerto: 1,0  / 1,0
A abordagem positivista do ensino da História implicou numa metodologia fundamentada na:
dinâmica de trabalhos em grupos
com exposição dos resultados das pesquisas;
criança sendo considerada em suas opiniões e dúvidas;
ida a museus, sítios arqueológicos para pesquisar situações de época das diversas sociedades.
sala de aula transformada em um centro de debates;
 
aula expositiva, na qual os alunos eram ouvintes passivos e contemplativos;
�
 3a Questão (Ref.: 201513647309)
Acerto: 1,0  / 1,0
Analise as afirmativas abaixo e, assinale a alternativa correta para resposta à questão proposta: Afirmativa 1 - Na relação de contraditórios entre a Geografia Tradicional e a Geografia Crítica é perceptível o modo diferente de atuação entre estas duas correntes de ensino da Geografia. Na atualidade em contexto com os PCNs se recomenda a adoção da Geografia Crítica PORQUE Afirmativa 2 - Esta corrente do ensino da Geografia propõe uma análise mais profunda e concreta do espaço, o verdadeiro objeto da Geografia e das realidades sociais e espaciais que possam ser discutidas.
A afirmativa 1 está correta, porém a afirmativa 2 não justifica a afirmativa anterior.
 
A afirmativa 1 está correta e, a afirmativa 2 justifica corretamente a afirmativa anterior.
A afirmativa 1 está correta, porém a afirmativa 2 justifica parcialmente a afirmativa 1.
A afirmativa 1 está incorreta, porém a afirmativa 2 é uma correta explicação se for pensada aplicando-se em outra situação.
As duas afirmativas estão incorretas.
�
 4a Questão (Ref.: 201513810307)
Acerto: 1,0  / 1,0
Leia a citação a seguir e assinale a alternativa correta: "É perigoso quando a história toma como inspiração primária a ideia de preservar a memória individual ou a ideia de que deva funcionar como uma forma de comemoração. E tampouco devemos ver a história como uma forma de tradição, a despeito das afinidades entre história e tradição. O ato de submergir a história na memória, na comemoração ou na tradição tende a apagar a função crítica da historia(Megill, 2007, p.36)".
Para Megill, a história não possui qualquer parentesco com a memória.
Para Megill, as mudanças ocorrem apenas no plano físico.
O pesquisador acredita que a memória individual não pode fornecer subsídios para o historiador.
 
Segundo o autor, a memória não possui necessariamente o mesmo rigor crítico da história.
Para Megill, a memória é um conceito idêntico ao de comemoração e de tradição.
�
 5a Questão (Ref.: 201512956353)
Acerto: 1,0  / 1,0
Leia os trechos do poema de Cecília Meireles "Do Chico Rei": Do Chico Rei Tigre está rugindo Nas praias do mar. Vamos cavar a terra, povo, Entrar pelas águas; O Rei pede mais ouro, sempre, Para Portugal. Mais ouro, mais ouro, Ainda vêm buscar. Dobra a cabeça, e espera, povo, Que este cativeiro Já nos escorrega dos ombros, Já não pesa mais Essas estrofes referem-se ao seguinte momento da história do povo brasileiro identificada como o período da:
plantação da cana de açúcar com a mão de obra africana;
mineração do ouro através do trabalho dos bandeirantes;
extração do pau brasil feita com a exploração dos indígenas; ;
plantação da cana de açúcar através dos trabalhadores livres;
 
mineração do ouro com o uso da mão de obra dos negros escravos.
�
 6a Questão (Ref.: 201513484679)
Acerto: 1,0  / 1,0
O tema de aula da turma do 2º ano era A POPULAÇÃO E SEUS PROBLEMAS. Para iniciar o assunto a professora pediu que os alunos fizessem uma pesquisa com os funcionários da escola sobre onde moravam e como chegavam à escola. O problema que ela focalizou primeiro foi:
Saúde
Educação
Saneamento básico
Segurança
 
Transporte
 Gabarito Comentado.�
�
 7a Questão (Ref.: 201513498975)
Acerto: 1,0  / 1,0
FALAR DE SALVADOR É FALAR DO MAR, DO VENTO CONSTANTE E DO BRASIL COLONIAL. SUA GENTE, AS CONSTRUÇÕES E O RITMO DE VIDA NOS LEVAM A UMA VIAGEM ATRAVÉS DO TEMPO. Essa descrição de Salvador nos leva as seguintes características da cidade:
Montanhosa e tendo sido palco da libertação dos escravos
Estar à beira do rio Capibaribe e ter feito parte do período descoberta do ouro.
Situada em um vale e ter sido planejada na década de 60
 
Litorânea e da época do descobrimento do Brasil
Interiorana e do período da Independência do Brasil
�
 8a Questão (Ref.: 201513498971)
Acerto: 1,0  / 1,0
Analisando a organização espacial, quando a professora coloca os alunos arrumados com as carteiras em um grande círculo, a atividade que mais se adequa é:
Copiar do quadro
Jogar em grupos de quatro
Fazer um teste individual
 
Debater um assunto
Assistir um vídeo
�
 9a Questão (Ref.: 201513498978)
Acerto: 1,0  / 1,0
Quando a criança afirma que: É MAIS VELHO QUEM É MAIS ALTO OU CORREU MAIS TEMPO, QUEM FOI MAIS LONGE, está se apoiando, para calcular o tempo na percepção:
Coletiva
Individual
 
Espacial
Quantitativa
Cultural
 Gabarito Comentado.�
�
 10a Questão (Ref.: 201513562603)
Acerto: 1,0  / 1,0
Analise as afirmativas a seguir: (Afirmativa 1) - No ensino de História é preciso deixar claro que não é proposta do ensino básico a formação de pequenos historiadores. PORQUE (Afirmativa 2) - O que importa é a organização dos conteúdos e a articulação das estratégias para trabalhar com os alunos procedimentos que visem a produção do conhecimento histórico de forma construtiva, interacionista e reflexiva.
 
A afirmativa 01 está correta, e a afirmativa 02 justifica a afirmativa 01.
A afirmativa 01 está parcialmente correta, assim a afirmativa 02 justifica em parte a afirmativa 01.
A afirmativa 01 está correta, porém a afirmativa 02 não justifica a afirmativa 01.
A afirmativa 01 está parcialmente correta, portanto a afirmativa 02 não justifica a afirmativa 01.
Nenhuma das alternativas estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais