Buscar

CASO CONCRETO 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 7 - DIREITO EMPRESARIAL I
Carlos, sócio de uma sociedade em formação, ainda sem registro na Junta Comercial, é surpreendido ao ler um jornal, que uma outra sociedade utiliza como nome, o mesmo nome empresarial, que escolheu com seu sócio Genton, para registrar na Junta Comercial. Indignado ingressa em juízo, objetivando impedir o uso do seu nome. O que poderia ser alegado em defesa da outra sociedade empresarial? Justifique a sua resposta indicando o dispositivo legal que a sustenta.
Resposta: A outra sociedade empresaria poderia argumentar que a sociedade de Carlos ainda estar em formação, e não existe registro na junta comercial e nem no cartório de registros de pessoas jurídicas. De acordo com o art. 1.166 do Código Civil, a sociedade empresaria adquire a exclusividade do seu nome a partir do registro no órgão competente.
”Art. 1.166. A inscrição do empresário, ou dos atos constitutivos das pessoas jurídicas, ou as respectivas averbações, no registro próprio, asseguram o uso exclusivo do nome nos limites do respectivo Estado”.
Questão Objetiva: 
Assinale a alternativa incorreta.
A) A tutela ao nome empresarial decorre automaticamente do arquivamento dos atos constitutivos de firma individual e de sociedades, ou de suas alterações. 
B) O nome empresarial obedecerá aos princípios da veracidade e da novidade. 
C) A alienação da firma individual pode ocorrer independentemente do estabelecimento a que se refere. 
D) As Sociedades Anônimas, obrigatoriamente deverão utilizar denominação social, seguida da expressão S/A, por extenso ou abreviadamente. A expressão Cia. será sempre a frente da denominação. 
E) O princípio da novidade impede a adoção de nome igual ou semelhante ao de outro empresário.

Outros materiais

Perguntas Recentes