Buscar

LIPÍDIOS BIOLOGIA CELULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIT 7 - Lipídios
 Os lipídios são insolúveis em água, mas são de grande importância para os seres vivos. 
 As membranas plasmáticas das células apresentam lipídios na composição (camada fosfolipídica), e por serem insolúveis, impedem que as substâncias dentro das células se percam para o meio externo e impede moléculas hidrofílicas para dentro das células.
 Os principais tipos de gordura são os lipídios carotenóides (precursor de vitaminas), e os triglicerídeos (produção de energia), que apresenta gordura (saturado) e óleos (insaturados), sendo que o óleo não é nocivo a saúde, diferente da gordura que pode causar doenças cardiovasculares sistêmicas. A principal fonte de gordura saturada é a animal, e insaturada, o vegetal.
 Os lipídios essenciais são o linoleico (ômega 6) e o linolênico (ômega 3).
 Os Fosfolipídios apresentam uma conformação química, contendo uma região conhecida como hidrofílica (cabeça polar) e duas caudas hidrofóbicas (composta por 2 ácidos graxos), principal componente químico dos lipídios. 
 Os fosfolipídios são importantes para a formação da membrana plasmática, se organizam com as cabeças hidrofílicas para as regiões com água dentro e fora da célula (meio extracelular e intracelular). As cabeças hidrofílicas ficarão voltado para o citoplasma e meio externo, e as caudas hidrofóbicas formando uma camada interna da membrana.
 Os cerídeos, outro grupo dos lipídeos, são encontrados em folhas, onde apresentam uma camada de gordura para impedir que ela perca água durante a transpiração.
 Os lipídios esteróides, onde se considera o colesterol como mais importante, pois é precursor da Bili (substância produzida pelo fígado e excretada pela vesícula biliar (responsável por emucificar gordura no intestino). O colesterol também sintetiza a vitamina D, importante para prevenção de deficiência do cálcio nos ossos.
 O colesterol LDL é conhecido como ‘’ruim’’, mas isso quando existe má alimentação. Por ser um lipídeo, ele não se mistura a água, por isso precisa de um transportador hidrofílico (proteína). Quando é consumido alimento de origem gordurosa, o alimento fornece o colesterol, entrando nas células sanguíneas e sendo transportado pelo LDL. O LDL irá transportar o colesterol até certo momento, mas caso haja má alimentação e excesso de gordura, o colesterol junto com o LDL se acumulam na corrente sanguínea, ocorrendo acúmulo de lipídios e placas gordurosas nas artérias (aterosclerose).
 O HDL é um transportador diferente, ele faz o caminho inverso do LDL, tira o colesterol dos tecidos e devolve para o fígado que vai excretá-lo nos intestinos. Enquanto o LDL leva o colesterol para as células e facilitam a deposição de gorduras nos vasos, o HDL faz o inverso, promovendo a retirada do excesso de colesterol, inclusive das placas arteriais. 
 Os anabolizantes são lipídios que tentam imitar efeitos de hormônios (ex: testosterona). A testosterona por ser hormônio masculino aumenta a massa magra, trazendo melhor desempenho.
 Quando o indivíduo administra o hormônio sem consultas médicas, ele está desregulando o bom funcionamento do corpo, não fazendo as horas corretas de testosterona, trazendo efeitos colaterais como redução de HDL e aumento de LDL, problemas cardiovasculares, acne, entre outros.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes