Buscar

BotanICA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603825433)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	6) As normas legais que regulamentam a produção, comercialização e qualidade dos produtos à base de plantas medicinais vêm evoluindo a cada publicação. De acordo com a legislação mais recente sobre fitoterápicos, a RDC 26/2014, existe uma exigência maior para o registro dos medicamentos fitoterápicos. Marque, entre as opções abaixo a que corretamente indica exigênciaS para o registro dos medicamentos fitoterápicos:
		
	 
	Os medicamentos fitoterápicos não podem receber o acréscimo de substâncias isoladas, mesmo de plantas. Além disso, estudos clínicos devem ser realizados.
	
	Os medicamentos fitoterápicos não podem receber o acréscimo de substâncias isoladas, mesmo de plantas. Além disso, a sua eficácia pode ser comprovada apenas pela literatura técnico-científica.
	
	Os medicamentos fitoterápicos podem receber o acréscimo de substâncias isoladas apenas de outras plantas. Além disso, estudos clínicos devem ser realizados.
	 
	Os medicamentos fitoterápicos podem receber o acréscimo de substâncias isoladas, sintéticas ou de outras plantas. Além disso, estudos clínicos devem ser realizados.
	
	Os medicamentos fitoterápicos podem receber o acréscimo de substâncias isoladas, apenas de outras plantas. Além disso, a sua eficácia pode ser comprovada apenas pela literatura técnico-científica.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603825395)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As plantas têm sido, desde a antiguidade, um recurso ao alcance do ser humano. Ao longo dos milênios, o homem, empiricamente, aprofundou seus conhecimentos para a melhoria nas condições de alimentação e cura de suas enfermidades, demonstrando uma estreita relação entre o uso das plantas e sua própria evolução. Muitos povos descreveram a utilização de ervas como forma de medicamento em seus registros e manuscritos, mas muitos séculos se passaram até que o verdadeiro poder das plantas fosse reconhecido (DEVIENNE; RADDI; POZETTI. Rev. Bras. Pl. Med.,6(3):11-14, 2004). Com relação ao que é apresentado na linha 4 ...descreveram a utilização de ervas como forma de medicamento em seus registros e manuscritos..., marque a resposta correta sobre a razão das plantas terem efeito terapêutico:
		
	
	As plantas têm efeito terapêutico quando a sua forma ou outra característica tem relação com o órgão ou sistema tratado.
	 
	As plantas têm efeito terapêutico porque apresentam substâncias bioativas.
	
	As plantas têm efeito terapêutico porque apresentam poderes mágicos.
	
	As plantas têm efeito terapêutico porque são cultivadas com a adição de medicamentos no solo.
	
	As plantas não têm efeito terapêutico e não são capazes de tratar qualquer mal de saúde.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603904737)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A tradicionalidade de uso é uma forma de comprovação de segurança e efetividade de fitoterápicos permitida no Brasil desde a publicação da RDC nº 17/2000, que foi revogada pela RDC nº 48/2004, que por sua vez foi revogada pela RDC nº 14/2010, todas referentes ao registro de medicamentos fitoterápicos. Em todas essas normas era possível utilizar quatro formas de comprovação de segurança e eficácia de fitoterápicos: por meio de estudos não clínicos e clínicos, por dados de literatura, por registro simplificado ou por tradicionalidade. Porém, a população não tinha a informação sobre qual foi a forma utilizada para comprovação da segurança e eficácia quando o produto era registrado. A comprovação de segurança e efetividade por tradicionalidade de uso é uma forma preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e existe nas principais legislações internacionais, como da Comunidade Europeia, Canadá, Austrália, México e Brasil. A RDC 26/2014 e a IN 4/2014, quando referem-se a fitoterápicos, estão mencionando tanto o Medicamento Fitoterápico (MF) quanto o Produto Tradicional Fitoterápico (PTF). Marque, ent re as opções a seguir aquela que corretamente expressa a principal diferença entre essas duas classes:
		
	
	o PTF tem sua segurança e efetividade comprovadas através de estudos clínicos, enquanto o MF tem sua segurança e efetividade comprovadas pela demonstração do tempo de uso na literatura técnico-científica.
	 
	o MF tem sua segurança e efetividade comprovadas através de estudos clínicos, enquanto o PTF tem sua segurança e efetividade comprovadas pela demonstração do tempo de uso na literatura técnico-científica.
	
	o PTF deverá ser registrado e apresentar requisitos de qualidade de produção, através da aplicação de BPF, enquanto o MF não necessita ser registrado, nem apresentar requisitos de qualidade de produção.
	
	Tanto PTF, quanto MF necessitam ser registrados, porém apenas o PTF deverá apresentar requisitos de qualidade de produção, através da aplicação de BPF, já que sua efetividade está baseada na tradicionalidade de uso.
	
	o MF deverá ser registrado e apresentar requisitos de qualidade de produção, através da aplicação de BPF, enquanto o PTF não necessita ser registrado, nem apresentar requisitos de qualidade de produção.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603904731)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A tradicionalidade de uso é uma forma de comprovação de segurança e efetividade de fitoterápicos permitida no Brasil desde a publicação da RDC nº 17/2000, que foi revogada pela RDC nº 48/2004, que por sua vez foi revogada pela RDC nº 14/2010, todas referentes ao registro de medicamentos fitoterápicos. Em todas essas normas era possível utilizar quatro formas de comprovação de segurança e eficácia de fitoterápicos: por meio de estudos não clínicos e clínicos, por dados de literatura, por registro simplificado ou por tradicionalidade. Porém, a população não tinha a informação sobre qual foi a forma utilizada para comprovação da segurança e eficácia quando o produto era registrado. A RDC nº 14/2010 foi revogada com a publicação da RDC nº 26/2014, que separa os fitoterápicos em duas classes, com base na comprovação de segurança e efetividade (adaptado da Instrução Normativa nº 4/2014). Aponte, entre as opções a seguir a que corretamente indica as duas classes de fitoterápicos discriminados na RDC 26/2014:
		
	
	Chá medicinal e Produto fitoteráico
	
	Medicamento tradicional fitoterápico e chá medicinal
	
	Fitofármaco e Medicamento tradicional
	 
	Produto tradicional fitoterápico e Medicamento fitoterápico
	
	Fitofármaco e Chá medicinal
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604102840)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O ciclo circadiano é um importante fator na determinação de metabólitos secundários vegetais e ele se refere a:
		
	
	Alterações das estações do ano
	 
	Alterações relacionadas as características metabólicas das plantas durante o período dia e e noite
	
	Alterações referente a temperatura durante o período mensal
	
	alterações associadas ao phdo solo
	
	alterações associadas aos nutrientes do solo

Outros materiais