Buscar

DISSERTATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

,
3 . Avaliação Final (Disc ursiva) - In divid ual e se m C onsul ta ( 3 5 26 1 5) 
Econo mia ( ECO 2 0) 
P ro va : 500 41 03 
Q UES TÃO : 
1. A i lu s t ra çã o a s e gu ir é u m mo d e lo , is t o é, é u ma rep re s en t a çã o te ó rica do mu n d o real. Es s e mo d elo é d en o min ad o d e Flu xo Ci rcu la r d e Ren d a . No ca s o , é u m mo d e lo d e u ma ec o n o mia co m d o is ag e n te s ec o n ô mic o s : fa míl ia s (ec o n o mia s do mé s t ica s ) e emp re s as (p ro d ut ores ). A s in te raçõ es en t re es s es do is ag e n t es p ro vo c a o ap areci men t o de do is t ip os d e flu xo s na eco n o mia : mo n e t ário e rea l. Co m b a s e n a ilu s t raçã o e ut il i zan d o co mo p arâ met ro a lin h a ch e ia p ara f lu xo rea l e a linh a po n t ilha d a p ara o f lu xo mo n e t ário , d es c re v a os fluxo s en t re as emp res as e as fa míl ia s . 
 
RESPO S TA ESPE R AD A : 
Flu xo rea l q ue s a i d as fa míl ia s pa ra as emp res a s : dis p o n ibili zaçã o do s fato res d e p ro du ção . 
Flu xo rea l q ue s a i d as emp res a s p a ra as famí lia s : co me rcia li za çã o de b en s e serviço s p ro duzid o s . 
Flu xo mo n e t ário qu e s a i da s emp res as p ara as fa mília s : p ag a men t o p elo u s o dos fatores de produção 
Flu xo mo n e t ário qu e s a i da s famí l ias p ara as emp res a s : pa g amen t o pe lo s be ns e s erviç o s adquiridos 
Q UES TÃO : 
2. Uma man e i ra d e an a l is ar a fo r ma co mo as re laçõ e s e n t re os a g en t es econô mico s emp res as (oferta n tes ) e co n su mid o re s (d e man d a n t es ) e stã o es t rut u rad as den t ro d e u m d et e r min a d o me rca d o é lev an do em cons id e raçã o a e xis t ê n cia ou n ão d e d iferen cia çã o ( marca , p ad rão d e q u alid ad e et c.) en t re os b en s e os serv iços o ferecido s ness e me rc ad o . Se n d o as s im, co m re la çã o às Es t ru t u ras de Me rcad o existen t es e a d iferen cia çã o en t re as mercador ias o fe recid a s , d is s e rt e s ob re a diferen ça en t re a co mp e tição imp er feit a e u m mercad o o l ig o p ó lic o . 
RESPO S TA ESPE R AD A : 
O me rc ad o e s tru t u ra do n o mo d elo d e co mp et içã o impe r fe it a é carac te r i za d o pe la p res en ç a d e u m gran d e n ú me ro de co n s u mid o res , e u m g ran de nú mero d e e mpres a s o ferta n t es , ma s há diferen c iaç ão en t re os b ens e o s s erviço s oferecid o s p elos o fert an t es . A ss im, p o d e -s e co b rar p reç o s d iferen c iad o s t ambé m. Por s u a v ez, e m u m me rc ad o o l ig o p ó lic o , e xis t e u m gran d e n ú me ro d e co n s u mid o re s , p o u c as emp res as o fert a n t es , c o m u ma co n c en t raç ão d e p od e r d e me rc ad o n as emp re s as , p o den d o -s e imp o r, po r p a rte d as empres a s , p reço s b em a ci ma d o que poderia acontecer em um mercado d e concorrência imperfeita . 
Q UES TÃO : 
3. Um d o s elemen t o s qu e po de ali men ta r a d ív id a p ú b lic a s ão u ma in e f ic ien t e g es t ão d os gas t os pú b lic o s e re ce it as p ú b lic as , ou s eja , a p licar u ma po l ít ic a f is ca l e a rre ca d aç ão e fic ie n te é qu e s it o fu n d a me n t al p ara q u alq u er go v e rn o . A se g u ir e xp l iq u e : 
 
• Co mo u m s u p e ráv it primá r io p o d e aju da r a o go v e rno n o co nt role d a d ív id a pú b lica? 
• No ca s o de um d é f ic it p ri már io , qu a is p o d erão s e r a s cons eq u ên cias p ara o Es t a d o ? 
RESPO S TA ESPE R ADA : 
O s u p eráv it p ri má rio é u m ref le xo d e u ma g es t ã o efic ien t e do s g astos p ú b lic o s , p o is h av erá um s a ldo positivo entre a arrec ad a çã o de imp o s to s (maio rita r ia men te ) s u b t rain d o -s e o v alo r das desp es as 
o p erac io n ais (folh a de pa g a men t o , ga s tos ad min is trat iv o s , v e rb as p ara min is t é rios et c.) d o g o v ern o . Exis t e ass im u m s a ld o po s it iv o do res u lt ado bru to d as co ntas , ou s e ja, ha v erá u m s u p e ráv it primár io e u m recu rs o mo n e t ário pa ra cu mp r ir os co mp ro mis s os d a d ív id a pú b lica, os ju ros a s erem p a g o s , lo go , ma n t ê -la s o b re co n t ro le. 
Se ho u v e r u m d é f ic it p r i má r io, h av e rá u m s a ld o n eg a t iv o das co n ta s op erat iv as do g o v ern o , lo g o , o g o v ern o não te rá rec u rs o mo n e t ário pa ra cu mp r ir s eu s co mp ro mis s os , ha v endo a o b riga çã o e financiar o pagament o dos ju ros , p ort an t o hav e rá um a u me n to d a d ív id a pú b lica .

Outros materiais