Buscar

Direito Constitucional I Avaliando o aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201608789661)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	3. (OAB/SP - 126) Segundo previsão expressa da Constituição Federal, os tratados internacionais sobre direitos humanos, em que a República Federativa do Brasil for parte, equivalerão, na ordem interna,
		
	
	b) às leis ordinárias, porque sempre deverão ser aprovados, em cada Casa do Congresso, em dois turnos, por maioria simples os votos dos respectivos membros.
	
	c) aos Decretos Regulamentares, por serem atos praticados exclusivamente pelo Presidente da República, enquanto Chefe de Governo, sem a participação do Congresso Nacional.
	
	a) às emendas constitucionais, desde que aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros.
	
	d) às sentenças estrangeiras, porque devem ser previamente homologados pelo Superior Tribunal de Justiça.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608204118)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	V Exame de Ordem Unificado 
No que tange ao direito de nacionalidade, assinale a alternativa correta. 
		
	
	O filho de pais alemães que estão no Brasil a serviço de empresa privada alemã será brasileiro nato caso venha a nascer no Brasil.
	
	brasileiro nato somente poderá ser extraditado no caso de envolvimento com o tráfico de entorpecentes.
	
	O brasileiro naturalizado pode ser extraditado pela prática de crime comum após a naturalização.
	
	O brasileiro nato não pode perder a nacionalidade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608046717)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(Questão 03 Exame 124  Tipo 1 - OAB-SP) - A, canadense de origem, naturaliza-se brasileiro e passa a residir em país estrangeiro, cuja lei o obrigou a adquirir a nacionalidade local, como condição de permanência no território. Em face do que dispõe a Constituição Federal, A permanece apenas com a nacionalidade: 
		
	
	do país estrangeiro. 
	
	canadense e a brasileira 
	
	brasileira e a do país estrangeiro 
	
	brasileira 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608046833)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(39º EXAME DE ORDEM CESPE UnB/2009.2 Caderno Liberdade) Assinale a opção correta a respeito dos partidos políticos: 
		
	
	Somente os partidos com representação no Congresso Nacional podem usufruir dos recursos do fundo partidário e ter acesso gratuito ao rádio e à televisão, na forma da lei. 
	
	Como sujeitos de direitos, os partidos políticos têm legitimidade para atuar em juízo, e, se tiverem representação no Congresso Nacional, podem ajuizar mandado de segurança coletivo. 
	
	Os partidos políticos somente adquirem personalidade jurídica após duplo registro: no registro civil das pessoas jurídicas e no tribunal regional eleitoral do estado em que estão sediados. 
	
	A CRFB/88 consagra o princípio da liberdade partidária de modo ilimitado e irrestrito, não admitindo condicionantes para a criação, fusão, incorporação e extinção dos partidos políticos. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608889726)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(2014 ACAFE PC-SC Delegado de Polícia) Acerca dos Direitos e Garantias Fundamentais, conforme expressamente exposto na Constituição da República Federativa do Brasil - CRFB/88, pode-se afirmar, exceto:
		
	
	Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
	
	No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.
	
	É plena a liberdade de associação para fins lícitos, inexistindo vedações.
	
	É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.
	
	É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.

Outros materiais