Buscar

AVALIANDO RTM

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503162257)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao se falar em toque na Fisioterapia, sabemos da importante necessidade desse recurso no processo de reabilitação funcional, contudo, percebemos que a preocupação com as condições físicas, às vezes, vem desagregada da preocupação psicológica e social que traduzem reflexos negativos a essa reabilitação almejada, mesmo não nos dando conta. Qual alternativa indica uma precupação global, enfatizando a real reabilitação?
		
	
	Uma pessoa tímida, introvertida e sem muito conhecimento intelectual, ao chegar ao setor fisioterapêutico, necessita de afago, atenção e paciência, mas isso não traduz uma ação terapêutica inicial que traz o paciente para a terapêutica de uma forma mais informal e igualitária.
	
	Pessoas desenibidas e autossuficientes nunca necessitam de toques mais do que os técnicos, já que outros tipos podem vir a ser mal interpretados, dificultando uma postura profissional e consequente resposta terapêutica.
	
	Enquanto toque terapêutico, a ação manual sempre deve ser aquela que traduz respostas confortáveis imediatas, a fim de que o paciente tenha uma boa evolução; toques dolorosos não estimulam respostas coerentes à reabilitação funcional.
	
	A somatização é uma característica de qualquer paciente que não tenha alterações físicas reais e, portanto, não requer atuação fisioterapêutica, e sim psicológica, tendo em vista que o fisioterapeuta não conseguirá atender às suas necessidades.
	 
	É importante lembrar que nem todo paciente reage bem aos toques executados, mesmo que coerentes aos objetivos técnicos e terapêuticos, entendendo que a resposta psicológica é subjetiva e dependente de sua vivência individual.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503885994)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Num tratamento realizado com massagem terapêutica existem condições básicas que devem ser seguidas para que o resultado seja o melhor para o paciente e para o fisioterapeuta. Com relação às mãos do terapeuta observe as alternativas e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
		
	 
	( ) As mãos dão movimento a pele, tecidos subcutâneos, músculos e outras estruturas.
	 
	( ) As mãos precisam estar limpas e bem cuidadas, unhas cortadas e arredondadas.
	 
	( ) As pontas dos dedos são utilizadas em regiões maiores para maior compressão.
	 
	( ) A borda ulnar e hipotenar são usadas para aplicar uma menor compressão aos tecidos .
	 
	( ) Uma ou mais articulações dos dedos usadas para compressão, são alternativas utilizadas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503716238)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Que técnica de MASSAGEM CLÁSSICA podemos utilizar para atender o paciente KEL, 23 anos, digitador, que relate dor (6/10) no membro superior direito e que apresente aumento de tensão na musculatura da cintura escapular direita?
		
	
	drenagem linfática
	
	tapotagem
	
	compressão isquêmica
	 
	torcedura/amassamento
	
	cyriax
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503738723)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As terapias de compressão são importantes para diminuir e combater os edemas. Marque a alternativa que não traduz seus objetivos
		
	 
	Diminuir a compressão externa induzindo líquidos residuais a retornarem a circulação de retorno
	 
	Remodelar o membro
	
	Destruir a fibrose
	
	Comprimir os tecidos, evitando o reacúmulo de liquido tecidual;
	
	Aumentar a compressão externa induzindo líquidos residuais a retornarem a circulação de retorno
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503787024)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A massagem é um procedimento da Fisioterapia relativamente seguro. No entanto, pacientes podem sofrer algum dano se o tratamento for indicado de forma inapropriada. É necessário conhecer as contraindicações para seu uso, dentre elas:
		
	
	Infecções agudas, dor crônica, edema crônico, trombose venosa profunda, insuficiência cardíaca congestiva grave.
	 
	Edema crônico, feridas abertas, câncer na pele e em qualquer outro tecido nas áreas a serem tratadas, trombose venosa profunda, cicatriz tecidual superficial na pele.
	
	Infecções agudas, espasmo muscular, edema crônico, câncer na pele e em qualquer outro tecido nas áreas a serem tratadas, trombose venosa profunda, insuficiência cardíaca congestiva grave.
	 
	Infecções agudas, feridas abertas, câncer na pele e em qualquer outro tecido nas áreas a serem tratadas, trombose venosa profunda, insuficiência cardíaca congestiva grave.
	
	Dor crônica, feridas abertas, câncer na pele e em qualquer outro tecido nas áreas a serem tratadas, trombose venosa profunda, distúrbios respiratórios associados à retenção de muco.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201503823598)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	MVA, 82 anos, masculino, apresentando dor muscular devido à queda da própria altura; na avaliação apresentou na região de quadríceps esquerdo aspecto inflamatório sub agudo com edema local. A técnica de escolha para este caso foi Alisamento seguido de Effleurage. Assim, diante do caso é correto afirmar:
		
	
	O tempo de execução da terapêutica é determinado pela idade somente
	 
	Estágios sub agudos de lesão de tecidos moles, neste caso, são técnicas indicadas para que possa ser absorvido o processo inflamatório
	
	Durante a Effeurage danos na pele devido ao edema são desconsiderados em virtude do objetivo maior em reduzir o edema
	
	Durante a execução da técnica respeita-se a direção do fluxo venoso e linfático que para absorção do edema deve ser centrífuga
	
	A pressão é constante por isso consegue os efeitos que se propõe
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503155946)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica massoterápica, criada e desenvolvida pelo biólogo e fisioterapeuta Dr. Phil Emil Vodder, no começo da década de 1930, que favorece a drenagem da linfa da periferia do organismo para o coração. Pode-se afirmar que, em virtude dos seus efeitos fisiológicos, é indicada nos casos de:
		
	
	Retenção hídrica, período de TPM (tensão pré-menstrual), pré e pós-intervenção cirúrgica, principalmente oncológica.
	 
	Retenção hídrica, período de TPM (tensão pré-menstrual), pré e pós-intervenção cirúrgica, tratamento de rejuvenescimento e tratamento do fibroedema geloide.
	
	Pré e pós-intervenção cirúrgica, tratamento de rejuvenescimento, tratamento do fibroedema geloide e na dermatite aguda.
	
	Pré e pós-intervenção cirúrgica, tratamento de rejuvenescimento, tratamento do fibroedema geloide e na trombose venosa profunda.
	
	Em casos de hipertensão não controlada, tratamento de fibroedema geloide e de retenção hídrica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503155952)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	D. Celeste, 72 anos, mastectomizada à direita, vem se queixando do MS direito mais pesado que o esquerdo. O fisioterapeuta, após evidenciar linfedema, opta em tratá-la com drenagem linfática. Quanto à drenagem linfática, considere as seguintes afirmativas: I. A drenagem linfática tem como objetivo direcionar e aumentar o fluxo linfático, promovendo, assim, uma remoção mais rápida de excesso de líquido intersticial. II. A drenagem linfática reduz a fadiga, melhora o aspecto e maleabilidade da cicatriz, prevenindo ou tratando as aderências do entorno. III. A drenagem linfática drena os líquidos excedentes que banham as células, mantendo, dessa forma, o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais, evacuando os dejetos provenientes do metabolismo celular. IV. Por alterar a circulação normal da linfa, favorece a remoção total de linfonodos, alterando e reduzindo a fadiga. São verdadeiras as afirmativas:
		
	
	I e II.
	
	Somente a I.
	
	I e IV.
	
	Somente a IV.
	 
	I, II e III.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503812496)
	Pontos:0,1  / 0,1
	Pontos de gatilhos são ¿pontos hipersensíveis, localizados na banda tensa do músculo esquelético dolorosos à compressão que podem produzir dor referida¿. De acordo com essa afirmação, assinale a alternativa correta.
		
	
	Pontos de gatilhos satélites são aqueles que acometem os músculos agonistas.
	
	a técnica mais indicada para tratamento dos pontos de gatilho é a pompagem
	 
	Os pontos de gatilhos latentes são aqueles que causam desconforto apenas na palpação
	
	Pontos de gatilhos ativos causam dor apenas durante o movimento
	
	Os pontos de gatilhos não causam diminuição da amplitude de movimento
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503727884)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As comunicações, que transmitimos por meio do toque, constituem o mais poderoso meio de criar relacionamentos humanos.... Por isso, o contato manual possibilita a transmissão de mensagens ao outro, sobre como estamos nos sentindo. Baseado nesta afirmação descreva qual estrutura do corpo consegue perceber e diferenciar estas informações, e cite qual a estrutura que é responsável em todas as estruturas corporais transformar este estimulo sensitivo em estimulo motor.
		
	
	Cérebro e unidades motoras
	
	Tendão e Cérebro
	 
	Cérebro e órgãos proprioceptivos
	
	OTG e Fuso neuro muscular
	
	Músculo e Vísceras
		
	 1a Questão (Ref.: 201503395929)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Pompage é uma técnica francesa que tem como um de seus objetivos tratar retrações das fáscias. As retrações são responsáveis pelas dores permanentes ou semipermenentes, que dificultam ou impedem a qualidade de vida. Com relação aos efeitos proporcionados pela Pompage assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	Diminuição do quadro álgico
	
	Liberação miofascial da musculatura envolvida ao promover o alinhamento em série dos sarcômeros
	
	Melhora a circulação lacunar do tecido conjuntivo
	
	Atua promovendo a lubrificação e diminuição da pressão sobre a articulação envolvida
	 
	Promove ação espasmódica na região envolvida
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503157269)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A massoterapia é um dos recursos manuais mais antigos e presente na prática terapêutica. Por meio de manobras específicas, conseguimos um relaxamento intenso e uma significativa sensação de conforto preconizados em qualquer conduta fisioterapêutica. Dessa forma, nas alternativas abaixo, marque a que facilita a compreensão das manobras, justificando os efeitos descritos.
		
	
	A fricção circular estimula nódulos tensionais e dificulta, assim, a sensação de relaxamento, mesmo após a aplicação.
	
	A fricção transversa só é utilizada nas situações de tendinose e não traduzem efeitos analgésicos e sedativos.
	
	O deslizamento profundo prioriza liberações miofasciais dolorosas e, portanto, não justificam os efeitos em questão.
	 
	O deslizamento superficial facilita a resposta circulatória muscular, gerando o efeito de sedação após a aplicação.
	 
	O amassamento, apesar de doloroso, estimula a liberação de aderências teciduais, traduzindo posterior conforto.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503159854)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O linfedema resulta da diminuição da capacidade de transporte de líquido pelo sistema linfático. Dentre as manifestações clínicas dessa debilidade, é correto afirmar que:
		
	
	O local ganha um aumento na sua força muscular.
	
	Há restrição do fluxo laminar local com diminuição do volume dos membros afetados.
	
	As articulações ganham mais mobilidade.
	
	Em função do edema, há uma facilitação da cicatrização da pele.
	 
	O local sofre com parestesias e aumento de seu volume natural.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503158265)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um grupo de fisioterapeutas foi convidado a realizar, com os funcionários de uma das agências de um grande banco no Rio de Janeiro, um trabalho de orientação e tratamento voltado para a prevenção de algias e tensões na região lombar. O tratamento inicial escolhido foi a massoterapia. Em relação à técnica de deslizamento superficial na massagem clássica, assinale abaixo a opção correta:
		
	
	São movimentos de bombeamento associado ao deslizamento, que se utiliza ao final do tratamento.
	 
	Consiste em movimentos deslizantes em grandes superfícies, leves, suaves e rítmicos. A pressão deve ser quase imperceptível e uniforme, deve se iniciar e finalizar a massoterapia pelo deslizamento superficial.
	
	Os deslizamentos superficiais são movimentos transversais com ritmo e velocidade uniformes para mobilizar o tecido superficial em relação ao profundo; liberam aderências.
	
	É o movimento exercido com pressão suficiente para causar efeitos mecânicos e reflexos. A pressão deve ser excessiva para criar um mecanismo reflexo de defesa.
	
	A pressão exercida é intermitente, deve-se evitar o pinçamento da pele e dos tecidos superficiais.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503159863)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As afirmativas a seguir apresentam técnicas de massagem. Assinale a opção correta. I A agitação pode ser usada como técnica estimulante sobre o tecido muscular, já que aumenta o reflexo de estiramento. II. Na aplicação da técnica de palmada, o terapeuta utiliza as mãos em concha, que golpeiam alternadamente a superfície da pele com as articulações do cotovelo e pulsos mantidos retos. III. No alisamento superficial, quando efetuado em linha com o eixo longitudinal do membro, não podem ser mudadas as direções do movimento. IV. Nas fricções transversais, a estrutura a ser tratada deve estar completamente estirada. V. A torcedura e o beliscamento têm como finalidade principal a mobilização de músculos.
		
	
	As opções I e IV são verdadeiras.
	 
	As opções I, IV e V são verdadeiras.
	
	As opções I, III e IV são verdadeiras.
	
	As opções I, II, IV e V são verdadeiras.
	
	Todas as opções são verdadeiras.
		
	
	
	 
	1a Questão (Ref.: 201503709802)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação aos efeitos do exercício de tração, marque a alternativa que não corresponde aos efeitos terapêuticos da tração vertebral.
		
	
	Estimula os mecanorreceptores sensorias bloqueando a transmissão da dor ao longo das vias neurais aferentes da dor.
	 
	Pode reduzir protrusões de material nuclear discal.
	 
	A tração prolongada não serve para imobilizar temporariamente um paciente.
	
	Eficaz para reduzir a dor lombar e promover o retorno dos pacientes as atividades diárias.
	
	Promove alongamento de tecidos moles, reduz a pressão nos discos e articulações facetárias.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503213733)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O objetivo da massagem consiste em dispersar as matérias gastas (metabólicos) formadas nos músculos e não expelidos pelo exercício. Ela faz com que a matéria gasta se disperse, removendo, assim, a fadiga. I. Pressão leve produz dilatação instantânea e temporária e a pressão profunda produz dilatação mais prolongada. II. Os efeitos primários da massagem consistem em produzir deformações mecânicas dos tecidos por meio de uma pressão e estiramento ritmicamente aplicados. III. As ações mecânicas, fisiológicas e psicológicas unidas desencadeiam a ação terapêutica da massagem. A justificativa desta ação fisiológica da massagem se relaciona com os itens:
		
	 
	I e III.
	
	II e III.
	 
	I, II e III.
	
	Nenhum item justifica.
	
	I e II.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503162407)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A mobilização passiva é prescrita quando desejamos facilitar situações analgésicas e ganhos de arco de movimento. Nesse contexto, as barreiras de movimento, fisiológicas ou não, precisam ser identificadas para uma melhor prescrição e resposta.Assim, analise as questões que se seguem e, depois, assinale a alternativa que confirma sua análise. I. A barreira fisiológica é aquela em que o paciente permite maior arco em mobilização passiva dolorosa. II. A barreira anatômica é aquele limite imposto pelos ligamentos e ossos ou condições restritivas articulares permanentes. III. A barreira elástica incorpora a mobilização passiva até a identificação de maior tensão, sem dor. IV. A barreira restritiva pode traduzir falhas articulares e/ou musculares, podendo se encontrar em qualquer ponto do arco de movimento.
		
	
	As alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	As alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	 
	As alternativas II, III e IV estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503162546)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A mobilização passiva é um procedimento da Fisioterapia, muito usado na Cinesioterapia. Quando bem empregada, traz benefícios quanto à função articular. Pode-se citar como contraindicações para seu uso:
		
	
	Fraturas, algia, bloqueio articular natural (anquilose e calcificações), bloqueio articular cirúrgico e diminuição do arco de movimento.
	 
	Fraturas, hiperalgia, bloqueio articular natural (anquilose e calcificações), bloqueio articular cirúrgico com fixações (artrodese).
	
	Fraturas, algia leve, edema, diminuição do arco de movimento e bloqueio articular natural (anquilose e calcificações).
	
	Fraturas, bloqueio articular natural (anquilose e calcificações), bloqueio articular cirúrgico e edemas pós-imobilização.
	
	Fraturas, algia leve, bloqueio articular natural (anquilose e calcificações), bloqueio articular cirúrgico e entorse.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503770739)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com a Técnica de Inibição de Pontos-Gatilho analise as questões abaixo, colocando V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações abaixo:
		
	 
	É contra indicado realizar em pacientes com osteoporose avançada e em feridas abertas.
	 
	Trigger Points são pontos de gatilho, quando pressionados apresentam sintomas referidos.
	 
	Sobrecarga musculoesquelética e estresse físico e/ou emocional, não são fatores desencadeantes para formação do ponto-gatilho.
	 
	Áreas com pontos de gatilho ativo, apresentam amplitude articular de movimento (ADM) diminuída, sensibilidade aumentada e dor referida.
	 
	A pressão utilizada não deve ser mantida e deve ultrapassar o limite de dor do paciente.

Outros materiais