Buscar

avaliando redacao instrumental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0130_SM_201608170489 V.1 
	Aluno(a): FELIPE DA SILVA SANTANA
	Matrícula: 201608170489
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 04/11/2017 17:26:59 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201609005309)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A estrutura da narrativa é uma __________________ relacionados entre si de forma coerente, em que há uma ordem ______________ e ______________.
		
	
	sequência de fatos / argumentativa / casual.
	
	relação de valores / casual / cronológica.
	
	apresentação de teses / narrativa / argumentativa.
	 
	sequência de fatos / temporal / casual.
	
	descrição / linear / acronológica.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201609057436)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com base neste parágrafo argumentativo, observa-se que nele predomina que tipo de argumento?
É importante destacar que o Autor estabeleceu relação contratual com a Ré, relação essa firmada em instrumento de contrato, conforme documento em anexo. Além disso, pagou, sem atraso, os aluguéis, fato esse comprovado pelos recibos. Ademais, segundo a cláusula segunda do contrato, o prazo de locação é de 36 meses, iniciando-se em 10 de janeiro de 2014, com término em 10 de janeiro de 2017, independentemente de aviso, notificação ou interpelação judicial ou mesmo extrajudicial. Portanto, não assiste razão à Ré para exigir a entrega do imóvel.
		
	
	O argumento de analogia, já que apresenta a defesa da tese.
	
	
O argumento de autoridade, já que destaca a existência de um documento contratual.
	
	O argumento do senso comum, uma vez que todos sabem que o instrumento de contrato deve ser respeitado.
	 
	O argumento pró-tese, uma vez que apresenta fatos que justificam aquilo que precisa ser provado.
	
	O argumento pró-tese, porque apresenta o direito da Ré.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201609077356)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Após a leitura do texto a seguir, assinale a alternativa condizente com a tese principal defendida pela autora.
Mulheres no cárcere e a terapia do aplauso
(por Bárbara Santos)
Elas estão no cárcere. O cárcere não está preparado para elas. Idealizado para o macho, o cárcere não leva em consideração as especificidades da fêmea. Faltam absorventes. Não existem creches. Excluem-se afetividades. Celas apertadas para mulheres que convivem com a superposição de TPMs, ansiedades, alegrias e depressões.
A distância da família e a falta de recursos fazem com que mulheres fiquem sem ver suas crianças. Crianças privadas do direito fundamental de estar com suas mães. Crianças que perdem o contato com as mães para não crescerem no cárcere.
Essas mulheres são vítimas do machismo, da necessidade econômica e do desejo de consumir. São flagradas nas portas dos presídios com drogas para os companheiros; são seduzidas por traficantes que se especializaram em abordar mulheres chefes de família com dificuldades econômicas; também são vaidosas e, apesar de pobres, querem consumir o que a televisão ordena que é bom.
Um tratamento ofensivo as afeta emocionalmente. A tristeza facilmente se transforma em fúria. Muitas escondem de suas crianças que estão presas. Sentem vergonha da condição de presas. Na maioria dos casos, estão convencidas de que são culpadas e que merecem o castigo recebido. Choram, gritam e se comovem. O cárcere é despreparado e pequeno demais para comportar a complexidade das mulheres.
Apesar do aumento do número de mulheres presas no Brasil, especialmente nas rotas do tráfico, o sistema penitenciário não se prepara nem para as receber, nem para as ressocializar. Faltam presídios Femininos, assim como capacitação específica para servidores penitenciários que trabalham com mulheres no cárcere. Falta estrutura que considere a maternidade e que garanta os direitos fundamentais das crianças.
Assim como na sociedade, no cárcere o espaço da mulher ainda é precário. O sistema é masculino na sua concepção e essência. Em cidades como Caicó, Rio Grande do Norte, não existe penitenciária feminina. As mulheres presas são alojadas numa área improvisada dentro da unidade masculina. Em Mossoró, no mesmo Estado, mulheres presas, ainda sem sentença, aguardam julgamento numa área minúscula dentro da cadeia pública masculina. A presença improvisada das mulheres cria problemas legais e acarreta insegurança para servidores penitenciários quanto à garantia da segurança geral e da integridade física das mulheres.
(Disponível em: http://www.carosamigos.terra.com.br.)
		
	
	As mulheres no início estranham o cárcere privado, mas depois se acostumam a ele.
	 
	O sistema carcerário é essencialmente masculino.
	
	Apesar de ruim, o sistema carcerário ajuda na socialização das mulheres, pois estas podem estar ao lado de seus filhos recém-nascidos.
	
	Todas as mulheres presas são vítimas do preconceito machista.
	
	Cadeia não é maternidade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201609017773)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre os tipos de argumentos utilizados na redação jurídica, identifique a opção incorreta:
		
	
	O argumento de autoridade é aquele constituído com base na legislação, na doutrina, na jurisprudência e/ou em pesquisas científicas comprovadas.
	
	O argumento de causa e efeito relaciona conceitos de causalidade e efeito com o objetivo de evidenciar as consequências imediatas de determinado ato (retirado das provas) praticado pelas partes.
	
	O argumento de oposição apóia-se no uso dos operadores argumentativos concessivos e adversativos, essa estratégia permite antecipar as possíveis manobras discursivas que formarão a argumentação da outra parte durante a busca de solução jurisdicional para o conflito, enfraquecendo, assim, os fundamentos mais fortes da parte oposta.
	 
	O argumento A Fortiori Apresentação de algo numa escala pequena para depois projetá-la numa escala maior. Trata-se, em geral, de um argumento não muito eficaz, visto que seu arcabouço lógico é contestável.
	
	O argumento pró-tese caracteriza-se por ser extraído dos fatos e deve ser o primeiro argumento a compor a fundamentação simples;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201609067902)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia a decisão abaixo e as afirmações feitas sobre ela a seguir.
            Estabeleceu-se, através do referido artigo 1.521, inciso IV do CC/16, presunção de responsabilidade dos estabelecimentos ali elencados por aquilo que ocorresse com os hóspedes ou pacientes no interior de suas dependências. Presunção essa que apenas poderia ser afastada por alguma das causas que excluem o nexo causal.  É fato incontroverso que o autor foi internado nas dependências da ré para realização de cirurgia, assumindo a instituição, a partir daquele momento, a guarda e vigilância deste e, conseqüentemente, responsabilizando-se por sua incolumidade física e mental.  Desta forma, comprovada a existência de queimaduras e que estas, por óbvio, não são conseqüências normais de cirurgia de hérnia, ficando evidenciada a falta de cuidado do estabelecimento hospitalar, resta a este comprovar fato excludente do nexo de causalidade como ocorrência de fato exclusivo da vítima, caso fortuito e força maior ou fato de terceiro.   Não obstante alegue que as lesões foram provocadas pelo médico particular do apelado, não tendo qualquer responsabilidade nos fatos ocorridos, a apelante não conseguiu ilidir a presunção de responsabilidade que milita contra si ou afastar o nexo de causalidade entre os fatos alegados e as conseqüências advindas ao apelado.  Assim, deve ser mantida a sentença, cabendo ao réu ressarcir os prejuízos decorrentes das lesões decorrentes da cirurgia realizada em suas dependências. (TJ/RJ. Terceira Câmara Cível. Apelação Cível nº 2008.001.31095)
 Agora leia as afirmações feitas a respeito do texto:
O fato contrário à tese adotada na decisão e mencionado no argumento de oposição está expresso no trecho "as lesões foram provocadas pelo médico particular do apelado"Identificamos  um silogismo  ao relacionarmos  ideias presentes nos parágrafos primeiro, quarto e quinto.
Trata-se de um texto narrativo cuja tese é apresentada na frase "Assim,  deve ser mantida a sentença, cabendo ao réu ressarcir os prejuízos decorrentes das lesões decorrentes da cirurgia realizada em suas dependências."
Está correto o que se afirma:
 
 
		
	
	 Em I e III
	
	 Apenas em II
	
	 Apenas em III
	
	Apenas em I
	 
	 Apenas em I e II

Outros materiais