Buscar

SIMULADO Nº 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

��
SGAS 903 Bloco D Lote 79
70390 030 Brasília DF 
T 55 61 3224 2905
F 55 61 3224 9673
�
www.udf.edu.br
SEP SUL EQ 704/904 Conj A
70390 045 Brasília DF 
T 55 61 3704 8888
F 55 61 3223 7195
��
Estágio supervisionado penal
SIMULADO Nº 05
Calixto de Sousa, brasileiro, solteiro, 19 anos, residente e domiciliado na QNM 20, conj. K, casa 5, Ceilândia-DF, foi denunciado pela prática dos crimes descritos no art. 157, § 2º, incisos I e II, do código penal c/c art. 244-B do ECA, vez que no dia 15/07/2017 foi detido em situação de flagrante delito por uma guarnição da polícia militar do Distrito Federal.
Narra a denúncia que os agentes João, José, Paulo e Matheus realizavam patrulhamento de rotina na região da asa sul, quando avistaram a senhora Maria da Paz gesticulando e gritando “Pega ladrão”. A vítima, Maria da Paz relatou aos policiais que tinha sido assaltada naquele instante por um rapaz, alto, magro, de pele clara, que aparentava ser menor de idade e um comparsa que não pode visualizar bem, vez que estava no interior do veículo de cor branca, já com o motor ligado no aguardo do suposto menor de idade. Pela narrativa da vítima esta caminhava com sua bolsa a tiracolo na altura do parque Nicolândia quando um veículo de cor branca parou ao seu lado e o rapaz que aparentava ser menor de idade lhe abordou por trás, pressionando suas costas com um objeto que a vítima afirma tratar-se de arma de fogo, oportunidade em que referido meliante lhe deu voz de comando para entregar a bolsa, pois caso contrário lhe “estouraria os miolos”, o que foi feito.
Diante dos relatos da vítima, os policiais a embarcaram na viatura e seguiram sentido setor comercial sul, conforme indicado pela vítima.
Após uns vinte minutos, os policiais avistaram um VW gol, cor branca, placa JJJ 1234, conduzido por Calixto de Sousa, em atitude suspeita, vez que o acusado ao avistá-los acelerou seu veículo abruptamente, oportunidade em que a viatura policial composta pela guarnição dos condutores saíram em perseguição e lograram êxito em abordá-lo nas proximidades do centro universitário do Distrito Federal-UDF.
Além do acusado, não havia nenhum passageiro no veículo e ao procederem às buscas no interior do veículo nenhum objeto foi encontrado. 
Ao ser questionado acerca do roubo em apuração, o acusado negou os fatos, afirmando que arrancou abruptamente com seu veículo por estar atrasado para um compromisso de trabalho, sem, contudo especificar que compromisso seria esse. Negou que estivesse acompanhado por alguém naquele dia, muito menos por menor de idade.
Ainda no local dos fatos, a vítima foi convidada a proceder ao reconhecimento pessoal do acusado, tendo esta se limitado a afirmar que embora não tenha condições de traçar as características físicas do elemento que permaneceu no veículo de cor branca durante a empreitada criminosa, o veículo apreendido se parecia muito com o que fora utilizado no crime.
Nesses termos foram os fatos relatados ao judiciário pela autoridade policial.
A denúncia foi oferecida no dia 14/08/2017 e recebida no dia 16/08/2017 nos autos de nº 151515/17, em trâmite na 1ª Vara Criminal da Circunscrição judiciária de Brasília-DF. Citado, o acusado apresentou resposta à acusação indicando as mesmas testemunhas arroladas pelo MP, sob cláusula de imprescindibilidade, sem, contudo, arguir questões preliminares.
Designada audiência de instrução e julgamento procedeu-se a oitiva da vítima, e agentes de polícia, condutores do referido flagrante que ratificaram todas as informações por eles prestadas em sede inquisitorial.
O MM juiz então procedeu aos registros em ata. O réu não foi interrogado embora estivesse presente com o devido registro de seu comparecimento em ata. Por tal motivo, a defesa fez constar em ata seus protestos. Na sequência o representante do Ministério Público procedeu às suas alegações orais, sustentando na íntegra a procedência da denúncia. À defesa foi concedido prazo para manifestação.
Na condição de advogado redija a peça processual pertinente ao caso, datando a peça no último dia de prazo pertinente ao caso. Considere como data de publicação o dia 04/09/2017 (segunda-feira).
Credenciado pela Portaria Ministerial nº 4.324, D.O.U. 23/12/2004

Outros materiais