Buscar

Orientação de segurança no trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Orientação de segurança no trabalho, em construção civil 
	Sabe-se que a construção civil é responsável por muitos acidentes no trabalho, devido à exposição dos funcionários a diversos fatores de risco. Desta forma, percebe-se a importância da implantação de medidas preventivas. Essa cartilha vai orientar a empresa para a implementação de requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações, para garantir segurança e conforto aos seus trabalhadores. 
	
	
		
	
	
	
		Recomendação para a
 Empresa
	Cartilha orientativa nas atividades segurança do trabalho em edificações.
	
	
		
	Os principais equipamentos individuais que devem ser utilizados pelos profissionais da construção civil são:
Capacete: proteção contra impacto no crânio;
Óculos: proteção para os olhos;
Protetor auricular: proteção para o ouvido;
Mascará para proteção contra pó da obra e químico: proteção para as vias respiratórias;
Trajar roupas como calça e camisa comprida;
Luvas de couro ou de plástico: proteção contra material corrosivo ou toxico e contra materiais que possam provocar cortes;
Botas ou botinas: proteção contra produtos químicos, materiais perfurantes e impactos;
Cinto de segurança: proteção contra queda;
O ministério do trabalho impõe na construção de obras, que os trabalhadores estejam utilizando os EPIs, pois a legislação exige a proteção contra eventuais acidentes físicos no ambiente de trabalho, a não utilização implica em multa e em caso de acidente indenização.
A implantação destes equipamentos básicos de proteção possibilita a execução da edificação de forma segura e sem acidentes, eliminando eventuais pagamentos de indenização por acidentes de trabalho, além de proteger vidas.
Personalize quase que imediatamente
Para experimentar outras aparências para este folheto, na guia Design da faixa de opções, confira as galerias de Temas, Cores e Fontes.
Tem fontes ou cores próprias da sua empresa? Sem problemas! As galerias oferecem a opção de adicionar suas próprias.
	
	
		Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC)
Os EPCs têm diversas formas e podem ser um dispositivo – como sensores de máquina e sirene de alarme de incêndio–, um sistema (ventilação do local de trabalho), um meio fixo (placas sinalizadoras) ou móvel (escada para acessos provisórios). Como estão distribuídos em toda a obra, estes equipamentos envolvem a segurança de todos os funcionários. Administrado ao lado do EPI (equipamento de proteção individual), estes equipamentos possibilitam que os trabalhadores voltem para casa sãos e salvos todos os dias.
A Norma Regulamentadora 18, disponível no site do Ministério do Trabalho e Previdência Social, mostra todos os cuidados que você, como gestor de projetos, deve tomar no ambiente de trabalho da construção civil com o objetivo de evitar acidentes. As Recomendações Técnicas de Procedimento (RTP) detalham as ações que devem ser praticadas pelas empresas em trabalhos envolvendo demolição, escavações e desmonte de rochas, carpintaria, instalações elétricas e andaimes.
Selecionamos abaixo algumas RTPs que você precisa conhecer. Confira:
●Medidas de proteção contra quedas:
Concentre-se no que você faz melhor
Você pode experimentar um resumo dos benefícios competitivos à esquerda e uma curta história de sucesso do cliente ou alguns desses depoimentos brilhantes no meio. Por exemplo:
"Sua empresa é a maior. Não consigo imaginar alguém vivendo sem vocês." – Cliente muito inteligente
O lado direito desta página é perfeito para fazer um resumo dos principais produtos ou serviços.
	
	A RTP sugere dispositivos protetores de plano vertical, sistema guarda-corpo e rodapé, sistema de barreira com rede, proteção de aberturas no piso por cercados, barreiras com cancelas ou similares, dispositivos protetores de plano horizontal, além de dispositivos de proteção para limitação de quedas.
●Andaimes: Suas superfícies de trabalho devem possuir travamento que não permita deslocamento ou desencaixe. Seu piso de trabalho deve ter forração completa, além de ser antiderrapante, nivelado e fixado de modo seguro e resistente.
	
	
	
	Instalações provisórias: áreas de vivência e de apoio 
O planejamento de um canteiro de obras pode ser definido como o planejamento do layout e da logística das suas instalações provisórias, instalações de segurança e sistema de movimentação e armazenamento de materiais. O planejamento do layout envolve a definição do arranjo físico de trabalhadores, materiais, equipamentos, áreas de trabalho e de estocagem. De acordo com a definição da NR-18, as áreas de vivência (refeitório, vestiário, área de lazer, alojamentos e banheiros) são áreas destinadas a suprir as necessidades básicas humanas de alimentação, higiene, descanso, lazer e convivência, devendo ficar fisicamente separadas das áreas laborais. Esta norma também exige, tendo em vista as condições de higiene e salubridade, que estas áreas não sejam localizadas em subsolos ou porões de edificações. Já as áreas de apoio (almoxarifado, escritório, guarita ou portaria e plantão de vendas) compreendem aquelas instalações que desempenham funções de apoio à produção, abrigando funcionário(s) durante a maior parte ou durante todo o período da jornada diária de trabalho, ao contrário do que ocorre nas áreas de vivência, as quais só são ocupadas em horários específicos.
	
	 
Você é a chave fundamental para abrir as portas da saúde e segurança na sua empresa.

Outros materiais