Buscar

TRABALHO CIÊNCIAS PCN, NATUREZA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Alexandra 
Daniele 
Josiele dos Santos Conceição 201502191458
Maria do Rosario 
Maria José Fernandes Ribeiro 201504747593
Rafaela 
Conteúdo e metodologia do ensino de Ciências
Cabo Frio
2017
Alexandra 
Daniele 
Josiele dos Santos Conceição 201502191458
Maria José Fernandes Ribeiro 201504747593
Rafaela 
Rosário 
Conteúdo e metodologia do ensino de Ciências e Educação Ambiental 
Trabalho apresentado a Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para a AV1 na disciplina CEL 0053 Conteúdo, Metodologia e Prática do Ensino de Ciências e Educação Ambiental.
Professora: Carla Tavares
 
1. Introdução 
O presente trabalho foi formulado a partir de um questionário elaborado na leitura do Livro “O QUE É NATUREZA” do autor de Marcos de Carvalho e no PCN Meio Ambiente e Saúde, volume 9. 
Em sua abordagem, o PCN Meio Ambiente e Saúde, volume 9, considerar os aspectos físicos e biológicos e, principalmente, os modo de interação do ser humano com a natureza, por meio de suas relações sociais, do trabalho, da ciência, da arte e da tecnologia. Trazendo uma proposta de que o ensino deve ser organizado de forma a proporcionar oportunidades para que os alunos possam utilizar o conhecimento sobre Meio Ambiente para compreender a sua realidade e atuar nela, por meio do exercício da participação em diferentes instâncias, ou seja, nas atividades dentro da própria escola e na comunidade. Sendo essencial resgatar os vínculos individuais e coletivos com o espaço em vivem, de forma que possa construir iniciativas, promover mobilização e desenvolver propostas para solucionar problemas. Diante da necessidade imposta pela realidade socioambiental. 
 Já no Livro “O que é natureza” o autor propõe um debate sobre como sociedades em suas diferentes culturas, espécies, formas, métodos. Como o homem vem lidando com a natureza ao longo da história. Partindo de concepções do senso comum e envolvendo conceito filosófico, políticos e econômico, o texto aponta que o ser humano é o único ser dotado de capacidade de reflexão metódica, com caráter de deliberação e de internacionalidade, onde o mesmo pode refletir, criar e recriar a sua própria história, porém a natureza também tem sua própria história. 
2.Desenvolvimento 
2.1 Livro ‘’ o que natureza?’’
1. Como o autor conceitua natureza?
2. A Visão antropocêntrica em que o ser humano é o centro de tudo é questionada pelo autor. Como ele vê a história dos homens? 
3. A Revolução Mecanicista teve seu auge com Rene Descartes. Segundo esse autor, quais os passos para se conhecer algo? Como ele via a natureza?
Descartes reafirmava que “toda ciências é conhecimento certo e verdadeiro|” consagrou a ideia de que um dos passos mais importantes para o conhecimento é a divisão do objetivo a ser conhecido em tantas partes quantas forem possíveis e, através do estudo e da observação detalhada de cada uma dessas partes, provar todas as hipóteses previamente formuladas. Descartes via a Natureza, o ideal de toda ciência seria o de formular uma descrição objetiva da natureza, segundo ele, possível de ser realizada, uma vez que a natureza “nada mais é do que uma máquina perfeita submetida a leis mecânicas exatas!”.
4. Pela Teoria da Evolução das Espécies, como Darwin definia natureza? Como se davam as relações sociais nessa época?
5. Com os estudos de Einstein surge uma visão do mundo: sistêmica. Como a natureza é visita aqui? E o conhecimento? E as relações sociais?
Na visão sistêmica a natureza passa a ser visita pelos resultados das inter-relações entre diversos fatores que por sua vez também resultam de outras inter-relações. Pois o que importa são as ‘inter-relações’ e não as partes que interagem. Uma vez que é o todo que determina o comportamento das partes. Prevalecendo a dependência e a interação.
 Porém o conhecimento, no mundo subatômico ou na ‘’ intimidade’’ da natureza não foi suficiente para promover o ‘descortinamento’. Ela apenas exigiu a revisão de muitos conceitos, assumindo uma característica de uma revolução permanente, onde uma ‘natureza’ vai se ‘evaporando’ e uma nova assumindo o seu lugar, emergindo e permitindo novas e maiores exigências. De forma a conduzir as relações sociais em que os homens possam ser sujeitos de si mesmos e tenham direito a desenvolver suas alteridades em meio a uma natureza interativa.
6. O que para o autor é essencial para cultivarmos o conceito de natureza que não exclua o ser humano? 
2.2.PCN Meio Ambiente e saúde: Volume 9.
1. O que o movimento de defesa ao meio ambiente propõe frente ao alto ritmo de ocupação, invasão e destruição da natureza?
2. Quais as formas possíveis para superar tais problemas segundo o autor?
A principal função do trabalho com o Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem a atuarem na realidade socioambiental de um e da sociedade, local e global. Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitude, com a formação de valores, com o ensino e aprendizagem de habilidades e procedimentos, e este é um grande desafio para educação. Comportamentos “ambientalmente corretos” serão aprendidos na práticas do dia- a dia na escola: gestos de solidariedade, hábitos de higiene pessoal, e dos diversos ambientes. 
3. O que a escola precisa conhecer para trabalhar a questão ambiental? 
4. O que é preciso para que o aluno compreenda a complexidade e amplitude das questões ambientais no seu dia a dia? 
5. Dos preconceitos apresentados pelo autor, qual foi o que mais chamou a atenção do grupo? Explique.
 Dos preconceitos ou distorções apresentados sobre as questões relativas ao meio ambiente, que mais nos chamou a atenção foi o falso dilema de que “É um luxo e um despropósito defender, por exemplo, a vida do mico-leão –dourado, enquanto milhares de crianças morrem de fome ou de diarreia na periferia das grandes cidades, no Norte ou no Nordeste. “
 Essa distorção não tem fundamento porque o problema da miséria e outras mazelas é de outra ordem, e sem dúvida merece um olhar diferenciado das ações governamentais. No entanto, a cada espécie que se extingue é uma perda econômica e vital para toda a sociedade presente e futura. Ou seja, uma determinada espécie em situação de ameaça, significa que outros seres vivos também estará em perigo.
6. O que é importante para garantir a qualidade de vida da comunidade escolar segundo o autor?
3.Conclusão 
8
4. Referência 
‘’ O que é natureza’’ de autoria de Marcos de Carvalho, Editora Brasiliense –São Paulo , Ano 1991.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – MEIO AMBIENTE SAÚDE , Brasília 1997. Disponível em : http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf Acesso em: 01 Abr 2017 .

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais